segunda-feira, maio 25, 2009

FINAL À VISTA




A festa foi bonita, especialmente a viagem até aos Aliados. O jogo, mesmo num clima festivo, foi o espelho do F.C.Porto 2008/2009 em casa.

Agora temos aí uma oportunidade fantástica, com todo o respeito que o P.Ferreira mereça, para fazer a dobradinha e o Jesualdo Ferreira poder finalmente ganhar uma final.

Aliás, por falar em Jesualdo Ferreira faz-me um bocado confusão todo este apoio , toda esta unanimidade em torno da sua continuidade, quando há meia dúzia de meses uma grande maioria pedia a sua destituição, punham em causa a sua competência ( diziam que era o Azenha que comandava tudo) e muitos houveram que nem concordaram com a sua renovação e apontavam entre vários defeitos o de não saber ganhar finais, ser medroso nos jogos contra os grandes especialmente na Liga dos Campeões, etc,etc.

Agora, de repente são todos muito pró-Jesualdo, chegando ao ponto de haver cartazes e tudo. Eu desconfio destes. Aliás, se no Domingo perdermos a Final da Taça não tenho dúvidas que eles vão ressuscitar.

Eu ( aliás, neste blog, penso que posso falar pelo José, pois somos da mesma opinião), desde que o Jesualdo Ferreira veio para o F.C.Porto sempre dei o benefício da dúvida. Para mim, um treinador do F.C.Porto que seja campeão e que atinja os oitavos-de-final da Liga dos Campeões e que eu sinta que é sério, competente no seu trabalho e que merece o respeito do balneário tem todas as condições para renovar, pois esses são os objectivos principais de um clube como o F.C.Porto. É evidente que quero sempre que ganhe a Taça de Portugal e mesmo a Taça da Liga e as Supertaças, mas não as troco por nenhum dos outros dois principais objectivos.

Critiquei algumas opções, critiquei inicialmente a revolução que o Jesualdo Ferreira fez no plantel, critiquei as exibições mediocres em grande parte dos jogos, critiquei o desempenho dos jogos em casa, naquela série agonizante de 3 derrotas seguidas, nunca pedi a sua demissão a não ser que agora no final da época se verificasse que os objectivos principais não tinham sido atingidos, mas também fiquei deveras surpreendido pelas exibições fora de casa e essencialmente nas eliminatórias da Liga dos Campeões onde chegámos a ser brilhantes.

Com mais um campeonato nacional conquistado, com uma presença honrosa, prestigiante nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, e mesmo que não ganhe a Taça de Portugal, Jesualdo Ferreira tem todas as condições para continuar de azul e branco. Mas se não ficar, não entrarei em depressão.:-)

Não faço a mínima ideia se vai renovar ou não, ou até se ficará noutras funções. Tudo leva a crer pelo impasse do anúncio até este momento que vai continuar, depois de algumas indecisões que a performance na Liga dos Campeões dissipou , só gostava de um futebol mais bonito, mais vistoso...Pode ser que o Jesualdo nos brinde com esses atributos no ano do Penta. Só espero que o penta não nos saia uma grande peta.:-)


Agora, temos aí a Final da Taça de Portugal no Jamor. O tal estádio que todos criticam por falta de condições, não sendo digno de uma final. Está tudo muito certo. Mas quem foi que andou a desprestigiar a Taça da Liga para apostar nesta Taça que se vai disputar num estádio destes? Eu se fosse do Benfica e Sporting, diria que prescindimos dessa Taça que se disputa num batatal e com as bancadas cheias de musgo.:-) Também diria que os regulamentos são tão ridículos como os da Taça da Liga, pois a maioria das eliminatórias se disputa a um só mão para na penúltima eliminatória se alterar para duas. Em termos monetários o bolo das duas Taças é idêntico, por isso a opção pela Taça da Liga foi a mais apropriada.:-)

Com ou sem condições, é para ganhar. Mas se perdermos não ficarei muito triste. :-)


Perdoem-me pela extensão do post. Está grande demais para o meu gosto.