sábado, abril 24, 2010

JÚLIO MAGALHÃES - PACIÊNCIA ATÉ AO FIM

http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

in JN, edição em papel, 24 de Abril 2010






- F. C. Porto: Castigo presidencial levantado

Conselho de Justiça revoga suspensão de três meses aplicada a Pinto da Costa

O Conselho de Justiça retirou o castigo de três meses aplicado a Pinto da Costa pela Comissão Disciplinar. É a quarta vez que o órgão federativo revoga uma decisão da CD envolvendo o F. C. Porto, o que fragiliza ainda mais a posição de Ricardo Costa.

O acórdão do Conselho de Justiça, a que o JN teve acesso, é bastante cáustico em relação ao órgão de disciplina da Liga. Ao longo das 22 páginas são feitas considerações muito duras à entidade presidida por Ricardo Costa, podendo ler-se

"que a Comissão Disciplinar pretende é amordaçar o arguido"

ou ainda que o castigo de três meses, fundamentado em declarações do presidente Pinto da Costa, traduz-se

"numa grosseira violação dos mais elementares direitos constitucionais e de liberdade de expressão".

O caso remonta a Janeiro, quando a CD resolveu aplicar um castigo de três meses ao líder do F. C. Porto, entendendo que este não podia ter prestado declarações em três ocasiões, entre Setembro e Outubro de 2009, por estar a cumprir dois anos de suspensão no âmbito do "Apito Final". O líder portista comentou a nomeação do árbitro Duarte Gomes para o F. C. Porto-Sporting, falou do Braga, do jogo com o Olhanense e da paragem do campeonato.

O CJ, contudo, considera que o dirigente pode falar sobre futebol, pois

"a suspensão de exercício de funções não se confunde com uma condenação ao silêncio, muito menos ao total silêncio, em qualquer das outras vertentes que, como profissional e cidadão, constituem a vida do arguido",

pode ler-se no acórdão, que também dá conta de

"uma lei da rolha criada por via pretoriana".

No âmbito da suspensão de dois anos, o presidente apenas está limitado no campo desportivo: representação nas competições e relações com a Liga e a Federação.

Esta é a segunda batalha jurídica ganha por Pinto da Costa à CD, que já no ano passado o tinha castigado, precisamente por entender que não podia fazer declarações durante o período de suspensão. Mas em Abril de 2009, o CJ revogou a decisão do órgão da Liga e voltou a lembrar o caso neste último acórdão. "A CD persistiu numa interpretação maximalista do conteúdo da pena de suspensão (...) que viola os princípios básicos do Direito Processual e do Direito Penal", pode ler-se. Em Março, o CJ também levantou o castigo aplicado pela CD a Hulk e a Sapunaru, de quatro e seis meses, respectivamente, e no ano passado revogou a pena aplicada a Rui Cerqueira, director de comunicação do F. C. Porto, o que motivou uma petição, mas sem efeitos práticos, merecendo uma resposta de "litigância de má fé" da parte do órgão federativo.

in JN


Tão duros...e logo contra este pavão , o paladino da justiça desportiva desde que a cores não fossem encarnadas...

Numa primeira fase não fiquei convencido quando surgiram notícias que as razões da revogação seriam por ter falado em representação do clube e não da SAD...distinguir quando fala em nome do clube ou da SAD é para mim,quase impossível...mas os argumentos do CJ que hoje se conhecem dissipam todas as dúvidas. Tem direito a falar em quaisquer circunstâncias...estando apenas limitado, como diz acima, no campo meramente desportivo em representação nas competições e relações com a Liga e Federação. Claríssimo.

Mais uma que o Pavaozito vai chorar para o ombro do chefe, e os seus admiradores ficaram muito chocados por contrariarem o paladino da justiça desportiva à la carte.

Aliás, nota-se hoje nos títulos dos jornais desportivos: Por caso, tanto a Abolha como o Rascord fazem nem que seja um referênciazita num cantinho pequenino das suas capas? Pois sim... NADA...ZERO... A azia é muita...


- Os nossos emprestados em alta :-)))

Leandro Lima afastado pelo técnico do Cruzeiro

Prediger de saída do Boca Juniors, in JN



- Adeptos do Benfica também «reservaram» Rotunda da Boavista

Achei piada e a mim não me ofende...é uma pequena provocaçaozita tão habitual no futebol...fossem todas como esta...aliás, eu não vejo o desporto e especialmente o futebol como um lugar para descarregar frustações e ódios e muito menos entrar em confrontos físicos quando as opiniões/simpatia clubística dos outros são diferentes das minhas, pois acho isso típico de gente medíocre...deixo isso para quem não tem mais nada que fazer, aos jagunços e frustrados desta vida...e da mesma forma que gosto de ver o Dragões de Lisboa a festejarem as conquistas do F.C.Porto no centro da capital, fazendo-o ordeiramente, sem agressões verbais nem provocações desajustadas, achei piada à tarja, se bem que pelos vistos aguentou pouco tempo, por vandalismo :-)

Só que acho que a tarja foi colocada na cidade errada...devia ter sida em Braga e não no Porto, pois afinal de contas o F.C.Porto há mais de 10 jornadas que deixou de ser adversário dos lampiões...:-)

De qualquer forma, veremos se o Bicho Manso que poucos estragos faz na maioria dos jogos, mas que tem uma tendência para fazer sofrer os grandes, consegue mais uma vez uma gracinha...quase impossível, mas que tinha piada, tinha...

E veremos se é hoje que o segundo lugar fica definitivamente entregue...


- Dizem os jornais que hoje o F.C.Porto pode conquistar o NONO Título consecutivo em hóquei em patins...

A conquista de mais um título é uma coisa já tão certa e habitual, como certo e habitual é que vamos ser eliminados pelo Barcelona lá nas Final-Four ou Six da Liga dos Campeões...é certinho...Quase todos os anos a mesma coisa:-)

- Ataque à aliança da capital. Isto está giro...

- Associação de Futebol do Porto pode ficar só com três clubes. Ò tempo volta para trás...Viver acima das possibilidades...


------------
Câmara Corporativa