sexta-feira, dezembro 03, 2010

BIBA O AROUCA E A PALHAÇADA REGULAMENTAR :-)



Vinha na abolha da última terça-feira os critérios que Liga agora estabelece para definir a classificação dos clubes empatados em pontos nos campeonatos. Diz o seguinte:


Critérios de desempate:


Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:

«Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:

a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;

b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;

c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;

d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;

e) Maior número de vitórias em toda a competição;

f) Maior número de golos marcados em toda a competição»

A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação, aplicam-se apenas os critérios d) a f).

Ou seja, se até aqui não havia qualquer especificação sobre como ordenar os clubes ao fim de cada jornada - A BOLA, tal como a Liga, aplicava os critérios finais -, agora o confronto directo só será relevante no final.
in abolha


Espectacular, não? Imaginem que o FC Porto e Benfica chegam à última jornada empatados em pontos...por mera hipótese, o Benfica até chega com melhor diferença entre golos marcados e sofridos, mas no confronto directo com o FC Porto perdia(depois do 5-0, só uma hecatombe igual.Faz de conta que perdemos 2-0 na Luz na 2ªvolta).

Na classificação à 29ªJornada viria o Benfica em 1ºlugar e o FC Porto em 2º com o mesmo número de pontos, mas toda a gente já sabia que o FC Porto é que levava vantagem no confronto directo e ficaria à frente...:-))

Na 30ªJornada, o Benfica e FC Porto ganham normalmente os seus jogos...e aí já se inverte a classificação: FC Porto em 1º e Benfica em 2º com o mesmo número de pontos...Um grande ahahah...

O mesmo se passará, para uma equipa que esteja no limite de acesso às provas europeias, e pode passar semanas a fio no 6ºlugar quando se sabe que tem vantagem sobre o 5º e que na última jornada vai ser invertida a classificação...originalidades...Não sei se nos outros campeonatos europeus a classificação se baseia nestes critérios, mas acho uma estupidez...a partir do momento em que uma equipa joga em casa e depois fora e ganha vantagem no confronto directo deve estar sempre à frente na classificação...mas eles lá sabem...


Uma nota para o AROUCA...o clube que ficou celebre e teve direito a um grande mediatismo quando o treinador/apresentador Jorge Gabriel o orientou, depois de ter ganho o campeonato da 2ªDivisão, agora na primeira época na Liga de Honra(ou Orangina) lidera a classificação...Bravo!!!

Já o Belenenses continua em grande...quem lhes tira o CJ tira-lhes tudo :-))

------------
Câmara Corporativa