sábado, fevereiro 13, 2010

JÚLIO MAGALHÃES - O FUTEBOL PORTUGUÊS AGRADECE



in JN, edição em papel, 13 Fevereiro 2010

CLIQUE NA IMAGEM

Aí está o primeiro jogo fora(descontando o jogo contra o Nacional teve condições especiais) perante um dos mais fracas equipas da Liga, depois de iniciado um "novo ciclo" de muito mais qualidade, que coincidiu com a chegada de Ruben Micael. A este propósito diz Jesualdo Ferreira:

"Não gostaria de tirar nada aos seus méritos, mas não vão continuar a dizer que há um F.C.Porto antes do Micael e outro depois. Isso é uma estupidez e mal intencionada"

Aí está. Somos todos estúpidos e mal intencionados. Até aí só víamos futebol de uma classe estrondosa. Curiosamente, se é uma estupidez, não sei porque não deu ao Ruben Micael o "estágio" de vários meses que costuma dar aos novos para "adquirirem os processos". Coincidentemente, e até na última quarta-feira se notou, quando ele entra os medíocres até então, até já parecem bons jogadores. Mas evidentemente que nós é que somos os estúpidos e mal intencionados. Se assim é, tirem-no da equipa, pois pelos vistos, com outro qualquer nesta altura jogaríamos esplendorosamente. Mas para os doutores da bola reconhecerem isto, seria pedir muito.

Diz o Marinho Pinto: "O melhor será acabar com os tribunais" que se generalizar a ideia que as decisões judiciais podem ser desrespeitadas. Uma bela ideia. Assim, por exemplo, o Pinto da Costa teria sido queimado em praça pública pelos crimes que cometeu, num arraial organizado por exemplo,pelo Record, Abola, Correia da Manhã e não julgado pelos tribunais que o absolveram. Uma chatice. Seria um mundo muito melhor. Mas curiosamente os zezitos patarecos que antes criticavam esse tipo de julgamento popular,ultrapassando todas as regras judiciais e democráticas, são os mesmos que agora rejubilam. Mas um patareco será sempre um patareco, independentemente da cor clubística.

Uma afirmação impensável nos últimos anos, até o Deco já afirma que o "Benfica é o grande candidato ao título". E não o justifica com os tunéis,com as arbitragens nem o CD, mas porque tem jogado melhor e tem importantes jogadores na frente. Mas diz que o F.C.Porto volta a ter uma equipa consistente. Olha , aí está. Esperemos ainda ir a tempo. E por falar em consistência, veremos como nos saímos sem o Álvaro Pereira, um dos jogadores que estava em melhor forma.

Para finalizar, li por aí um discurso pacóvio, provinciano, sobre o facto da Taça da Liga ser no Algarve. Quando tanto se fala no crescimento do F.C.Porto, quando se diz que já há portistas um pouco por todo o país, inclusive no Algarve, vir com esse discurso é um contra senso, ainda para mais quando esse local já estava a ser falado desde Setembro ou coisa parecida, pois já tinha lido isso num site de um jornal algarvio. Pode-se discutir se três anos no mesmo local é exagerado, mas falta saber o interesse demonstrado por outras autarquias, mas curiosamente estas discussões só vêm a lume quando o F.C.Porto está envolvido. Parece que todas as finais que o F.C.Porto disputa só podem ser realizadas em Coimbra ou Leiria. Alguns dizem que só depois de se conhecerem os finalistas deveria ser marcado. Olhem, protestem com a UEFA, por marcar antecipadamente as finais europeias. Ridículo.