sexta-feira, dezembro 11, 2015

TÃO DRAMÁTICOS!!! FOI TUDO NORMALÍSSIMO

- O "barata tonta" foi o mesmo "barata tonta" dos últimos 72 jogos.

- A qualidade do jogo do FC Porto foi a mesma que os 72 jogos anteriores, com excepção de uma mão cheia deles.

- A qualificação já tinha sido perdida  e bem no último jogo no Dragão, faltando só saber se o Dínamo de Kiev jogando à porta fechada se distraía. E comprovou-se que a esperança residia mesmo aí. Foi por um golito.

- O Chelsea também foi o mesmo desta época. Uma equipa medíocre, sem confiança, também ela aos papéis. Perdia de certeza absoluta este jogo na Liga inglesa.

Perante isto alguns adeptos do FC Porto ainda se espantam? Eu já disse tudo sobre o "barata tonta", já nem tenho mais palavras. Como disse várias vezes só estou a escrever para manter o blog vivo, pois torno-me repetitivo. Vejam os meus posts abaixo e os da época passada até fins de Outubro.

Ultrapassa-me o que alguns adeptos do FCP vêem no "barata tonta". Eu não consigo ver um único ponto positivo ou o que ele trouxe de novo ao FC Porto. Aliás, minto,consigo. Conseguiu um "freteiro" no jornal AS para atacar os clubes lisboetas. Ah, e também conseguiu que o FC Porto vendesse muitas camisolas com o Casillas. É caso para dizer, nem com o Casillas.Ou espera aí. Quantos pontos deu o Casilhas na Liga dos Campeões? Havia aí um jornal a fazer contas no do campeonato. Não os vi a fazer na Champions.

Também me parece como já disse aquando do jogo com o D.Kiev que isto até pode ser bom. "acho que na posição que o FC Porto se colocou ontem na Liga dos Campeões, se o departamento financeiro pode não achar piada nenhuma, já eu acho que uma descida à Liga Europa e as atenções viradas para o campeonato podem ser a salvação do Lopetegui, pois pode fazer mais nestas provas no que na feira de vaidades da Liga dos Campeões e ainda sair em ombros por uma certa franja que eu chamo de "parolos paroquiais".

 No campeonato, e acreditando numa vitória na quarta-feira, mesmo que por inércia, ainda são só 2 pontos de desvantagem para o primeiro e ainda não os defrontamos;

Na Taça de Portugal, o sorteio vai de vento em popa. Mais uma equipa secundária, enquanto os nossos directos adversários à conquista do troféu vão-se aniquilando: depois de Sporting/Benfica e eliminação deste último candidato, vamos ter Braga/Sporting. Ou seja, só um dos candidatos sobreviverá.

Na Taça da Liga, aspas aspas. Tivemos o melhor grupo de todos. Dentro da normalidade ainda recebemos no Dragão um dos outros candidatos à vitória, provavelmente o Sporting.


Resta acreditar que a inércia da potência de um Ferrari faça o milagre, pois pelo piloto estamos falados.

- Também não percebo agora as recepções hostis ao treinador, quando há um ano faziam esperas delirantes de provincianismo bacoco no mesmo local, por terem passado num grupo que tinha o At.Bilbau que andava pelo 15º lugar na Liga espanhola, o eterno campeão ucraniano Shakhtar a jogar fora do seu estádio pela guerra e que viria a perder o campeonato ao fim de 5 títulos consecutivos e o saco de pancada Bate Barisov que saiu da fase de grupos com um goal-average de 2-24; Seguiu-se mais uns oitavos tenrinhos com o Basileia, que coincidentemente não se apurou para a Liga dos Campeões deste ano caindo nos playoffs, sendo relegado para a Liga Europa, onde até o Belenenses lá foi ganhar; Até aqui, um percurso banal, assentado na sorte do sorteio e momento de forma dos adversários. Aparecendo o primeiro tubarão da prova e digno de uma Liga dos Campeões, Bayern de Munique, chega a ser cómico ao assistirmos à quantidade de lesionados da equipa de Guardiola. Mais uma vez os deuses da sorte estão connosco e se não era desta que aproveitaríamos não sei quando seria e num jogo competente ganhámos mas com danos. Entrou-se numa euforia patética. E na volta, o grupo de aleijados do Bayern chegou para impingir uma goleada histórica ao FC Porto, em mais uma táctica suicida do "barata tonta", mas que arranjou logo um culpado, como é habitual nele, o guarda-redes Fabiano que foi encostado. O carácter desta "barata tonta" é inacreditável. E repetiu este tipo de castigos já na presente época. Mas os adeptos estavam satisfeitos;

Seria também pela 30 jornadas (agora já podemos dizer que são 46) em que nunca liderou isolado a Liga, na maior parte do tempo a 6 pontos do líder;

Ou pela eliminação logo na 1ª eliminatória da Taça de Portugal em que entrou, sendo humilhado em pleno Dragão por 1-3 pela verborreia da equipa do Bruno de Carvalho;

Ou pela eliminação no Funchal da Taça da Liga pelo Marítimo;

Ou por não ter ganho uma única vez à equipa que ganhou o campeonato, perdendo em casa e conseguindo uma única oportunidade num jogo que precisava de ganhar;

Se estavam eufóricos e satisfeitos com tudo isto não se percebe esta hostilidade agora. Está tudo normalíssimo. Aliás, ainda melhor que há um ano: ainda só foi eliminado numa prova.


Além disso se ao Paulo Fonseca não deram nem 5 meses , isto tendo ele liderado o campeonato com 5 pontos da vantagem e conquistado uma Supertaça, deixando o clube em todas as provas(oitavos Europa, Meias da Taça de Portugal e Taça da Liga) antes de fazerem esperas ao autocarro, petardos e insultos constantes, o Lopetegui até se pode dar como privilegiado, pois tirando as picaretas no fim da época passada, só depois de um ano e meio lhe fazem "festas" fazendo mil vezes pior, com condições mil vezes melhores. É nisto que se vê o tal provincianismo paroquial.

Como disse há dias: " As exibições rascas também não são motivo para que a direcção do FC Porto demitisse alguém, pois se essa fosse uma prioridade e preocupação já o teriam feito no fim da época passada, época que não ganhou nada. Aliás, ganharam. Comissões e mais outras regalias dos milhões da Champions e transferências e os "fretes" e a bajulação da imprensa espanhola e até estrangeira pela contratação de jogadores "marketeiros". No fundo, quando Pinto da Costa, perante o que vê a equipa produzir diz que quer o treinador por muitos anos, é um pequeno insulto para quem gosta de ver bom futebol. Mas no fundo ele e os seus estão a olhar pela vidinha, que pode não ser coincidente com a que nós esperávamos."


Já aqui disse que acho que os treinadores devem cumprir épocas inteiras, mesmo achando que "qualquer treinador" faria melhor que a "barata tonta" com estes plantéis de luxo que lhe colocaram em mãos, pois não vejo nada, mas nada mesmo. Mas continuo a acreditar nos Brahimis, nos Coronas,etc. enquanto não se estragam de vez.

Mas também se dúvidas haviam como um treinador pode ser nefasto, basta ver o que o Imbula fazia o ano passado num campeonato tão bom ou melhor que o português. Cá nunca o vi com tarefas para fazer o que sabe fazer melhor. Não me digam que é culpa do jogador.




São pequenos/grandes crimes.



No fundo é isto:

Aloísio: «Os adeptos do FC Porto cobram, pois sabem que o clube tem condições de ir mais longe»