domingo, dezembro 19, 2010

O APITO NOS PENÁLTIS

Que nenhum cataclismo entupa os apitos


Na introdução à 13ª jornada, apelei ao satânico (vade-retro, Satanás) na esperança de inexistência de situações susceptíveis de causarem perturbação, propiciadoras de discussão. Não tive muita sorte. No Dragão, como antecipado, a actuação de Elmano Santos deixou a desejar, mas teve o condão de elevar à condição de imprescindível aquilo que até aqui não passava de um instrumento acessório.

O apito
foi, é e sempre será algo importante para o desempenho de um árbitro, mas ao invés do que foi escrito e dito, não é preciso que um árbitro o use para dar início ou reinício de um jogo, no que se inclui uma grande penalidade, ou interromper a partida. A regra apenas diz que o árbitro deve fazer um sinal, em situação alguma menciona ter de "APITAR".

Esperemos, pois, que: em Setúbal, João Capela, que pela primeira vez na temporada dirige ambos os emblemas; na Capital do Móvel, Artur Soares Dias, que lá volta depois de ali ter dirigido o Sporting na abertura do campeonato; na Segunda Circular, Hugo Miguel, que controlou o empate do Rio Ave diante da Académica e a vitória do Benfica em Portimão; e em todos os restantes estádios onde se jogam partidas da 14ª jornada, não haja um cataclismo que entupa os apitos, pois receio bem, pelo que li e ouvi, não estarem os árbitros preparados para arbitrar sem aquele instrumento.

P.S.: Alguém sabe como se arbitra um jogo entre surdos-mudos?

Jorge Coroado in Ojogo


Fiquei a saber que afinal o árbitro não é obrigado a apitar numa grande penalidade, basta que faça sinal para só executarem após a sua ordem,como aliás se vê em alguns livres...mas aqui normalmente fazendo referência ao apito...Não sei se no penálti no Dragão fez essa sinalética...

De qualquer forma esperemos que hoje não haja penaltis quer a favor quer contra...porque executamos os nossos muito mal e os penáltis contra dão direito a folhetins sem fim pela corjita do costume...

Mas acho que não vão ter essa sorte...vamos ganhar claramente...então com a motivação que eles estão, nem o Barcelona escapava...:-))) Se correr mal, sempre podemos descarregar no presidente do Paços...e proibi-lo de entrar no Dragão, como o tipo do milhafre da Luz :-)))


------------
Câmara Corporativa