sexta-feira, novembro 29, 2013

COMPARAÇÃO 1ºTERÇO DO CAMPEONATO


Chegados à 10ª jornada, o primeiro terço das 30 jornadas do campeonato, uma comparação com a época passada...

- O FC Porto lidera o campeonato, tal como o ano passado, mas tem esta época menos 2 pontos que a época passada. O ano passado estávamos empatados no topo com o Benfica e os perseguidores estavam a 9 pontos de diferença, que era o Braga, e este ano temos 1 ponto sobre os perseguidores, Sporting e Benfica.

- Temos menos 6 golos marcados do que ano passado (20 contra 26) e e por isso somos o 2º melhor ataque atrás do Sporting que tem 24 golos, mas que fica atrás do nosso melhor ataque da época passada.

- Temos mais um golo sofrido do que no ano passado (7 contra 6) e temos a melhor defesa em igualdade com o Benfica. O ano passado também repartíamos a melhor defesa com o Benfica com 6 golos sofridos.

- O Benfica tem menos 3 pontos que o ano passado e é 3º em igualdade com o 2º. O ano passado tinha um goal-average de 25-6, e este ano de 17-7.

- O Sporting o ano passado tinha 11 pontos e era 8º, este ano tem 23 pontos e é 2º em igualdade com o 3º. O ano passado tinha um goal-average negativo de 9-11 e este ano um goal-average de 24-9.

- O Sporting e Gil Vicente pela positiva e o Paços de Ferreira e Braga pela negativa são os destaques mais salientes.




A equipa que mais evoluiu em termos pontuais em relação à época passada, foi o Sporting que tem mais 12 pontos que a época passada, seguida pelo Gil Vicente que melhorou 7 pontos. Estoril, Nacional, Académica, V.Guimarães, V.Setúbal também evoluíram em termos pontuais...

Pela negativa temos o Paços de Ferreira que tem menos 12 pontos, seguido pelo Braga com menos 5 pontos que a época passada por esta altura. O FC Porto aparece no grupo dos que pioraram com 2 pontos a menos. Onde pela negativa ainda fazem parte o Rio Ave, Benfica e Olhanense. 

O Marítimo é a única equipa que mantém o mesmo número de pontos que o ano passado.




Já em termos posicionais na tabela classificativa, o Gil Vicente aparece como a equipa que mais subiu na classificação, 7 posições, seguido do Sporting que subiu 6 posições em relação à época passada.  Nacional, Académica , Estoril e Marítimo subiram na classificação...

Mantém as mesmas posições da época passada, FC Porto, V.Guimarães e V.Setúbal.

Pela negativa, o Paços de Ferreira que é a equipa que perdeu mais posições em relação à época passada, 10 posições ( era 5º na época anterior)...seguido pelo Braga que perdeu 6 posições. 

O FC Porto mesmo perdendo 2 pontos em relação à época passada, mantém a liderança...

E como disse o ano passado, quando fiz esta mesma análise, só espero que a actual classificação se mantenha até à 30ª jornada. :-))