sexta-feira, novembro 27, 2015

O PAULO FONSECA NÃO SE SABE VENDER



Eu recomendo ao Paulo Fonseca sempre que der uma entrevista, apresente esta capa recente da Dragões quando falarem do sua passagem pelo FC Porto. É que o homem em parte não se sabe vender.

Recentemente deu uma entrevista ao jornal  ABola em que entre outras coisas disse que embora estivesse "preparadíssimo no plano táctico/técnico", noutras áreas não estava e que provavelmente o melhor teria sido um regresso num Braga antes de um FC Porto. Bem, ele melhor do que eu saberá do que fala, mas não acho que tenha sido esse o problema.

Mesmo não tendo sido dos seus maiores fãs e disse-o várias vezes aqui, aliás, em Agosto de 2014 expliquei o meu ponto de vista, com o artigo: O CAGÃOZITO ESPANHOL: É DEFEITO OU FEITIO? o problema é sempre do "parolismo paroquial" reinante e não exclusivo de cá, o Rui Vitória está a sentir o mesmo no Benfica, treinadores que tem uma forma de estar educada, afável e não trauliteira como a de Jesus tem grandes dificuldades em se impor e os adeptos fazem a vida negra à mais pequena dificuldade, criando um clima em que os treinadores são obrigados a ir embora, mesmo tendo um suposto apoio da direcção do clube, para terem sossego quer pessoal e familiar, pois ficam fartos de assobios, insultos, ameaças, esperas ao autocarro, invasões de local de treinos, etc. É conhecido no FC Porto de um treinador que quis ir embora pese só ter tido uma derrota e dois campeonatos ganhos.

Depois, as condições que lhes foram dadas não tem nada a ver com que as que colocaram à disposição dos seus sucessores. Como digo, bastava o Paulo Fonseca apresentar a capa da Dragões e a composição do plantel que Lopetegui teve nestes dois anos com a dele para fazer corar de vergonha quem se ainda atreve a chamá-lo de "medíocre". Basta ver, que todos os "reforços", "craques" que eram impostos por decreto em todos os editoriais, como o Quintero, Carlos Eduardo, etc e atirados à cara do Paulo Fonseca, foram dispensados, eles e todos os outros. Por isso, é preciso uma grande lata para falarem de Paulo Fonseca em tom jocoso.

E mais, como disse noutro artigo, o Paulo Fonseca para além de ter ganho um troféu (coisa nunca mais vista), numa daquelas exibições em que se dizia que o FC Porto ia ser um caso sério, não perdeu tudo, como o grande mestre actual, com Ferraris nas mãos. Relembremos. Deixou:

- O FC Porto com 9 pontos para o 1º no campeonato em Fevereiro, indo receber ainda o Benfica no Dragão, isto depois ter liderado o campeonato com 5 pontos de vantagem numa fase inicial e antes do ambiente impossível e de ausência total de apoio em pleno Dragão, ao ponto de se apoiar e bater palmas ao adversário. Ninguém resiste a isto;

- Oitavos-de-final da Liga Europa, acabando de fazer uma passagem com alma de Dragão na Alemanha;

- Meias-finais da Taça de Portugal, eliminando adversários como V.Guimarães na sua casa e a 5ª melhor equipa nacional , o Estoril;

- Meia-final da Taça da Liga, apurando-se num grupo onde eliminou o Sporting e Marítimo, curiosamente duas equipas que nos derrotaram para o campeonato.

Isto foi o que o Paulo Fonseca deixou no FC Porto. O seu sucessor, Luís Castro, "mudou o sistema" a pedido de várias famílias e perdeu tudo o que Paulo Fonseca deixou, pois a quantidade de erros individuais não forçados bateram os records nessa época e que muito contribuíram para o insucesso, tanto ou mais que os aspectos técnico/tácticos.

E não esquecer que os adversários, especialmente o Benfica de Jorge Jesus, tinha plantéis simplesmente poderosos, de altíssima qualidade, e nada a ver com que o Lopetegui apanhou.

Paulo Fonseca pegou num Paços de Ferreira, com orçamento para não descer e levou-o ao 3º lugar no campeonato e apuramento inédito e impensável a um playoff da Liga dos Campeões. Talvez o maior feito de uma equipa em Portugal;

Paulo Fonseca pega novamente no Paços de Ferreira, que tinha tido 3 treinadores na época anterior e salvando-se da descida in-extremis num playoff, vendo o orçamento baixar ainda mais, leva o Paços a mais uma época tranquilíssima, perdendo um lugar na Liga Europa na última jornada;

Paulo Fonseca pega no Sp.Braga que desfaz-me de uma equipa inteira, dos seus melhores jogadores e recebe outros tantos novos em folha para construção de uma nova equipa. Braga de Paulo Fonseca é 3º classificado no campeonato, mesmo que à condição, a um ponto do FC Porto(com quem empatou no Dragão e colocou a nu, o quão fácil é anular a banalidade táctica do adversário)  mas tem a melhor defesa do campeonato juntamente com a do FC Porto, este com um jogo a menos. Em termos ofensivos estão ela por ela. Braga de Paulo Fonseca apura-se brilhantemente para a fase seguinte da Liga Europa com 4 vitórias e uma derrota normal em Marselha. Dizem os adversários muitas vezes (e o próprio também) que são das equipas que melhor futebol pratica em Portugal.

Paulo Fonseca se tu com este curriculum, com provas mais que dadas, tens a humildade(que para mim no caso em apreço não faz sentido) de dizer que talvez tivesse sido melhor um Braga antes de um FC Porto, imagina tu, por onde teria de passar um certo individuo, que inspirando-me do que o José em tempos aqui escreveu, pegou numa equipa com plantel para subir e...desceu-a e que os únicos sucessos que têm foram nas selecções jovens, e para mais espanholas, com qualidade para dar e vender onde o mérito está mais no clube formador do que no seleccionador e onde faz meia-dúzia de jogos de 2 em 2 anos. Bem, este só daqui a 20 anos teria um curriculum como o teu e isto se alguma vez lá chegasse.

Curiosamente não lhe quiseram dar o mesmo plantel que te deram a ti.

No entanto, o dono da capa da revista acha o treinador extraordinário e diz que o quer por muitos anos, mesmo depois de uma época onde não ganhou absolutamente nada, aproveitando-se só de um grupo de faz de conta nas provas da UEFA, onde mesmo assim saiu com uma goleada histórica.

Paulo Fonseca, ou muito me engano ou ainda vamos ouvir falar muito de ti. Mas tens de mudar a forma "como te vendes". Não o sabes fazer. Estás a assumir culpas que não tiveste e o teu curriculum fala por ti, quer no antes quer no após.  Agora, quando falares na tua passagem pelo FC Porto, diz-lhes que não te deixaram ganhar, e apresenta a capa da Dragões. Não são precisas mais palavras.


- A xungaria de Alvalade teve ontem um sucesso na Liga Europa. O mestre da xungaria já veio dizer patéticamente: "vencemos e isso agora é problema". Ganharam sem querer, queres ver? Isto é tão ridículo e de clube de segunda categoria, rasca que até impressiona. Alguma vez, alguém se queixou que uma vitória passa a ser um problema? A gente sabe o problema desta gente. Como temiam mais um descalabro na Europa, imagem de marca do Catedrático e já por isso poucos clubes de topo na Europa estiveram interessados nessa espécie, querem fazer crer que se perdermos foi porque a prova não nos interessa, e se ganham ai que não queríamos, mas somos tão bons que até estraga os nossos planos. Mas ele não sabe que o russos pelos vistos também não querem a Liga Europa pois até foram de Metro para o jogo? Para a próxima metam o Octávio e o Bruno de Carvalho. Vão ver que ainda ganham o jogo por falta de comparência da arbitragem. Tem medo.

- Taça de Portugal. Mais uma vez bafejados pela sorte, aliás, imagem de marca da história lopeteguiana em todas as provas a eliminar. Às vezes nem assim.