terça-feira, junho 28, 2011

MIGUEL SOUSA TAVARES - É FÁCIL SER TREINADOR DO CHELSEA

Quando Mikhail Gorbachov dinamitou por dentro a URSS e o seu falido socialismo de Estado, o maior país do mundo entrou na chamada economia de mercado numa situação inédita: não havia empresários independentes e muito menos grupos económicos estabelecidos para herdarem o vastíssimo arquipélago das empresas públicas, até então geridas por quadros de confiança do Partido Comunista (com os resultados desastrosos que ditaram o fim do sistema). A nova Rússia queria privatizar rapidamente, para que a sua economia aprendesse a viver com práticas de gestão assentes nos resultados, na competitividade e na concorrência. Só que havia desde logo um problema a resolver: excluindo a entrega das empresas a grupos estrangeiros, para quem é que se podia privatizar, se não existiam empresários nem grupos económícos privados na própria Rússia e ninguém, obviamente dispunha do capital suficiente para acorrer às privatizaçoes? A solução encontrada ainda hoje é fonte de abusos de toda a ordem, corrupção, nepotismo, favorecimento político: privatizou-se a favor dos amigos do regime, deixando-os compras as empresas com o pêlo do próprio cão. Ou seja, alguns felizes escolhidos concorreram sem oposição às privatizaçoes, ficando de pagar mais tarde, com o lucro gerado pelas próprias empresas compradas. Assim se fizeram milionários da noite para o dia e nasceu a célebre classe dos oligarcas russos, que disputam com os sheiks árabes, os piratas asiáticos, os ditadores africanos e os amigos do Texas do ex-presidente Bush esse particular campeonato do exibicionismo novo rico. Os que ficaram com regime, sobretudo com Putin, contínuaram a prosperar;os que ousaram soltar voo por conta própria e desafiar o senhor todo poderoso da Rússia, foram expropriados, perseguidos até, como no tempo de Staline, enviados para a Sibéria – como sucedeu com o infeliz Kho-dorkovsky, outrora proprietário do grupo Yukos e um dos homens mais ricos da Rússia.

O nosso estimado Roman Abramovich, esse benfeitor da mãe Rússia e da humanidade, não cometeu tal fatal erro. Ele manteve-se fiel a Putin e os seus milh~es foram aumentando, os seus iates foram crescendo em tamanho, a sua cobica de ter tudo o que o dinheiro pode comprar foi crescendo, sem limites. Por cada Villas Boas que Abramovich compra, por cada estrela de futebol que rouba (pagando, é claro) aos outros, há muitos cidadãos na Rússia que estão a ser roubados. Mas essa é a regra do jogo: o dinheiro faz dinheiro, o dinheir manda e faz estragos.

Desde que chegou ao selectíssimo Chelsea Football Club, de Londres, outrora refúgio de uma elite aristocrata de adeptos da capital do império post-vitoriano, o novo rico Abramovích já gastou 570 milhões de euros a dizimar a concorrência para conseguir dois objectivos: o de ser campeão de Inglaterra (o que conseguiu duas vezes com José Mourinho), e o de ser campeão europeu (o que ainda não conseguiu, apesar de todo o dinheiro gasto). Mais de 90 milhões foram gastos em razias ao FC Porto, cujo exemplo de sucesso europeu com um vigésimo dos seus investimentos ele tanto deve invejar e tanto o deve intrigar. Porque, tal como aprendeu fazendo negócio na Rússia, competir e concorrer em pé de igualdade é uma perda de tempo. A concorrência existe para ser comprada ou dizimada, nada mais. Mais vala, como disse o Rui Moreira, pensar em comprar de uma vez só o próprio FC Porto, em lugar de andar a tentar captar-lhe o segredo, roubo a roubo, convencido que assim decifrará o enigma. Porque a estratégia de gestão desportiva (se assim lhe pudemos chamar) do oligarca do Chelsea é simples e nada tem de edificante: ele e os que trabalham para si não perdem tempo a formar jogadores nem a procurá-los, ainda por potenciar, noutras paragens; não perdem tempo a criar uma escola de jogo e escolher treinadores para ela; não perdem tempo à espera que os jogadores que contratam cresçam e evoluam; não perdem tempo a criar um espírito de vitoria e de conquista que sobreviva, para além dos jogadores que partem ou chegam. Não: ele limita-se a comprar o que já está feito, pelo trabalho ou mérito dos outros. Ele gosta do que vê ou do que lhe dizem que é bom, ele compra. É fácil gerir o Chelsea.

Pessoalmente, desejo que jamais o sr Abrahamovich e o Chelsea sejam campeões europeus, porque gosto de pensar que nem tudo o dinheiro consegue comprar. Por isso, renovo os meus votos de total infelicidade desportiva a André Villas Boas, na sua estadia aos comandos do brinquedo futebolístico do sr. Abramovich. Quanto a este, desejo-lhe que caia em desgraça junto de Vladimir Putin e que tenha uma carreira de sucesso a gerir um clube de futebol de um campo de detenção algures na Sibéria. Quem não acredita na justiça divina, às vezes a consola-se pensando que ainda pode existir justiça neste mundo...

Mas consta, intensamenie todos os dias, que a traição de André Villas Boas ao clube do seu coração não se ficará pela deserção a cinco dias do inicio da nova época. Um intenso blitz informativo, todo ele convergente no mesmo sentido, diz-nos também que, a conselho ou desejo de André, O sr Abramovich se prepara para nos roubar o Falcão e talvez também o Hulk, o Moutinho, o James e, quem sabe, o Álvaro Pereira. O Falcão, asseguram-nos, está apenas à espera que o grande empresário - atarefado como deve estar, sempre a ter de decidir se dorme no iate grande ou no iate gigante, no palácio da Côte d'Azur ou na mansão de Chelsea — encontre tempo para assinar a ordem de depósito de trinta milhões na conta do FC Porto. Quanto ao Hulk, que já custa bem mais, estarão apenas à espera que, num momento de inspiração alguém o convença e ele se sinta tentado por mais uma loucura. Quanto aos outros,é só uma questão de mais ou menos amendoins, que é como ele chama a cada milhão de euros.

Se tudo isto é verdade, e parece que sim, significa que o homem que, ainda há um mês atrás, eu e todos os portislas cumulávamos de agradecimentos e elogios, não só desertou à primeira oportunidade de ser coberto de ouro, como ainda se dedicará agora a desmantelar à distância e em beneficio proprio a equipa que comandava ainda há trinta dias. Note-se: a equipa que ele, apesar de tudo, apenas comandou — não descobriu, não formou, veio encontrar feita e pronta a vencer.

E assim, reunindo em Londres alguns dos melhores que lhe deram para comandar no FC Porto, Àndre Villas Boas,de uma só penada, trata de assegurar condições pata resolver dois problema: trazer para o serviço do seu novo patrão gente que ele sabe que o dinheiro ainda não estragou por completo (como esse vaidoso do Anelka,por exemplo); e tratar de enfraquecer decisivamente um dos potenciais rivais na próxima Champions (que vergonha que seria para ele ser afastado pelo FC Porto!). Como é fácil ser treinador do Chelseal.

Quando se díspõe de um ataque com o Anelka, o Drogba, o Fernando Torres, o Kalou, e ainda se acha indispensável o Falcao e o Hulk,é porque o terror de perder é bem maior do que o prazer de ganhar com mérito. Se o risco consiste em saber gastar os 170 milhões que se diz que Abramovich tem disponíveis para que Villas Boas defina a sua estratégia no Chelsea, não há Pateta nem Pato Donald que não consigam ser campeões europeus assim! Ou haverá? Será que Villas Boas não consegue dormir com medo do Real do Mourinho? OU será que as suas noites (pagas a 13.000 euros cada por Abramovích) são atormentadas por pesadelos do tiki-taka do Barcelona,de Guardíola? Ó deuses, aliviai-lhe um pouco o peso das arrecadas de ouro sobre a cons ciência, suavizai-lhe os medos que tamanha ambição fez despertar!
in pasquim lampião


Já tinha perdido o hábito, que nem me lembrei que hoje era dia de crónica do MST...foi preciso o Neves avisar-me...:-))  Além disso, o scanner só dava erros...que quase que tive de escrever à mão...já estou destreinado:-))


Acho uma crónica enjoativamente demagógica...quando falou nas privatizações pensei que estava a falar no Portugal actual... Diz ele: "solução encontrada ainda hoje é fonte de abusos de toda a ordem, corrupção, nepotismo, favorecimento político: privatizou-se a favor dos amigos do regime"....aqui não há nada disso que ele falou:-))) E depois...a culpa não é do russo, mas das putas que se vendem...:-))

Quando escreveu que o Rui Moreira disse que mais valia comprar o FC Porto de uma só vez ...a pena do RM é não ter tido proposta do russo senão também ía com o Villas-Boas...pois a gente já os conhece de gingeira...:-)

E até parece que os Reais Madrids, Barcelonas, etc  não fazem compras completamente loucas...dando milhões atrás de milhões...Quanto deu o Real pelo CR? Etc,etc...e o Barcelona quanto deu pelo Alves, pelo Ibramovich, etc,etc?  

Eu acho que a parte final da crónica é assim para o patético...mas enfim...o homem casou no sábado com uma fulana do CDS...20 anos mais nova...deve estar todo roto...:-))