sexta-feira, fevereiro 26, 2016

UM PINTO DA COSTA BIPOLAR NUMA DÉCADA DE VÍTOR PEREIRA À FRENTE DA ARBITRAGEM


O FCP e o Pinto da Costa anda numa campanha já há algum tempo contra Vítor Pereira. Tudo serve para criticar, mas fazer ele próprio auto-crítica, está quieto.

Mas vamos lá ver quais foram os resultados nefastos de 10 anos de presidência de Vítor Pereira no Conselho de Arbitragem quer na Liga quer na FPF para o FC Porto:

- 6 vezes Campeão que podem ser 7, se ganharmos milagrosamente este ano, em 10 possíveis;
- 15 troféus nacionais, com mais dois ainda em aberto;
- 8 épocas em 10 em que ganhámos sempre um troféu, se ganharmos nem que seja a Taça serão 9 em 10.

Perante isto, que as presidências do Conselho de Arbitragem tenham Presidentes tão nefastos como este na próxima década.

Curioso notar que durante 7 épocas consecutivas, só numa o Vítor Pereira nos consegue "roubar" um campeonato.

Nas últimas 3 épocas, o Vítor Pereira começou a ser uma figura mais atacada do que nunca.
O Pinto da Costa no mesmo período experimentou 5 TREINADORES!!!
Não há dúvida que a culpa deve estar no Vítor Pereira, nos árbitros, nas nomeações. Só pode.  
 

Mas ainda há mais aspectos interessantes: a bipolaridade de Pinto da Costa.

Recentemente foi curioso ouvir o Pinto da Costa a elogiar Duarte Gomes (!!!) e servir de arma de arremesso contra mais uma vez o Conselho de Arbitragem.
Pinto da Costa: «Duarte Gomes abandonou para não ser o novo Marco Ferreira»
Vi hoje que o Duarte Gomes vai abandonar, vai ter o pretexto de uma lesão ou afazeres profissionais. É um individuo de grande formação, percebeu como as coisas funcionam e, para não ser amanhã um novo Marco Ferreira, vai abandonar. Não me admiro que outros façam o mesmo", comentou ao Porto Canal.


Relembremos o bipolar Pinto da Costa algum tempo atrás:


Em Dezembro 2011 merecia até páginas na "Dragões" por não ter visto 2 grandes penalidades:

Pinto da Costa deixa críticas a Duarte Gomes

A arbitragem de Duarte Gomes na jornada inaugural da 1.ª Liga, no Gil Vicente-FC Porto, mereceu a atenção de Pinto da Costa na “Página do Presidente” da “Dragões”.

O líder azul e branco subscreveu as palavras de Vítor Pereira que, no final do encontro, disse terem ficado duas grandes penalidades por assinalar a favor da sua equipa.

Em Abril do mesmo ano, achava a nota a Duarte Gomes um escândalo:
Pinto da Costa: Nota de Duarte Gomes é um "escândalo"
"É um escândalo que os 15 erros que apresentámos tenham resultado na segunda melhor nota [4 para um máximo de 5] de um campeonato já com 200 jogos"

Até era multado e tudo:
Pinto da Costa multado por críticas a Duarte Gomes

Mas havia mais Duarte Gomes, o tal que "não tinha mais condições para apitar":
Pinto da Costa sugere análise aos penáltis de Duarte Gomes na Luz

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, insurgiu-se, sábado, no final do jogo com o Marítimo contra o árbitro Duarte Gomes, de Lisboa, questionando o facto de este não ter assinalado uma grande penalidade sobre Belluschi.

Pinto da Costa recordou ainda os três castigos máximos assinalados pelo mesmo árbitro no jogo Benfica-Vitória de Guimarães e na "grande penalidade fantasma marcada sobre Otamendi no jogo do apagão da última época".

"Peço apenas que passem as imagens e sem comentários", sustentou Pinto da Costa, acrescentando que, se Duarte Gomes, "que estava em cima da jogada, não viu o lance que envolveu Belluschi, então não tem condições para arbitrar, porque vê mal".

Mas mais tarde volta a ter um momento bipolar, que fica para a história, se acrescentarmos o momento presente:
Pinto da Costa insiste nas críticas a Duarte Gomes mas diz que arbitragem está "bem"

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, questionou o facto de o árbitro Duarte Gomes ter desvalorizado o penálti que ficou por assinalar a favor dos “dragões” no jogo com o Marítimo, da 13.ª jornada da Liga de futebol.

“Foi mais um a dizer que foi penálti. Ele disse que viu o que toda a gente já tinha visto. Mas não lamentou ter errado. Disse que a vida seguia em frente como se nada se tivesse passado”,

O “juiz” lisboeta admitiu no Facebook que falhou ao não assinalar uma grande penalidade a favor do FC Porto, por empurrão a Belluschi, quando o resultado estava em 0-0.

Mas o sumo da bipolaridade está aqui:

Apesar das queixas, Pinto da Costa defende que a arbitragem portuguesa está “bem”: “Ainda hoje, nos 12 árbitros para o Europeu, foi escolhido um português, Pedro Proença. Notável, pois quase 40 países ficaram de fora. É sinal de que a arbitragem está bem e temos bons árbitros. Pedro Proença está ao nível de Vítor Pereira e António Garrido, grandes árbitros que tivemos noutros Mundiais e Europeus”.

Não quero dizer que pelo facto de haver uma má arbitragem de um árbitro, que por infelicidade tem tido más exibições, que a arbitragem esteja mal. O nível é bom”, reforçou.

Leram bem. A arbitragem portuguesa estava bem e tínhamos bons árbitros. Havia era infelicidade!!! O nível era bom.!!! Dizia Pinto da Costa. Exemplo disso mesmo, grandes árbitros como...Vítor Pereira.!!!!

Mas isto era no tempo em que se ganhava campeonatos. Em que os treinadores eram competentes e pese as arbitragens aqui e ali nefastas, ganhava-se na mesma. Com um bocadinho de sorte, o bipolar Pinto da Costa até descobre quem se tornou incompetente.

O Duarte Gomes "sem condições para arbitrar", que "não via penaltis a favor do FC Porto mas marcava na Luz", que tinha notas que eram "um escândalo", transformou-se à boca de Pinto da Costa 2016 "um individuo de grande formação, percebeu como as coisas funcionam, e por isso vaiabandonar", coisa que o próprio na hora do abandono contrariou/desmentiu estas conclusões.

Hoje aparece como um candidato muito bem colocado:


Há coincidências do diabo. Está a ser preparado em laboratório como o Pedro Proênça para a Liga.