terça-feira, março 31, 2009

O RANKING IFFHS DO DR. ALFREDO :-))



in IFFHS


Deve estar quase a sair o ranking IFFHS de Março 2009 e recebi alguns emails questionando o motivo pelo qual não tinha feito feito nenhuma referência ao ranking de Fevereiro 2009, agora que o F.C.Porto apareceu em primeiro lugar entre os clubes portugueses depois de muito tempo ausente desse lugar. Não me esqueci, não...Já está pronto há muito , mas estava à espera de algumas respostas do responsável pelo IFFHS, um tal alemão que se assina Dr. Alfredo Poge (ainda dizem que os portugueses têm a mania dos títulos de Dr. e Engº :-))) com quem tenho trocado alguns emails ao longo deste tempo, tentando esclarecer algumas situações que não batem certo...

Como já mencionei da última vez que escrevi um post sobre o Ranking IFFHS, alguns resultados não coincidem com as regras por eles estabelecidas e por algumas que eles não mencionam mas que me foram transmitidas por email como o caso da Taça Intertoto. Questionei o responsável IFFHS com essas diferenças perante os meus cálculos e entre algumas justificações contraditórias, assegurou-me que iriam fazer uma revisão dos resultados em Janeiro 2009. Pelos vistos continua tudo igual...

Perante o ranking de Fevereiro 2009, que mais uma vez não bate certo com os resultados efectuados durante esse periodo, questionei novamente o Dr., mas até agora não obtive resposta. Já deve estar farto de me aturar e eu farto de ver estas palermices no ranking.

Há muita gente que acha o ranking ridículo e eu próprio já achei isso e em certos pontos continuo a achar, mas sendo um ranking reconhecido pela FIFA, tendo regras que eu conheço e que não são tão estúpidas como isso( aliás, são tão estúpidas como o ranking da UEFA que atribui o mesmos pontos a uma vitória na Liga dos campeões e a uma da Taça UEFA, que por sinal vai ser mudado para o ano como se sabe), resta-me compreender e denunciar se os cálculos não estão bem feitos. Para a grande maioria não aquece nem arrefece se o ranking está correcto ou não. Acham que não tem credibilidade mesmo desconhecendo por completo as regras(tipicamento português :-)) e assumem os valores como certos. Já eu não...faço os cálculos , aplico as regras e comparo...

Então vamos a factos...

O periodo do ranking de Fevereiro 2009 ( 1 Março 2008 até 27 Fevereiro 2009)

Como já referi muitas vezes e expliquei as regras são simples:

- Contam todos os jogos do campeonato; 3 pontos por vitória e 1,5 por empate
- Contam os jogos dos Oitavos, quartos, meias e final da Taça de Portugal; 8 pontos por vitória e se houver desempate por grandes penalidades as equipas dividem os pontos.
- Contam os jogos da Liga dos Campeões e Taça UEFA mesmos os das qualificações. 14 pontos por vitória e 7 por empate na LC e 12 pontos por vitória e 6 por empate na Taça UEFA.


Também conta a última ronda da Taça Intertoto, com a mesma pontuação da Taça UEFA, mas limitada a um máximo de 24 pontos. Esta foi uma das dúvidas esclarecidas pelo responsável, mas que não bate certo com os cálculos.



Email do responsável pelo IFFHS


Os jogos neste periodo foram:





O FCP sai beneficiado em 3 pontos...e não se pode dizer que esses três pontos se devem a uma questão de contabilizarem um resultado nos limites deste periodo (1 Março 2008 a 27 Feverreiro 2009), pois o jogo que está no limite inferior deste periodo , um jogo a 27 Fevereiro 2008 foi para os quartos-de-final da Taça de Portugal(vitória do FCPorto contra o Gil Vicente) e a contabilizarem eram mais 8 pontos e não 3, e o que está no limite superior, o FCPorto-Sporting a 28 Fevereiro 2009 terminou empatado, logo seriam mais 1,5 pontos e não 3 que é a diferença. Ou seja, resultado ERRADO.






Os resultados do Sporting são os únicos que têm estado quase sempre certos.






Têm menos 12.5 pontos...Não se percebe bem porquê...talvez não contabilizem um dos resultados na UEFA mas isso vai contra as regras por eles estabelecidas...mas mesmo assim ainda havia um 0.5 de diferença que não faz sentido...tentei dissipar as dúvidas sem resposta...Resultado Errado.






Outro caso de erros gritante...O Benfica tem menos 15 pontos...Talvez não contabilizem uma vitória na UEFA( mal qual e a que propósito?) e não contabilizam mais 3 pontos de uma vitória na Liga...Resultado completamente errado.






Para terminar em beleza, mais um resultado errado...menos 1 vitória e um empate na Liga que não foram contabilizados...

E é assim...



No Ranking de Março 2009 que estará aí a sair, de 1 Abril 2008 a 31 Março 2009, o FC Porto eliminará os 24.5 pontos de Março 2008 e somará os 22.5 pontos de Março 2009, ficando com 168 pontos contra os 170 pontos do Ranking de Fevereiro 2009. Isto aplicando as regras do IFFHS e pelos meus cálculos. Se seguirmos os inexplicáveis valores oficiais , o FC Porto terá 171 pontos. Mas nada disto é certo pois as regras deles flutuam :-)))

O Sporting dará o maior trambolhão e passará para terceiro clube português, porque eliminará os 25.5 pontos de Março 2008 e somará só 7.5 pontos de Março 2009, ficando pelos meus cálculos com 139.5 pontos contra os 157.5 pontos do Ranking de Fevereiro 2009.

O Braga surgirá no segundo lugar entre clubes portugueses, porque eliminará 7.5 pontos de Março 2008 , mas somará 12 pontos de Março 2009, ficando pelos meus cálculos com 168 pontos contra os 163.5 pontos do Ranking de Fevereiro 2009. Se seguirmos os inexplicáveis valores oficiais, o Braga terá 155.5 pontos.


O Benfica eliminará os 7.5 pontos de Março 2008 e somará somente 3 pontos de Março 2009 ficando pelos meus cálculos com 77.5 pontos contra os 82 pontos do Ranking de Fevereiro 2009. Se seguirmos os inexplicáveis valores oficiais, o Benfica terá 62.5 pontos.


O Guimarães andará perto do Benfica...


Ou seja, o F.C.Porto será a equipa portuguesa mais bem classificada, em segundo lugar o Sp.Braga , em terceiro o Sporting e depois os abutres degladiam-se pelo últimos lugares:-)

Eu gostava é que o Dr.Alfredo Poge não caísse no rídiculo com estes resultados que não coincidem com as regras por eles estabelecidas nem com as explicações por email.