sexta-feira, abril 29, 2011

RESULTADO ENGANADOR

Para André Villas-Boas, o FC Porto foi "excelente também na primeira parte", mesmo chegando ao intervalo em desvantagem, "apenas não foi feliz na finalização": O FC Porto bloqueou na mesma a construção do Villarreal; obviamente que quem arrisca com uma defesa subida, contra uma equipa de toque, tem de sofrer à profundidade, que foi o que aconteceu. Nilmar fugiu uma série de vezes, mas, foi um risco que corremos. Só uma defesa alta e subida nos permitiu uma série de recuperações no meio-campo adversário, e isso é algo a valorizar, porque o Villarreal é uma equipa de toque e, se se lhe concede essa construção, cria problemas de outra forma".

André Villas Boas comentando a 1ªparte no OJOGO



Sinceramente há explicações que não se compreendem. Eu sou dos que acreditei no André Villas Boas desde o início, mas não concordo com tudo o que faz e muito menos com o que diz.

Dizer que o FC Porto foi excelente na primeira parte é um atestado de estupidez a todos os que viram o jogo. E o resto da explicação então ainda é mais cómica.

Terminei ainda há pouco de assistir à 1ªParte e se já tinha ficado com essa sensação ontem, hoje voltei a confirmar: contei 5 oportunidades claras de golo do Villarreal, não lances perigosos, mas 5 lances claros de golo contra 1 do FC Porto, que foi o remate do Hulk ao poste. Ou seja, se o Villarreal tivesse sido eficaz ao intervalo poderia estar 1-5 sem favor.

A explicação que o Villas Boas dá não faz qualquer sentido, pois se diz que foi um risco que correu, mas riscar tanto porquê? Estávamos no início de uma eliminatória, estávamos empatados 0-0, ou seja, o risco que corremos foi não ter sido goleados logo na primeira parte e o Villarreal ter sentenciado a eliminatória. É melhor assumir que correu tudo mal, desde a estratégia até aos erros pouco habituais em alguns jogadores.

Mas felizmente na segunda parte, e depois de mais um susto, tudo mudou e tivemos a eficácia que faltou ao Villarreal na primeira.

Por isso, eu que estava pessimista para esta eliminatória, depois de ver o jogo só fico espantado com o resultado, que é bem enganador para aquilo que se passou no campo.

Foi bem mais difícil do que o resultado aparenta. E com uma vantagem de 4 golos, não acredito que possamos perder a eliminatória a não ser que tenhamos mais um equivoco do Villas Boas, e se no Dragão tiveram 5 oportunidades grandiosas nem contar com as outras ameaçadoras, então aí tudo seria possível. Mas acredito que as pessoas aprendem com os erros.

Digo isto porque vejo todo o mundo eufórico e não é para menos, com elogios atrás de elogios, quando este foi um dos jogos onde houveram bastantes erros graves, que felizmente sem consequências.

Dublin, segundo li aqui não nos quereria lá, mas vai ter que nos aturar. E o Benfica também está próximo. Pelo menos é o meu desejo.