domingo, julho 27, 2014

EXPECTATIVAS

Há expectativas exageradas num lado e no outro expectativas deprimentes. A questão é que o Benfica no jogo que vi ontem, mesmo perdendo de forma até pouco merecida, produziu futebol para ganhar 80% dos jogos nacionais, mesmo com as transferências, com ausências e rotação de todo o plantel.  As avaliações da "morte" do Benfica são completamente exageradas. Se perderem o Gaitan, sim, será outro grande rombo, mas se não saísse continuariam a ser para mim, os grandes favoritos. As avaliações que fazem agora são um bocado precipitadas e algumas delas não reflectiam o que se passou no jogo, como o contra o Ajax. Continuam a ser uma grande equipa.

Já o FC Porto foi quase uma nulidade absoluta durante os 90 minutos. Muitíssimo pouco futebol. É verdade que as alterações foram muitas, muitas experiências, mas isso todos fazem nesta altura da época e ontem o Benfica fez o mesmo e produziu melhor futebol . Há talento, mas ainda estamos longe de ter uma equipa. E é aí que reside a expectativa. Um conjunto de talentosos, ou nomes mais ou menos sonantes das sobras dos grandes espanhóis não fazem necessariamente um grande conjunto. Talvez em Inglaterra, já haja um esboço mais definitivo do 11 titular e do que são capazes de fazer como equipa. Hoje, valeu-nos o São Fabiano, por acaso estupidamente colocado como o ego fraco deste plantel, quando só ele, e alguma ineficácia francesa evitou que não levássemos uma goleada no jogo de apresentação com 40 e tal mil nas bancadas a ver.

Cuidadinho com as expectativas. Na Luz o ano passado, já em plena época competitiva queriam mandar embora o Vieira e o Jesus, enquanto por cá as vitórias sucediam-se e chegou-se a ter vários pontos de vantagem e todos falavam arrogantemente. Todos vimos como terminou. Foguetes só no fim da festa, para o perigo deles caírem na cabeça.