segunda-feira, dezembro 07, 2015

CICLISMO PARA QUÊ? JOGUEM MAS É À BOLA

- É impressionante que num jogo em que até podíamos ter goleado, chegámos ao fim do jogo e ficámos com a impressão que não vimos futebol algum, pois temos uma equipa completamente desorganizada tacticamente, com lacunas gravíssimas na construção, marcação, organização de jogo , um dos piores Portos que me lembro, até bem pior que o ano passado. Só vejo um culpado nisto: o treinador. Vive-se da inspiração individual de um dos nossos craques, do pontapé para frente e do aproveitamento do atrevimento do adversário. Do resto, não se vê nada. Lentidão, passes mal executados, tudo tão previsível. Não se nota trabalho na equipa. Quase uma nulidade.

- E dei por mim a imaginar o que faria o técnico contrário com a nossa equipa, quando com um Paços de Ferreira consegue instalar o pânico em pleno Dragão sempre que ia à frente. Era um "ai Jesus", com os nosso jogadores completamente perdidos. Inacreditável.

A crónica do OJogo assim o refere:

"Os adeptos portistas acabaram a roer as unhas : a excelente postura do Paços de Ferreira, que nunca abdicou de tentar o ponto, ficando até a jogar com três defesas"

"A equipa de Jorge Simão materializou a boa entrada num jogo onde saiu sempre com critério para o ataque e procurou explorar transição em velocidade."

" O Paços acabou em cima do FC Porto"

Diga-se que muito das nossas oportunidades, especialmente na segunda parte resultaram deste atrevimento do adversário e não resultado de futebol de qualidade que se visse.

Enquanto na Madeira, a eficácia foi quase total, desta vez roçou a vergonha. Por muito mérito que tenha o GR contrário, é inadmissível aquelas falhas de baliza aberta. Mas, mais uma vez digo, que raramente foram resultado de futebol que as sustentasse.

Daí que mesmo não concordando com os assobios iniciais em pleno jogo, a falta de qualidade que se vê em campo como equipa, e das luxuosas, com opções para dar e vender, para além daquelas que foram dispensadas, realmente coloca qualquer um com os nervos à flor da pele. É mau demais até quando se cria oportunidades para golear. Mas o adepto do FC Porto por norma não é burro e não vai nessa conversa de embalar e não come qualquer porcaria que lhe apresentam em campo, ainda para mais já tendo dado uma época e meia de estado de graça ao técnico.

Também é bom de referir que esta vitória teve a marca de um semi-"Tonel". Também temos direito. Era "Baixinho", mas fez estragos altíssimos. O árbitro, tirando as questões de perda de tempo aqui e ali, que poderia ter gerido melhor, não nos foi hostil, aliás até bem pelo contrário, pois na 1ª parte existiram umas 4/5 situações de faltas a favor do Paços de Ferreira que me pareceram que não foram assinaladas e não ficaria escandalizado que tivesse marcado falta na entrada do Herrera sobre o GR, mesmo achando que fez bem. Por acaso o comentador inglês no canal que vi o jogo considerou que não haveria penalty.

Tirando isso, acabámos o jogo a perder tempo como equipa pequena, mas pela primeira vez em 70 e tal jogos demos a volta a um resultado. No estado em que estamos deve merecer destaque, pois seria vergonhoso demais que um portista se gabasse de um feito destes noutros tempos.


- Para verem o estado de mediocridade do futebol nacional, basta ter assistido à vitória do líder do campeonato, "uma grande vaca leiteira que teve o Sporting", como dizia o presidente do Marítimo, quando o GR, Patrício foi o seu melhor jogador. Perante isto, e sem vergonha na cara,  o Bruno de Carvalho com o carácter que se conhece, num jogo no campo adversário, dedicou a vitória ao presidente do Marítimo. Classe. Estes provocadores, instigadores ao ódio, gente sem educação e carácter, uns autênticos terroristas verbais, um dia vão provar do mel e não vai ser bonito.


- E é neste clima com este tipo de gente que entra o ciclismo, que teve uma súbita reviravolta. O que estava garantido no Sporting passou para o FC Porto. E lá vieram os insultos, as provocações, sempre que os meninos sem carácter são ultrapassados. Vejam lá, que eles estão preocupados com as suspeitas de "doping" no ciclismo. Leram bem, doping/ciclismo, duas palavras que não se podem desassociar em qualquer equipa de ciclismo do mundo. Eles vão descobrir uma pura, que nunca terá suspeições. Uma anedota. Se é essa a preocupação do Bruno de Carvalho deveria era acabar com o Atletismo no Sporting, onde casos de doping surgem a toda a hora e momento e concorrem com os do ciclismo ou até ainda pior. A gente sabe o que lhe dói.

A frase do Bruno de Carvalho que faz capa num jornal desportivo é espantosa: "O FC Porto antecipou falta de pedalada para o futebol"

Delirante, isto vindo de um clube rasca, que joga rasca, que ganha à rasca, com ajudas rascas dos árbitros, dos ex-jogadores do clube, das pressões rascas, que é uma anedota no futebol internacional.

Veremos , pese o Lopetegui, que desculpas arranjará o Bruno de Carvalho quando o FC Porto ultrapassar o clube rasca sem ter que dar aos pedais. O por inércia que tantas vezes aqui refiro faz mesmo sentido aqui.

Dito isto, só para ver mais uma vez o carácter do Bruno de Carvalho e toda a tralha que o suporta é que valeu a pena esta história do ciclismo, porque de resto para que quer o FC Porto ciclismo? Em Agosto de 2014, já se falava nisso e eu escrevi aqui o que tinha apreciado via tv. Não sei para que serve. As equipas não tem estatuto para irem às grandes provas internacionais e por cá, resta uma prova por ano, a Volta a Portugal. Com este clima, já estou a ver as claques a empurrarem os atletas pelas subidas acima, garrafas contra ciclistas adversários, e a Volta a Portugal sem dinheiro para pagar ao policiamento. O FC Porto precisa disto para expandir a sua marca? Bem, acredito mesmo que não conhecendo os detalhes do acordo, que deve ser uma participação como Rainha de Inglaterra, mas sinceramente preferia que a equipa de futebol jogasse mais à bola, que tivesse "mais pedalada".


-  Dito isto e com toda a gente a jogar mal, o que poderemos esperar? Ganhar ao pior Chelsea de sempre, passou a ser uma banalidade para qualquer equipa. Pelos vistos não seria um feito de espantar.  Mas continuo a acreditar que talvez a ajuda venha dos ucranianos.

Depois temos uma jornada de campeonato que tem tudo para ser favorável à equipa rasca do Jorge Jesus, que recebe o Moreirense, e onde as viagens à Madeira vão ser realmente testadas, com o Nacional pois o outro era estreante, e o Benfica vai a Setúbal onde há uma equipa em forma. Que seja uma semana de boas pedaladas, pois o que se vê são aros e rodas tortas.