quarta-feira, fevereiro 11, 2009

É PRECISO TER LATA




Comunicado do F.C. Porto

No seguimento do último jogo da Liga 2008/09 no Estádio do Dragão e da sequência de declarações infelizes que este motivou, vem o F.C. Porto esclarecer o seguinte:

1 - Tendo em conta o jogo do passado domingo, o F.C. Porto concebeu o esquema de segurança habitual para desafios considerados de alto risco e para a previsão de 2500 adeptos visitantes;

2 - O planeamento da segurança para este jogo foi feito em consonância com a PSP. Na reunião de preparação para o encontro, o F.C. Porto alertou que, tendo em conta a expectativa de dois comboios com adeptos visitantes, o ideal seria separá-los em dois grupos de 750 cada, o que facilitaria o processo de revista no acesso ao Estádio do Dragão. A PSP decidiu juntá-los numa única coluna;

3 - O F.C. Porto comunicou à PSP que, face às ocorrências recentes em compromissos da equipa visitante, a revista dos adeptos seria forçosamente minuciosa. Como se comprovou com a apreensão de diverso material pirotécnico e de material passível de ser arremessado, como esferas de aço, esta medida foi acertada. Alguns desses objectos proibidos, como petardos, apenas foram detectados após a vistoria ao calçado de alguns adeptos;

4 - O F.C. Porto estranha que, apesar de dizer que ainda se encontra «a analisar» os factos, o Director Nacional da PSP já apresente conclusões. No entender de Oliveira Pereira, «o problema surgiu no estádio, com o número de entradas da fiscalização da segurança privada, dos ARD’s [assistentes de recintos desportivos], que eram só dois e tivemos de solicitar o reforço do número de agentes, para que fosse mais acelerada a entrada dos apoiantes do Benfica»;

5 - Na realidade, e como pode ser comprovado com a consulta às gravações das câmaras do estádio, os ARD’s destacados para este processo começaram por ser 18, número que subiria para 25, ainda antes da hora do jogo, com o intuito de agilizar os procedimentos de revista. Não eram cinco, como foi anunciado por um comentador desportivo, nem dez, como relatou um adepto visitante a um programa de rádio. Muito menos dois, de acordo com as palavras do Director Nacional da PSP;

6 - Perante tamanha incerteza, as palavras do Director Nacional da PSP não podem deixar de provocar alguma perplexidade. O F.C. Porto tem larga experiência na organização de esquemas de segurança para jogos de alto risco. Como se comprovou com o aparecimento de algumas tochas no sector visitante, não há planos infalíveis, mas estas excepções apenas vêm confirmar o acerto das medidas assumidas;

7 - O F.C. Porto costuma proceder à análise dos factos antes de avançar com conclusões e está sempre disponível para discutir com todas as entidades no sentido de melhorar os procedimentos de segurança. Não é hábito do clube dirigir responsabilidades próprias para terceiros. Muito menos em eventos que envolvem o bem-estar de 50 mil pessoas e extravasam em muito lógicas meramente clubísticas.

Porto, 10 de Fevereiro de 2009

in www.fcporto.pt





- Em primeiro lugar, devo dizer que acho lamentável que adeptos só entrem para o estádio 40 minutos depois do jogo começar, quando pelos vistos chegaram atempadamente.

- Em segundo lugar, acho lamentável que se poupe os lampiões a assistirem aos 30 minutos mais brilhantes do F.C.Porto mas os deixem assistir ao golo lampião.:-)

- Em terceiro lugar, é preciso uma lata do caraças para criticar quem não tem autoridade moral de qualquer espécie. Autocarros incendiados,adeptos assassinados,adeptos impedidos de entrarem em Lisboa,jogadores em risco de vida,adeptos amontoados devido a escassez de lugares para o número de bilhetes, agressões, bastonadas policiais, crianças em pânico e muito muito mais. Tudo isto situações vividas por portistas que se deslocaram a Lisboa em várias situações.

- Em quarto lugar, tendo em conta tudo o que essa instituição tem feito para denegrir a imagem do F.C.Porto tiveram um tratamento VIP no Dragão,muito mais do que o merecido, mas como cobardes que são só ladram quando chegam a casa.

- Em quinto lugar,é muito interessante, ver a direcção do Benfica a defender esta gente, eu que ainda recentemente vi o Luis Filipe Vieira a sair escoltado de um assembleia geral para não ser agredido por estes jagunços transformados agora em inocentes meninos.

- Em sexto lugar, também é muito interessante ver a direcção do Benfica proteger esta jagunçada, quando ainda recentemente foram presos por tráfego de droga, actividades violentas contra outras claques e com instalações em pleno cartel da droga do Galinheiro. É lindo de se ver.

- Em sétimo lugar, é muito interessante a RR dar voz a um destes jagunços, muito ofendido, porque diz ele: " Até os obrigaram a tirar as botas e os sapatos mas não valeu a pena pois os petardos entraram na mesma." Bravo.

- Em oitavo lugar, perante isto o que no futuro se deveria fazer é seguir a cartilha do Luis Filipe Vieira: " Em nossa casa mandamos nós." Ora aqui está. Merda desta não deveria vir conspurcar o nosso recinto.

- Em nono lugar, se o F.C.Porto manipula a PSP do Porto, já outros manipulam a PSP Nacional,a PGR e outros orgãos de poder. Até nisto somos muito fraquinhos. Nunca nos passou pela cabeça não os deixar passar das portagens do Grijó. Somos uns amadores.

- Em último,perante tudo isto e muito mais que ficou por dizer, é preciso muita lata e vergonha na cara para patetices que aqueles directores lampiões vomitam pela boca fora.