domingo, julho 28, 2013

PRESENTE ENVENENADO

Depois de um pequeno período de descanso, onde pouco futebol acompanhei, e no dia de apresentação do plantel 2013/2014 deparo-me com uma confiança sem limites de todos os agentes portistas: "Plantel muito mais forte esta época"; "Ninguém nos pára, este ano vamos muito longe na Liga dos Campeões" "temos o melhor plantel dos últimos anos"; "Se vier o Bernard ninguém nos segura", etc,etc, são algumas das opiniões que ouço e leio por aí.

Eu quero acreditar nisto tudo, também desejo isso , mas sou daqueles que gostam de fazer avaliações no fim, pois estamos fartos de exemplos cá e lá fora, do que parecia evidente tornou-se numa desagradável surpresa.

E para mim, isto funciona como um presente envenenado para o novo treinador, Paulo Fonseca. Primeiro, a seu favor, há uma franja de adeptos do FC Porto que não "engoliu" muito bem os títulos do anterior treinador, que desejam que o novo treinador tenha mais sucesso para se "vingarem". Esses vão ser apoiantes incondicionais. O resto dos adeptos, se correr bem, ganharmos o título, como todos desejámos, ficaremos satisfeitos,é certo, mas alguns dirão que não fez mais que a obrigação, pois afinal tinha um dos melhores plantéis dos últimos anos. Mas se correr mal, todos estes adjectivos para classificar o actual plantel vão-lhe cair em cima. Vão dizer que não teve unhas, é incompetente, treinar o Porto não é o mesmo que o Paços de Ferreira, e que só um treinador medíocre não ganharia com um plantel desta qualidade. É isto que temo. Eu prefiro surpresas quando ninguém espera, do que favoritismo exagerado.

Eu acho que é muito cedo para tirarmos qualquer tipo de conclusão. Veremos como a época evolui, a adaptação dos novos e velhos jogadores ao novo treinador e não esquecer que os adversários são fortes. O Benfica não é mesmo de épocas atrás quando quase que podíamos festejar no Natal, isto com percalços pelo meio sem consequências. Agora, não. Basta ver os últimos campeonatos. Para se ganhar não há margem para erros. Podemos ter a ilusão de uma época de sonho, mas temos aí a crua realidade para dissipar qualquer dúvida. E é essa que interessa. Só espero que o Paulo Fonseca não seja envenenado por ela.