terça-feira, agosto 04, 2009

DOSSIÊ "DEIXEM-NOS GANHAR DENTRO DO CAMPO" 2008/2009 VOL.1





F.C.PORTO









A época 2009/2010 está a começar, mas mesmo a destempo, visto que já me tinha esquecido e porque me foi pedido por muitas famílias :-)) é bom lembrar as arbitragens 2008/2009.


Esta análise tem como único objectivo, enumerar os lances em que o F.C.Porto foi prejudicado em todas as competições nacionais, e baseia-se EXCLUSIVAMENTE da opinião dos ex-árbitros Jorge Coroado(JC), Rosa Santos(RS), Soares Dias(SD), entretanto falecido, e António Rola(AR) do Tribunal do OJOGO bem como da opinião do ex-árbitro José Leirós(JL) do JN.

Evidentemente era capaz de enumerar muitos outros lances,que os houve, mas para não entrar em mais subjectividade, para isso já chega estas opiniões dos ex-árbitros.

E não vale a pena virem com a história de que o F.C.Porto também foi beneficiado...não era esse o objectivo, mas quem quiser que faça um estudo isento como este e depois comparámos... o que está aqui é inatacável...não é a minha opinião pessoal , é o que os especialistas em arbitragem acharam dos lances.

Divirtam-se e reflictam :-)

* título do dossiê dedicado ao Kadaphi jagunço lampião.

ÉPOCA 2008/2009 - F.C.PORTO


SUPERTAÇA CÂNDIDO DE OLIVEIRA:FC PORTO 0-2 SPORTING (CARLOS XISTRA - CASTELO BRANCO)

- (0-0) 27' Perdoada expulsão do jogador do Sporting.Entrada de Caneira sobre Rodríguez justificava cartão vermelho. Diz JC: "O sportinguista chegou atrasado ao lance e "inteligentemente" alongou o movimento com a perna direita, atingindo Rodríguez na zona do baixo ventre. Não se entenda o gesto de Caneira como furtuito ou casual. Aquilo é intencional e deliberado. O vermelho, já que de conduta violenta se tratou, aplicava-se na perfeição." E RS:"É uma entrada com o pé alto, no baixo ventre de Rodríguez. É uma entrada violenta e o cartão amarelo seria um favor. Deveria ter visto o jogador do Sporting o cartão vermelho."

- (0-2) 59' Perdoada expulsão do jogador do Sporting.Entrada de Rochemback sobre Lucho era passível de acção disciplinar com cartão vermelho. Diz RS:" Rochemback dá uma cotovelada no adversário e o árbitro esteve mal. A brutalidade é passível de cartão vermelho."

- Resumindo: PERDOADAS DUAS EXPULSÕES DE JOGADORES DO SPORTING, UMA DELAS COM O RESULTADO AINDA EM 0-0.


1ªJORNADA:FC PORTO 2-0 BELENENSES (ARTUR SOARES DIAS - PORTO)

- (1-0) 38' Fora de jogo mal assinalado ao ataque do FC Porto. Fora-de-jogo de Sapunaru que ficava em condições de marcar mal assinalado. Diz JC:" Não havia qualquer irregularidade no desenvolvimento do ataque da equipa da casa, pelo que foi inoportuna a intervenção do árbitro-assistente que acompanhava o ataque do FC Porto." E RS:"Não. Tenho que salvaguardar que o assistente é que foi culpado e é a segunda em dois jogos consecutivos, depois do jogo do Sporting agora no FC Porto. Ou o assistente tem que ir à "Multiópticas" ou tem que passar por um curso de reciclagem." E AR:" Perante o observado, o jogador do FC Porto estava claramente atrás dos defesas belenenses e por isso é um erro de paralaxe do assistente, demonstrando muita falta de atenção relativamente ao lance."

- (1-0) 78' Perdoada expulsão do jogador do Belenenses. Matheus atinge o tornozelo de Lucho González e não vê sequer amarelo. Diz JC:" Matheus quis atacar a bola mas atingiu Lucho com a sola, falta que pode considerar-se violenta e punível com vermelho."

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO BELENENSES E FORA-DE-JOGO MAL ASSINALADO QUANDO JOGADOR DO FC PORTO SE ISOLAVA.


2ªJORNADA:BENFICA 1-1 FC PORTO (JORGE SOUSA - PORTO)


- (0-0) 6' Perdoada expulsão de um jogador do Benfica.Luisão devia ser expulso por agressão sobre Sapunaru. Diz JC:"Com o braço esquerdo, Luisão atingiu deliberdamente Sapunaru. O jogo estava interrompido para execução de um canto. Somente a acção disciplinar se impunha, que seria cartão vermelho. De referir ser o lance visível por acção das câmaras. Para além desta agressão, verificaram-se vezes de mais agarrões e empurrões aquando da execução de pontapés de canto. Os árbitros têm instruções para advertir de imediato." E RS:"Luisão dá uma chapada na cara de Sapunaru. Não ficam dúvidas de que o defesa-central do Benfica merecia ser expulso na sequência deste lance. O árbitro parou o jogo e, infelizmente, não terá visto a atitude do jogador do Benfica." E AR:"Sendo um lance de muito difícil julgamento para o árbitro, na verdade Luisão, sem que esteja a disputar a bola, com o cotovelo atinge a cara do adversário. Caso o árbitro tivesse visto o lance, teria de agir no aspecto disciplinar."

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO BENFICA.


3ªJORNADA:RIO AVE 0-0 FC PORTO (PEDRO PROÊNÇA - LISBOA)

- (0-0) 79' Penálti contra o Rio Ave não assinalado. Após o livre de Bruno Alves, Gaspar desvia a bola com o braço. Ficou por assinalar um penálti. Diz JC:" Na sequência do livre cobrado pelo Bruno Alves, a bola ressalta no poste e Gaspar, que vem na cobertura ao seu guarda-redes, alonga o braço direito, perturbando a trajectória da bola. Grande penalidade que devia ter sido assinalada, e não foi." E RS:"Há realmente um desvio de Gaspar com o braço que deveria ter sido punido com grande penalidade. Para além disto, o jogador do Rio Ave deveria ter visto o cartão amarelo. Aqui, o árbitro erra nas componentes técnica e disciplinar." E SD:"Pelas imagens televisivas, é possível verificar que a bola, depois de bater na poste, ressalta na direcção do Gaspar, que a desvia com o braço. Ficou por marcar uma grande penalidade contra o Rio Ave." E AR:" Após a bola embater no poste da baliza do Rio Ave e ressaltar para o terreno de jogo, Gaspar utiliza o braço direito ao tentar desviar a sua trajectória, pelo que ficou por sancionar uma grande penalidade contra o Rio Ave."

- (0-0) 81' Falta contra Rio Ave não marcada e consequente cartão amarelo mal amostrado a Hulk. Hulk não simula falta , é carregado por Gaspar. Diz RS:" Neste lance, não interessa se é dentro ou fora da área. O sr. árbitro erra ao transformar uma falta defensiva numa falta atacante. Inexplicável o cartão amarelo mostrado ao jogador do FC Porto." E SD:" Não há qualquer simulação de Hulk. O jogador do FC Porto é derrubado em falta por Gaspar. É por isso mal exibido o cartão amarelo a Hulk. Ficou por marcar uma falta à entrada da área."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O RIO AVE, COM O RESULTADO EM 0-0 E FALTA PERIGOSA NÃO MARCADA A FAVOR DO FCPORTO , BEM COMO CONSEQUENTE CARTÃO AMARELO A HULK MAL AMOSTRADO.


4ªJORNADA:FC PORTO 2-0 P.FERREIRA (HUGO MIGUEL - LISBOA)

- (2-0) 82' Perdoada expulsão de um jogador do P.Ferreira e respectiva falta perigosa por marcar.Filipe Anunciação comete falta. Impunha-se sanção disciplinar. Diz RS:"Filipe Anunciação protagoniza entrada violenta sobre o jogador do FC Porto, Raul Meireles, jogando só às pernas do adversário. O infractor deveria ter visto o cartão vermelho. Inexplicavelmente, o árbitro não agiu tecnica e disciplinarmente."

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO P.FERREIRA, FILIPE ANUNCIAÇÃO E RESPECTIVA FALTA NÃO ASSINALADA.


5ªJORNADA:SPORTING 1-2 FC PORTO (LUCÍLIO BAPTISTA - SETÚBAL)

- (1-2) 58' Perdoada expulsão de um jogador do Sporting. Derlei tem uma entrada violenta sobre Sapunaru. Diz RS:" Seria cartão vermelho a punir entrada violenta do Derlei, que entra com a sola à canela do adversário. E isso nada tem que ver com o desporto."E AR:" Derlei, de uma forma desproporcionada, exibe os pitons na perna do adversário de forma violenta, pelo que se justificava, para além da sanção técnica, a exibição do cartão vermelho ao jogador do Sporting."

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO SPORTING, DERLEI.


3ªELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL:SERTANENSE 0-4 FC PORTO (COSME MACHADO - BRAGA)

- Nada a assinalar.


6ªJORNADA:FC PORTO 2-3 LEIXÕES (PAULO BAPTISTA - PORTALEGRE)

- (2-2) 74' Fora-de-jogo mal assinalado ao ataque do FC Porto quando um seu jogador se isolava. Hulk não está em posição irregular no momento do passe de Lucho. Diz JC:"Hulk não se encontrava em fora-de-jogo no momento do passe. Equívoco do assistente José Braga semelhante ao do seu companheiro." E RS:"Não. No momento do passe, o avançado do FC Porto está em posição correcta. Má decisão do árbitro-assistente José Braga." E SD:"Não havia fora-de-jogo de Hulk. Mal o assistente ao dar uma indicação errada ao seu chefe de equipa, porque não havia motivos para que este agisse tecnicamente" E AR:" No momento do passe do seu colega, Hulk não estava em posição de fora-de-jogo. Errada a indicação do árbitro-assistente."

- Resumindo: FORA-DE-JOGO MAL ASSINALADO AO ATAQUE DO FC PORTO QUANDO HULK SE ISOLAVA COM O RESULTADO EM 2-2.


7ªJORNADA:NAVAL 1-0 FC PORTO (PEDRO HENRIQUES – LISBOA)

-36' Cartão amarelo por amostar a jogador do Naval. Daniel Cruz merecia cartão amarelo pela falta sobre Lisandro. Diz RS: "É uma falta que não deve ser punida com cartão amarelo. Mas, como este jogador tinha cometido várias faltas anteriormente, justificava-se a respectiva acção disciplinar."

- Resumindo: CARTÃO AMARELO POR AMOSTAR A JOGADOR DO NAVAL .


4ªELIMINATÓRIA DA TAÇA DE PORTUGAL:SPORTING 1-1 FC PORTO (4-5 GP) (BRUNO PAIXÃO - SETÚBAL)

- (0-0) 8' Perdoada expulsão de um jogador do Sporting. Liedson atinge Fucile com o cotovelo. Diz RS:" Só um cartão era possível, o vermelho, porque se tratou de uma agressão. " E SD:" Na disputa de bola, Liedson vai com o cotovelo e agride a face do jogador do FC Porto. Era lance para expulsão."

- (1-1) 67' Penálti contra o Sporting. Rui Patrício carrega, sem bola, Hulk pelas costas dentro da grande área. Diz JC:" Rui Patrício, sem razão objectiva ou aparente (devido à distância a que estava a bola) saltou sobre Hulk, derrubando-o. Grande penalidade que ficou por assinalar."E RS:" Rui Patrício sai extemporaneamente da baliza e cai ostensivamente em cima do jogador do FC Porto. O árbitro devia ter marcado penálti." E SD:" Rui Patrício choca com intenção, a bola não está ali e devia ter sido marcada uma grande penalidade. Ele não tem motivo nem necessidade de fazer aquilo, porque a bola está fora da zona dos intervenientes." E AR:" Rui Patrício, sem qualquer hipótese de jogar a bola, carregou o jogador do FC Porto de forma a que o árbitro punisse a mesma falta com grande penalidade contra o Sporting. Má apreciação do árbitro."

- (1-1) 68' Perdoada expulsão directa em vez de segundo amarelo de um jogador do Sporting. Devia ter sido cartão vermelho directo em vez do segundo cartão amarelo a Caneira. Diz JC:" A sanção era para vermelho, pois Caneira atingiu Hulk com o pé no ombro. Má intervenção do assistente Paulo Ramos."

- (1-1) 73' Perdoada expulsão de um jogador do Sporting. Liedson vê um cartão amarelo por falta cometida sobre Bruno Alves. Deveria ter visto cartão vermelho. Diz JC:" Liedson, de sola, sem que a bola lá se encontrasse, atingiu Bruno Alves cometendo conduta violenta, justificando cartão vermelho e não o amarelo exibido. Mau auxílio do assistente António Godinho."

- (1-1) 116' Penálti contra o Sporting. Rochemback comete falta, com o braço, sobre Rolando. Diz JC:" Rochemback, com o braço esquerdo atingiu o adversário na face, derrubando-o. A bola estava em jogo e a grande penalidade justificava-se, embora se compreenda que, pelo aglomerado de jogadores, o árbitro não tenha visto." E RS:" O árbitro marcou a falta ao contrário e acho que decidiu mal. Não sei se a bola estava em jogo, mas se estivesse era grande penalidade. Mas é mais fácil marcar contra quem ataca do que contra quem defende."

- Resumindo: SÓ: DOIS PENÁLTIS CONTRA O SPORTING NÃO MARCADOS, MAIS TRÊS EXPULSÕES DE JOGADORES DO SPORTING PERDOADAS.


8ªJORNADA:FC PORTO 2-0 V.GUIMARÃES (OLEGÁRIO BENQUERENÇA - LEIRIA)

- (0-0) 32' Fora-de-jogo mal assinalado ao ataque do FC Porto quando um jogador seu se isolava.Lisandro não está em fora-de-jogo quando solicitado por Sapunaru, após um canto. Diz JC:" Cardinal precipitou-se, pois, ao primeiro poste, há um jogador vimaranense a colocar em jogo o atacante portista." E RS:"Nova indicação errada do assistente (Cardinal), pois não há qualquer jogador do FC Porto em posição ilegal no lance." E SD:" Fora-de-jogo mal marcado, na verdade, mas é um lance muito rápido e, por isso, muito difícil de ajuizar por parte do árbitro-assistente." E AR:" No momento do passe, Lisandro está em posição legal. Mal o árbitro-assistente (Cardinal)."

- Resumindo: FORA-DE-JOGO MAL ASSINALADO AO ATAQUE DO FC PORTO QUANDO UM SEU JOGADOR SE ISOLAVA.


10ªJORNADA:FC PORTO 2-1 ACADÉMICA (ELMANO SANTOS - FUNCHAL)

- (0-0) 17' Penálti contra a Académica não assinalado. Orlando puxa Lisandro pelo braço. Ficou por assinalar uma grande penalidade. Diz JC:" Com a mão canhota, Orlando puxou Lisandro na ilharga esquerda, desequilibrando-o. O árbitro talvez não tenha visto por ter acontecido no ângulo cego, mas o assistente, apesar de longe, poderia tê-lo auxiliado." E AR:" Este é um lance de difícil julgamento para o árbitro. No entanto, observamos que o jogador da Académica puxou a camisola do adversário. Sendo assim, ficou por sancionar uma grande penalidade contra a Académica."

- (0-0) 22' Perdoada expulsão de um jogador da Académica.Diogo Gomes agride Hulk. O cartão, amarelo, deveria ser de outra cor. Diz JC:" A cor de cartão mais adequada para a falta cometida pelo academista era o vermelho e não o amarelo que foi exibido. Tratou-se de uma agressão e não de um empurrão." E RS:" Há uma cotovelada ou uma chapada com a mão aberta. Dá a sensação de ter sido intencional. Sendo assim, há agressão e por isso deveria ter sido mostrado vermelho ao jogador da Académica."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA A ACADÉMICA NÃO ASSINALADO E PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DA ACADÉMICA.


11ªJORNADA:V. SETÚBAL 0-3 FC PORTO (JORGE SOUSA - PORTO)

- Nada a assinalar.


OITAVOS-DE-FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL:CINFÃES 1-4 FC PORTO (JOÃO CAPELA - LISBOA)

- Nada a assinalar.


9ªJORNADA (JOGO EM ATRASO):E.AMADORA 2-4 FC PORTO (PAULO BAPTISTA - PORTALEGRE)

- (1-1) 40' Penálti contra o E.Amadora não assinalado. Há um desvio de Hugo Carreira, com a mão, passível de marcação de grande penalidade. Diz JC:" As imagens não são suficientemente esclarecedoras. O jogador do FC Porto cabeceia para a baliza, e a bola muda subitamente de direcção, pelo que é crível que algo sucedeu. E se aconteceu, não foi um acto correcto, nem uma flutuação repentina de ar, diferente do habitual." E SD:" O jogador do Estrela joga a bola com o braço. Justificava-se a marcação de uma grande penalidade, pois a infracção foi cometida dentro da área." E AR:" No terreno de jogo, é um lance muito difícil de avaliação para o árbitro. Após visionamento das imagens da televisão, tudo indica que o jogador do Estrela da Amadora desvia a trajectória da bola com a mão. Sendo assim, ficou por sancionar uma grande penalidade contra o Estrela."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O E.AMADORA COM O RESULTADO EMPATADO.


12ªJORNADA:FC PORTO 0-0 MARÍTIMO (DUARTE GOMES - LISBOA)

- (0-0) 76' Perdoada expulsão de um jogador do Marítimo.Por entrada sobre Mariano, Olberdam merecia amarelo, que seria o segundo. Diz JC:" A rasteira cometida pelo maritimista, porque ostensiva e deliberada, justificava cartão amarelo. Seria o segundo. Estamos em época natalícia..." E RS:" Era efectivamente o segundo amarelo que o jogador do Marítimo merecia. A falta é passível de o sancionar disciplinarmente pela segunda vez." E AR:" Efectivamente se o árbitro tivesse interpretado como faltosa a entrada do jogador do Marítimo, para além da falta técnica, deveria ter advertido o jogador do Marítimo, o que neste caso seria o segundo cartão amarelo."

- (0-0) 84' Perdoada expulsão de um jogador do Marítimo. Fernando Cardozo dá soco a Rolando na área do Marítimo. Diz JC:"Faltou a exibição do cartão vermelho. Não se compreende como é que com tantas tecnologias, quatro pares de olhos não viram a agressão." E RS:" Era cartão vermelho para o jogador do Marítimo porque, ostensivamente, deu uma chapada no jogador do FC Porto." E SD:" Fernando Cardozo, de facto, agride Rolando. Como o jogo está interrompido e estão ali muitos jogadores juntos, reconheço que é muito difícil para o árbitro ver nessas condições." E AR:" Aquando da marcação dos cantos, os nossos jogadores habituaram-nos a tudo menos ao fair-play. O maritimista deu uma bofetada no adversário. Se o árbitro tivesse visto deveria ser expulso."

- Resumindo: PERDOADAS DUAS EXPULSÕES DE JOGADORES DO MARÍTIMO.


13ªJORNADA:NACIONAL 2-4 FC PORTO (PEDRO PROÊNÇA - LISBOA)

- Nada a assinalar.


1ªJORNADA DA TAÇA DA LIGA:FC PORTO 2-1 V.SETÚBAL (ARTUR SOARES DIAS - PORTO)

- (2-1) 84' Penálti mal assinalado contra o FC Porto.É mal assinalada a grande penalidade por mão na bola de Guarín na grande área do FC Porto. Diz JC:"As imagens não permitem concluir se o árbitro teve razão. Guarín fez gesto técnico para dominar a bola com o peito e alongou os braços. Terá o assistente João Silva entendido que a bola foi jogada com o membro superior esquerdo, o que realmente não sucedeu." E RS:"Este é um lance difícil de analisar, atendendo a que o pontapé é muito rápido e as imagens não são as melhores. De qualquer maneira, atribuo nota negativa ao árbitro-assistente: fica a ideia de que interferiu mal no trabalho do seu chefe de equipa." E AR:"Terá com certeza o árbitro-assistente considerado que o jogador do FC Porto jogou a bola com o braço, mas, na verdade, tal não aconteceu. Sendo assim, esteve mal o assistente João Silva ao indicar ao árbitro principal que havia infracção."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O FC PORTO MAL ASSINALADO.


14ªJORNADA:FC PORTO 0-0 TROFENSE (LUÍS REFORÇO - SETÚBAL)

- (0-0) 87' Penálti contra o Trofense não assinalado.Valdomiro, central do Trofense, faz falta passível de grande penalidade sobre Lisandro. Diz JC:"Valdomiro, de forma temerária, procurou disputar a bola a Lisandro sem o conseguir. Ao invés, pisou-lhe o pé esquerdo, derrubando-o. Grande penalidade que ficou por assinalar. Um erro que provavelmente ficou a dever-se à vontade do árbitro em querer demonstrar imunidade à grandeza do Dragão, o que é manifestamente errado." E RS:"É uma clara grande penalidade que o árbitro de Setúbal não assinalou. O árbitro entendeu que não houve falta, mas a verdade é que Lisandro foi mesmo rasteirado no pé de apoio. Um erro grave do árbitro estreante em jogos a envolver os chamados grandes." E AR:"Sim. Valdomiro tentou jogar a bola, mas não o conseguiu. Como tal, rasteirou o jogador do FC Porto, cometendo assim falta passível para grande penalidade. Erro grave do árbitro ao não sancionar a respectiva falta."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O TROFENSE COM O RESULTADO EM 0-0.


2ªJORNADA DA TAÇA DA LIGA:NACIONAL 2-1 FC PORTO (LUCÍLIO BAPTISTA - SETÚBAL)

- Nada a assinalar porque ninguém os viu com o nevoeiro.:-)


3ªJORNADA DA TAÇA DA LIGA:FC PORTO 1-0 ACADÉMICA (CARLOS XISTRA - CASTELO BRANCO)

- Nada de importante a apontar a não ser umas faltas não marcadas e outras mal assinaladas.


15ªJORNADA:BRAGA 0-2 FC PORTO (PAULO COSTA - PORTO)

- (0-2) 41' Golo limpo anulado ao F.C.Porto.Tomás Costa não está em posição irregular. É mal anulado o golo ao FC Porto. Diz JC:" Quando a bola embateu no poste, ressalta para Hulk. Este passa para Tomás Costa, que neste exacto momento tinha mais do que dois adversários a colocá-lo em posição regular." E RS:" Não há qualquer fora-de-jogo. No momento do passe, Tomás Costa está em linha com o penúltimo defesa, que neste caso até era o guarda-redes Eduardo. Como tal, o assistente errou mais uma vez."

- Resumindo: GOLO LIMPO ANULADO AO FC PORTO.



2ªVOLTA




QUARTOS-DE-FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL:FC PORTO 1-0 LEIXÕES (JOÃO FERREIRA - SETÚBAL)

- (1-0) 22´ Cartão amarelo por amostrar a jogador do Setúbal. Hugo Morais faz falta sobre Fucile para amarelo. Diz JC:" A forma como o jogador cometeu a infracção, de modo intempestivo, justificava essa sanção." RS: "É uma entrada perigosa, como tal o árbitro deveria ter mostrado o cartão amarelo." AR:" Sim, o jogador do Leixões fez uma falta sobre o adversário a justificar intervenção disciplinar por parte do árbitro."

- (1-0) 86' Perdoada expulsão de um jogador do Leixões. Roberto Sousa comete falta sobre Rodríguez. Impunha-se o cartão amarelo, que seria o segundo. Diz JC:" Justificava-se que assim tivesse acontecido, no que seria a segunda mostragem do amarelo." RS:" A entrada de Roberto Sousa sobre Rodríguez era, no mínimo, para cartão amarelo, mas o árbitro nada mostrou." AR:" Sim. O jogador do Leixões entrou sobre Rodríguez de forma perigosa, pelo que se justificava a exibição do cartão amarelo.

- (1-0) 90'+2' Perdoada expulsão de um jogador do leixões.A entrada de Sandro sobre o guarda-redes Nuno merecia cartão vermelho. Diz RS:" Uma entrada violenta é passível de cartão vermelho, e o árbitro branqueou a situação com um cartão amarelo."

- Resumindo: PERDOADAS DUAS EXPULSÕES DE JOGADORES DO LEIXÕES MAIS CARTÃO AMARELO POR AMOSTAR A JOGADOR DO LEIXÕES.



16ªJORNADA :BELENENSES 1-3 FC PORTO (DUARTE GOMES - FC PORTO)

- (0-2) 35' Golo do Belenenses irregular.Há interferência de Marcelo após o remate de Saulo, no lance que dita o golo do Belenenses. Diz RS:" No momento do remate - não fui que inventei esta nova lei - o Marcelo tem uma perna em posição irregular. E como qualquer posição do corpo conta, então o avançado do Belenenses está em posição irregular, pelo que o árbitro não devia ter sancionado o golo e marcado o respectivo fora-de-jogo."

- (1-2) 39' Cartão amarelo a jogador do F.C.Porto mal amostrado. Foi mal mostrado o cartão amarelo a Fucile. Diz JC:" Não se justifica nem tinha cabimento. De facto jogou a bola com a mão, não o fazendo, contudo, de forma deliberada nem cortando qualquer jogada prometedora." RS:" Decisão errada. É mais uma pecha em que os senhores representantes da arbitragem que deram força a mais aos árbitros assistentes que induzem os seus chefes em erro nestas situações." AR:" Não. Primeiro, na minha opinião, a bola foi chutada contra o braço de Fucile; segundo, dado que o árbitro entendeu como faltosa a acção, não se justificava a exibição do cartão amarelo."

- Resumindo: GOLO DO BELENENSES IRREGULAR E CARTÃO RÍDICULO MAL AMOSTRADO A UM JOGADOR DO F.C.PORTO.




17ªJORNADA :FC PORTO 1-1 BENFICA (PEDRO PROÊNÇA - LISBOA)

- (0-0) 18' Pénalti contra o Benfica não assinalado. Há grande penalidade no contacto entre Reyes e Lucho na grande área do Benfica. Diz JC:" Reyes pisou e prendeu o pé direito de Lucho, fazendo penálti. O médio portista não foi artista, procurando jogar a bola e não ficar no solo como outro faria. Nas grandes penalidades não há lei da vantagem." RS:" Aqui sim. O árbitro deveria ter marcado penálti, atendendo a que houve contacto. É verdade que o jogador do FC Porto não caiu, mas nas grandes penalidades não se dá lei da vantagem. Erro grave."

- (0-0) 26' Perdoada expulsão de um jogador do Benfica. Sidnei faz falta sobre Lucho merecedora de cartão vermelho directo. Diz JC:" De perna bem esticada,Sidnei atingiu com a sola da bota o adversário em manifesta conduta violenta. Impunha-se a exibição do cartão vermelho ao médio do Benfica."

- (1-1) 90'+1 Falta contra o Benfica transformada numa contra o F.C.Porto e Cartão amarelo perdoado a um jogador do Benfica. Na disputa de bola entre David Luiz e Fucile. O árbitro decide mal ao considerar falta do portista? Diz JC:" Decidiu mal. David Luiz intimidou-se e apresentou-se de pé direito na frente e com o braço atingiu o adversário no canal das migas. A falta seria contra o Benfica e não como foi marcada pelo árbitro." RS:" O árbitro deveria ter marcado falta contra o Benfica.David Luiz é que entrou com o pé por cima de Fucile. Uma acção que justificava claramente a exibição do cartão amarelo ao defesa do Benfica." AR:" Não. Quem cometeu a falta e, de forma perigosa, foi David Luiz, pelo que devia o árbitro sancionar falta contra o Benfica e exibir cartão amarelo ao jogador infractor."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O BENFICA NÃO ASSINALADO E PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO BENFICA, MAIS FALTA CONTRA O BENFICA TRANSFORMADA CONTRA O F.C.PORTO E RESPECTIVO CARTÃO AMARELO PERDOADO.



MEIAS-FINAIS DA TAÇA DA LIGA:SPORTING 4-1 FC PORTO (CARLOS XISTRA - CASTELO BRANCO)

- (0-1) 35' Penálti contra o F.C.Porto mal assinalado. Pedro Emanuel não comete falta sobre Polga passível da marcação da grande penalidade. Diz JC:" Há contacto fortuito na disputa da bola, próprio do futebol, que Polga dourou conquistando aquilo a que não tinha direito. Alguns outros contactos semelhantes sucederam a meio-campo e não tiveram o mesmo juízo."

- (1-1) 47' Penálti contra o F.C.Porto mal assinalado.Esteve mal o árbitro ao marcar penálti por falta de Sapunaru sobre Postiga. Diz RS:" Não há grande penalidade. Há um toque do Sapunaru na bola e aproveitamento do Postiga, que cai. O árbitro foi ludibriado, e não houve penálti."

- Resumindo: DOIS PENÁLTIS CONTRA O F.C.PORTO QUE NÃO EXISTIRAM QUANDO O F.C.PORTO LIDERAVA O MARCADOR.



18ªJORNADA :FC PORTO 3-1 RIO AVE (ELMANO SANTOS - MADEIRA)

- (1-0) 40' Golo limpo invalidado ao F.C.Porto.Paiva defende o remate de Mariano para lá da linha de golo. Diz JC: "Sem dúvida. É inquestionável que a bola já tinha ultrapassado a linha de baliza, por baixo da barra e entre os postes, quando o Paiva a retirou de lá. Principais responsabilidades do assistente José Oliveira." RS:" No momento em que a bola é jogada pelo guarda-redes do Rio Ave, já tinha ultrapassado completamente a linha de golo. Falta de atenção do árbitro-assistente." AR:" Paiva defendeu a bola para além da linha de baliza, pelo que houve da parte do árbitro-assistente pouca atenção, ao não dar indicação de um golo legal do FC Porto."

- Resumindo: GOLO LIMPO A FAVOR DO F.C.PORTO NÃO VALIDADO..



19ªJORNADA:PAÇOS DE FERREIRA 0-2 FC PORTO (JORGE SOUSA - PORTO)

- (0-2) 81' Perdoada expulsão de um jogador do Paços de Ferreira. O cartão amarelo, mostrado a Dedé, deveria ser de outra cor por entrada sobre Fernando. Diz JC:" O jogador do Paços de Ferreira foi imprudente e intempestivo, projectando-se de alguma distância, atingindo o adversário com a sola da bota. Deveria ter ido tomar banho mais cedo."

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO P.FERREIRA.



20ªJORNADA:FC PORTO 0-0 SPORTING (JOÃO FERREIRA - SETÚBAL)

- (0-0) 17' Penálti contra o Sporting não assinalado. Rodríguez é puxado por Pedro Silva na área, justificando-se castigo máximo (penálti). Diz JC:" É evidente que ficou por assinalar uma grande penalidade. Com o braço direito, o jogador do Sporting agarrou e puxou o adversário, causando-lhe a queda. Lance deveria ter sido punido com castigo máximo." RS:" Ficou por assinalar uma grande penalidade. Além de ter sido puxado, o jogador do FC Porto é rasteirado por Pedro Silva. Uma distracção grave do árbitro João Ferreira."

- (0-0) 90'+1' Falta na área do Sporting mal assinalada.Na conversão de um canto, não há falta ofensiva de algum jogador do FC Porto. Diz JC:" Não houve qualquer infracção. Não se compreendeu qual o motivo para a interrupção." RS:" Não houve qualquer falta por parte de algum jogador do FC Porto na área do Sporting quando decorria a marcação de um canto. Não se compreendeu a marcação da falta." AR:" Após a marcação de um canto, alguns jogadores do FC Porto tentam alcançar a bola, mas não se vislumbrou qualquer falta, pelo que não terá tomado a melhor decisão o árbitro da partida."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O SPORTING NÃO ASSINALADO.




21ªJORNADA:LEIXÕES 1-4 FC PORTO (RUI COSTA - PORTO)

- (0-1) 36' Perdoado cartão amarelo a jogador do Leixões. Roberto Sousa justificava sanção disciplinar por carga sobre Hulk. Diz RS:" A entrada de Roberto Sousa era passível de ser punida com o cartão amarelo."

- Resumindo: PERDOADO CARTÃO AMARELO A JOGADOR DO LEIXÕES.




22ªJORNADA:FC PORTO 2-0 NAVAL (COSME MACHADO - BRAGA)

- (0-0) 9' Penálti contra o Naval não assinalado. Peiser faz falta passível de grande penalidade numa entrada sobre Lisandro. Diz JC:" Peiser foi descuidado na forma como saiu aos pés de Lisandro, fazendo falta para penálti. Caso o portista não sofresse infracção, ficaria com clara oportunidade para obter golo, pelo que Peiser deveria ter visto o vermelho." RS:" Sim, senhor. O guarda-redes da Naval impediu Lisandro de continuar o lance derrubando-o ostensivamente. O árbitro deveria ter assinalado penálti e mostrado o vermelho a Peiser." AR:" Sim. O guarda-redes da Naval, sem qualquer hipótese de jogar a bola, derrubou Lisandro, ficando assim por sancionar uma grande penalidade contraa equipa da Figueira da Foz.

- (0-0) 28' Penálti contra o Naval não assinalado e ainda por cima jogador do F.C.Porto leva amarelo.. Paulão mete a mão no ombro de Lisandro (viu amarelo por simulação). É penálti. Diz JC:" Paulão cometeu falta para grande penalidade, Lisandro não simulou. O cartão amarelo não se justificava, e a marca dos 11 metros foi esquecida." RS:" Erro grave. Não se deve prejudicar um jogador com acção disciplinar quando o atleta tem razão. O árbitro revelou falta de coragem ao não marcar penálti." AR:" Interpretação errada do árbitro. Lisandro foi agarrado pelo ombro direito. Em vez de o ter advertido, o árbitro deveria ter sancionado penálti."

- (2-0) 90'+2 Penálti contra o Naval não assinalado. A falta de Dudu sobre Cissokho é cometida dentro da grande área da Naval. Diz JC:" Começou fora, mas acabou dentro. Deveria ter sido assinalada grande penalidade. Esteve mal o árbitro não cumprindo com a regra." RS:" O árbitro atrofiou as leis e mostrou falta de categoria. As novas regras indicam que há penálti nestes casos em que a falta é iniciada fora e termina na área." AR:" Tendo em consideração a alteração desta lei, devia o árbitro sancionar penálti contra a Naval. A falta começou fora, mas tem efeito dentro da área."

- Resumindo: SÓ TRÊS PENÁLTIS A FAVOR DO F.C.PORTO NÃO ASSINALADOS.



1ªMÃO DAS MEIAS-FINAIS DA TAÇA DE PORTUGAL:FC PORTO 2-0 E. AMADORA (PAULO BAPTISTA - PORTALEGRE)

- (0-0) 8' Golo mal anulado ao F.C.Porto. É mal anulado o golo ao FC Porto por fora-de-jogo de Lisandro. Diz JC:" Na extrema-direita da defesa visitante, um jogador do Estrela está na mesma linha do atacante portista. Equívoco do assistente José Braga." RS:" Mau julgamento do árbitro assistente que acompanha o ataque do FC Porto. Há um jogador do Estrela mais adiantado do que Lisandro."

- (2-0) 62' Penálti contra o E.Amadora não assinalado. Há derrube de Fernando Alexandre a Lisandro na área, a justificar penálti. Diz JC:"O jogador do Estrela, com o pé direito, puxa o pé esquerdo de Lisandro, havendo falta para grande penalidade. Responsabilidade repartida entre árbitro e assistente. Lance não devidamente sancionado." RS:"É uma grande penalidade que o senhor árbitro não assinala. Há uma rasteira clara do jogador do Estrela ao Lisandro, a justificar o castigo máximo." AR:"O jogador do Estrela da Amadora rasteira Lisandro, ficando assim por assinalar uma grande penalidade a favor do FC Porto. Um dos muitos erros do árbitro."

- (2-0) 81' Penálti contra o E.Amadora não assinalado. Vidigal corta um passe de Lucho, já dentro da área, com a mão. Há penálti. Diz JC:" Com o braço direito, Luís Vidigal trava a trajectória da bola, ficando na sua posse. Grande penalidade por assinalar." RS:" Vidigal volta a usar o braço para cortar uma bola. Deveria ter sido assinalada uma nova grande penalidade." AR:" O remate de Lucho é efectuado muito próximo, mas Vidigal faz um gesto com o braço direito, tirando benefício do movimento. Deveria ter havido penálti."

- Resumindo: GOLO ANULADO AO F.C.PORTO MAIS DOIS PENÁLTIS A FAVOR DO F.C.PORTO NÃO ASSINALADOS.


23ªJORNADA:V.GUIMARÃES 1-3 FC PORTO (CARLOS XISTRA - CASTELO BRANCO)

- (1-0) 25' Perdoada expulsão de um jogador do V.Guimarães. É intencional a cotovelada de Milhazes em Hulk. Diz JC:" Milhazes foi objectivo e claro no gesto efectuado. Com o cotovelo esquerdo, atingiu Hulk na face.Impunha-se a exibiçãodo cartão vermelho." RS:" Na parte disciplinar, o árbitro sentiu algumas dificuldades em controlar o jogo. Neste caso, deveria ter expulso Milhazes." AR:" Milhazes saltou sobre Hulk, atingindo-o violentamente com o braço. Ficou por sancionar falta técnica e disciplinar (vermelho)."

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO V.GUIMARÃES.



24ªJORNADA:FC PORTO 3-0 E.AMADORA (JOÃO CAPELA - LISBOA)

- (3-0) 73' Livre perigoso contra o E.Amadora não assinalado.Ficou por assinalar falta de Ney sobre Tarik à entrada da área do Estrela. Diz JC:" Na lateral da área de grande penalidade, o jogador do Estrela travou incorrectamente Tarik. Livre directo por assinalar." RS:"Ficou. O árbitro não assinalou uma falta como lhe competia. Mais um erro sem explicação."

- Resumidno: LIVRE PERIGOSO CONTRA O E.AMADORA NÃO ASSINALADO.



25ªJORNADA:ACADÉMICA 0-3 FC PORTO (OLEGÁRIO BENQUERENÇA - LEIRIA)

- (0-0) 12' Fora-de-jogo mal assinalado ao ataque do F.C.Porto quando um seu jogador se isolava. Mariano não está em posição irregular no momento da abertura de Bruno Alves. Diz RS:" Não há fora-de-jogo. O assistente, internacional, deve ter mais atenção neste tipo de lances. Ou seja, verificar quando a bola parte e quando chega." AR:"No momento em que a bola lhe foi passada pelo seu colega, Mariano estava em posição legal. Má decisão do árbitro-assistente ao indicar fora-de-jogo."

- Resumindo: FORA-DE-JOGO MAL ASSINALADO AO ATAQUE DO F.C.PORTO QUANDO UM SEU JOGADOR SE ISOLAVA.



2ªMÃO MEIAS-FINAIS TAÇA DE PORTUGAL:E.AMADORA 2-1 FC PORTO (CARLOS XISTRA - CASTELO BRANCO)

- (0-1) Perdoada expulsão de jogador do E.Amadora,Ney depois de uma entrada que arrumou com o Hulk. Nem amarelo viu.

- (2-1) 57´Penálti contra o E.Amadora não assinalado por mão de Ney.

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O E.AMADORA NÃO ASSINALADO E PERDOADA EXPULSÃO DO JOGADOR DO E.AMADORA.



26ªJORNADA:FC PORTO 2-0 V.SETÚBAL (PAULO BAPTISTA - PORTALEGRE)

- (0-0) 44' Perdoado cartão amarelo a jogador do V.Setúbal. A entrada de Zoro sobre Rodríguez justificava exibição do cartão amarelo.Diz JC:" Impunha exibição de cartão amarelo. O sadino foi imprudente no modo de abordar o lance colocando em perigo a integridade física do adversário." RS:"Ficou um cartão amarelo por mostrar ao defesa sadino. Tratou-se de uma entrada perigosa sobre o jogador do FC Porto, a justificar sanção disciplinar." AR:"Sim. Zoro entrou de forma imprudente sobre o adversário. Justificava-se, neste lance, a exibição do cartão amarelo ao defesa do Setúbal."

- (2-0) 74' Perdoado expulsão de um jogador do V.Setúbal. Bruno Ribeiro tem intenção de bater com a mão esquerda na cara de Rodríguez. Diz RS:"O árbitro deveria ter interrompido o jogo e, no mínimo, mostrado o cartão amarelo ao jogador do Setúbal. Houve intenção da sua parte."

- Resumindo: PERDOADA EXPULSÃO DE UM JOGADOR DO V.SETÚBAL E PERDOADO CARTÃO AMARELO A OUTRO.



27ªJORNADA:MARÍTIMO 0-3 FC PORTO (JOÃO FERREIRA - SETÚBAL)

- (0-1) 37' Perdoado cartão amarelo a jogador do Marítimo quando um jogador do F.C.Porto partia com perigo para o contra-ataque.Paulo Jorge rasteira Rodríguez que seguia em contra-ataque. Merecia sanção disciplinar. Diz AR:"Paulo Jorge rasteirou Rodríguez cortando jogada de contra-ataque para a sua baliza. O árbitro também devia ter exibido cartão amarelo."

- Resumindo: PERDOADAO CARTÃO AMARELO A UM DO JOGADOR DO MARÍTIMO QUANDO UM JOGADOR DO F.C.PORTO PARTIA COM PERIGO PARA O CONTRA-ATAQUE.



28ªJORNADA:FC PORTO 1-0 NACIONAL (ARTUR SOARES DIAS - PORTO)

- (0-0) 27' Penálti contra o Nacional não assinalado.No seguimento do cruzamento de Fucile, Alonso joga a bola na área com o braço. Diz RS:"Ficou por assinalar uma grande penalidade. O jogador Alonso corta ostensivamente a jogada com o braço, pelo que o árbitro deveria ter punido o lance com o castigo máximo."

- (0-0) 24' Perdoado cartão amarelo a jogador do Nacional. Ficou por mostrar um amarelo a Micael, que atinge Fucile com o braço. Diz RS:" Ficou por mostrar um amarelo a Rúben Micael, pois entrou claramente com o cotovelo. A falta deveria ter sido acompanhada de um cartão."

- Resumindo: PENÁLTI CONTRA O NACIONAL NÃO ASSINALADO E PERDOADO CARTÃO AMARELO A UM JOGADOR DO NACIONAL.



29ªJORNADA:TROFENSE 1-4 FC PORTO (DUARTE GOMES - LISBOA)


- (0-0) 15' Perdoado cartão amarelo a jogador do Trofense. A falta de Hugo Leal era merecedora de cartão amarelo. Diz JC:"Justificava, pois! Mas, o árbitro entendeu que não e, como soberano que é nas decisões, o jogador do Trofense saiu impune, erradamente." RS:"Era, mas o árbitro continuava a actuar da mesma maneira. Com um agarrão, Hugo Leal cortou uma jogada de contra-ataque. Depois, mostrou amarelo a Benitez não sei porquê." AR:"Sim. Hugo Leal agarrou Cristian Rodríguez, impedindo este de prosseguir na jogada. Devia o árbitro, além da sanção técnica, exibir o cartão amarelo ao jogador do Trofense."

- Resumindo: PERDOADO CARTÃO AMARELO A JOGADOR DO TROFENSE.



30ªJORNADA:FC PORTO 1-1 BRAGA (PEDRO PROÊNÇA - LISBOA)


- (0-0) 16' Perdoado cartão amarelo a jogador do Braga.Filipe Oliveira deveria ter visto o cartão amarelo por falta (carrinho) sobre Cissokho. Diz JC:"Filipe Oliveira foi imprudente e nada cauteloso na forma como jogou. Impunha-se exibição de amarelo até por coerência com a punição de Bruno Alves." RS:"Mais uma prova da falta de critério disciplinar do árbitro. Essa falta foi idêntica ou ainda mais grave do que a de Bruno Alves e passou impune."

- (1-1) 84' Falta não marcada a favor do F.C.Porto. Hulk sofre falta de Frechaut junto à lateral (acabando por ver o cartão amarelo por protestos). Diz JC:"Hulk sofreu falta que não foi devidamente punida. Amarelo deveu-se apenas aos protestos." RS:"Hulk sofreu uma falta clara que o árbitro não assinalou. Viu o amarelo por protestos, que não teriam acontecido se o árbitro tivesse critério disciplinar." AR:" Hulk foi impedido de jogar a bola pelo braço esquerdo de Frechaut. Falta por assinalar. Pela forma como protestou, o cartão amarelo foi bem mostrado."

- Resumindo: PERDOADO CARTÃO AMARELO A JOGADOR DO BRAGA E JOGADOR DO F.C.PORTO PUNIDO COM CARTÃO INJUSTAMENTO QUANDO SOFREU UMA FALTA NÃO ASSINALADA.



FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL:FC PORTO 1-0 P.FERREIRA (PAULO COSTA - PORTO)

- Nada a assinalar.







Brevemente o Vol.2 e 3,dedicados ao lagartos e lampiões quando tiver tempo e paciência...:-))