sexta-feira, março 27, 2009

NÃO PERCEBO NADA DISTO...






Estudo revela que Sporting e Benfica se valem das relações familiares para ganhar fãs, o que é insuficiente, face "ao crescimento evidente" dos portistas.

O F. C. Porto é o clube de futebol que mais adeptos conquista pela meritocracia, enquanto Sporting e Benfica garantem apoiantes pela área geográfica ou influência familiar, segundo Carlos Liz, autor do estudo "O Futebol, as marcas e os adeptos".

Na conferência Sports Marketing 09, organizada no Porto pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Liz defendeu que os "azuis-e-brancos" têm crescido de forma evidente no número de adeptos por causa da mentalidade vencedora instaurada.

"No nosso estudo, as pessoas mais velhas, para cima dos 40 e tal anos, são do Benfica e Sporting, mas quando se desce na idade, particularmente para as crianças, verifica-se um aumento de adeptos do F. C. Porto. Não há o critério de família ou região, mas da meritocracia. E o FC Porto tem sido mais ganhador, logo, os mais jovens, vão para o que consideram melhor", disse.

O director-geral da Área de Planeamento e Estudos de Mercado (APEME) concluiu que, há anos atrás, os adeptos escolhiam os clubes porque os pais assim o exigiam ou desejavam e afirmou também que, a criação de um novo modelo familiar também terá alterado as possibilidades de escolha.

"O FC Porto é escolhido pelo mérito. Por isso, os outros clubes (Benfica e Sporting) têm de fazer pela vida para continuarem a merecer a atenção dos adeptos. Estamos perante um novo modelo de escolha", explicou.

Carlos Liz aludiu também, no estudo, a outra inversão no fenómeno do futebol: de acordo com o especialista em marketing, cada vez mais as pessoas se agrupam pela amizade para assistirem a espectáculos desportivos.

"É particularmente interessante verificar que se vai ao futebol em grupo e, cada vez mais, com a inclusão de elementos do género feminino. Há uma grande renovação de mentalidades", afirmou.

O especialista também considerou que "alguns dos aspectos mais polémicos do futebol não contaminam as marcas, porque estas são poderosas".

in JN

Primeiro apanhámos com este estudo...até impressiona...só tipos comprados, corrompidos para dizerem estas tretas...depois o José Luís Moreira (a quem agradeço) manda-me um email para ir verificar isto:




F.C.Porto como um dos históricos da FIFA...não sei se o Benfica estava lá e foi despromovido ou nunca fez parte deste grupo de clubes históricos da FIFA, mas é impressionante o tráfego de influências, a podridão do futebol mundial...tudo se compra, até ao mais alto nível...uma vergonha...

Mas ainda não satisfeitos, o Pedro Carmo (a quem agradeço também) envia-me um email para uma notícia do Jornal de Negócios:





Bateu no fundo...está tudo doido...não há credibilidade nenhuma nesta treta...É impossível...Admira-me que o João Gabriel ainda não tenha lançado um comunicado sobre esta campanha vergonhosa a favor do F.C.Porto e tentando desprestigiar o Glorigoso!!! Uma vergonha!!!