sexta-feira, dezembro 19, 2008

BALANÇO RANKING DA UEFA 1ªFASE




Finda que está esta primeira fase das competições europeias, já se pode fazer um balanço da participação das equipas portuguesas nas provas da UEFA e a contribuição que deram para o ranking do país.


RANKING DO PAÍS


Neste momento,no RANKING DO PAÍS 2009,(que terá reflexos em 2010/11) estamos em 9º lugar(6 clubes: 2 clubes na LC: o Campeão directamente na LC e o 2º numa 3ªPré-eliminatória LC. 4 clubes na Taça UEFA: 2 numa 4ªEli.,1 numa 3ªEli e outro na 2ªPré-eliminatória). Podemos subir um ou dois lugares, mas só o 6ºlugar daria a mais uma entrada directa na Liga dos Campeões.

O Ranking do país é feito somando todos os pontos obtidos pelos clubes( mesmo as pré-eliminatórias) dividindo pelo número de clubes do país( 7 no nosso caso). Fazendo isto para as últimas 5 épocas chega-se ao Ranking do País 2009.





RANKING DE CLUBES


Analisando o RANKING DE CLUBES DA UEFA, ranking que no essencial serve para estabelecer a ordem dos clubes nos potes dos sorteios da UEFA e que muita gente confunde esse ranking com a contribuição de pontos para o país e pensa que é ele que estabelece o grau de contribuição desses clubes para o ranking do país, o que não é verdade, visto que para o Ranking de Clubes, não contam os pontos obtidos nas pré-eliminatórias. Ou seja, os pontos obtidos pelo Braga e pelo Guimarães nas pré-eliminatórias da Taça UEFA e Liga dos Campeões, respectivamente , não contam para o seu Ranking de Clubes, mas contam para o ranking do país, visto que aí, todos os pontos valem.

Para este Ranking de Clubes, faz-se o somatório dos pontos obtidos ( excluindo as pré-eliminatórias) mais 20% do coeficiente do país. Fazendo isto para as últimas 5 épocas chega-se ao Ranking de Clubes 2009.





Como se se lembram começamos a época atrás de Benfica e Sporting, pois deitamos fora o excelente resultado de 2003/04. Portanto, o Benfica era 17º , o Sporting 18º e o F.C.Porto era 24º.

Actualmente, o Sporting é o mais bem classificado em 16º(68.063), e o F.C.Porto já igualou o Benfica sendo 19º e o Benfica 20º, ambos com 64.063 pontos.






Se analisarmos só os pontos obtidos esta época 2008/2009, o F.C.Porto e Sporting estão empatados com 13.1285 , seguindo-se o Braga com 9.1285 e só depois o Benfica com 4.1285.




RANKING DOS CLUBES QUE MAIS CONTRIBUIRAM


Como disse acima, muita gente confunde o Ranking de Clubes que analisei mais acima , com o Ranking dos clubes que mais contribuiram para o Ranking do país.

Para sabermos qual o clube que mais contribuiu para o Ranking do País , basta somar todos os pontos que o clube conseguiu(mesmo o das pré-eliminatórias) e dividir pelo número de clubes de cada país.

Assim, dos 5.642 pontos que Portugal obteve esta época, cada clube contribuiu com:





Já no que respeita às últimas 5 épocas , dos 35.319 pontos que Portugal possui, cada clube contribuiu com:





Em termos de origens dos pontos, ou seja da prova em que foram obtidos, os pontos do F.C.Porto das últimas 5 épocas foram obtidos 100% na Liga dos Campeões, enquanto só 59,3% do Benfica e 44,3% do Sporting foram obtidos na Liga dos Campeões. Fica Tabela:






E está feito. Temos todas as condições para melhorarmos ainda este ano estas classificações.