terça-feira, outubro 21, 2008

RAZIA NA JUSTIÇA CIVIL

Ainda a tempo...Nos tribunais civis está a ser uma razia...Nem Pinto da Costa nem os outros que MP da Morgadinha queria que fossem...





Apito Dourado: Pinto da Costa não vai a julgamento


O juiz de instrução criminal do Tribunal de Gondomar decidiu não mandar Pinto da Costa a julgamento por crime de corrupção desportiva activa, no âmbito do jogo Nacional-Benfica, da época 2003/04, investigado no Apito Dourado.

Esta decisão do magistrado Pedro Miguel Vieira foi ao encontro da posição do Ministério Público que, apesar de ter acusado o presidente do F. C. Porto e mais três arguidos, considerou que, na fase de instrução, terão ficado afastadas as suspeitas - pelo menos “instalada a dúvida” -, sobre a conduta de Pinto da Costa.

Em causa estavam alegadas manobras junto do árbitro Augusto Duarte a fim de prejudicar o Benfica naquele encontro, que perdeu por 3-2 com a equipa madeirense.

Por outro lado, nenhum dos outros três arguidos, Rui Alves (presidente do Nacional da Madeira), António Araújo (empresário de jogadores) e Augusto Duarte (árbitro) foi pronunciado para ir a julgamento.

O juiz de instrução criminal considerou que o envolvimento do presidente do F. C. Porto indiciado em escutas telefónicas de terceiros (em especial António Araújo) pode ser, de facto, justificado pelas transferências de jogadores que, naquela época, estavam a ser tratadas entre o clube portista e o clube madeirense, designadamente Paulo Assunção e Rossato.

Pedro Miguel Vieira disse, até, que Pinto da Costa nem deveria ter sido acusado.
"Não existem indícios suficientes agora, nem existiam já no final da fase de inquérito", disse o juiz, que considerou ainda "ridícula" a ideia de que Augusto Duarte poderia deixar-se comprar em troca de um bilhete para um jogo de futebol, F. C.- Porto-Manchester United.


Dos três processos relacionados com corrupção desportiva de que Pinto da Costa foi acusado, apenas um (Beira Mar- F. C. Porto) está para julgamento. No outro (FC Porto-Estrela da Amadora), o juiz do Tribunal de Instrução Criminal do Porto arquivou. Mas o Ministério Público recorreu para o Tribunal da Relação do Porto.

No final da sessão de hoje, Gil Moreira dos Santos, advogado de Pinto da Costa, fez apenas um comentário:
"Está a chegar aos tribunais a lei de Mousinho da Silveira que acabou com o Morgadio", disse, sobre uma acusação que foi efectuada por uma procuradora do Ministério Público do Funchal.


A equipa especial do Apito Dourado, coordenada por Maria José Morgado, elaborou as acusações dos outros dois casos: F. C. Porto-Estrela da Amadora e Beira Mar-F. C. Porto.

in JN


O juiz, depois de analisado todo o processo, concluiu que houve dois erros de arbitragem, mas favorecendo o clube da Luz.

in OJogo


Incrível nisto tudo é como o processo do Beira-mar-FC Porto chegou a julgamento. Como dizia o Fernando num post há tempos:

É O QUE SE CHAMA ALTERNAR:-)



Só agora tive tempo de analisar este Filme de Ficção:

TAKE 1

No primeiro depoimento que Carolina faz à Justiça, em 2006, Augusto Duarte passa a ter visitado a casa apenas uma vez e o envelope entra na história. A ex-companheira de Pinto da Costa afirmou então desconhecer o valor que teria dentro, mas palpitando que seriam entre 2500 e 3000 euros - destinados a "comprar" um... FC Porto-Benfica.

TAKE 2

O jogo é corrigido para Beira Mar-FC Porto na segunda declaração, em que conta ter perguntado ao companheiro quanto estava no envelope e obtido a resposta "2500 euros".

TAKE 3

Por último, no terceiro depoimento, afirma ter visto o dinheiro e ouvido a conversa entre Pinto da Costa e o árbitro (que antes não escutara).

END

Do processo constava já uma declaração da irmã, Ana Salgado, a quem Carolina teria admitido nada ter visto ou ouvido.


Inacreditávelmente este processo chegou a julgamento. Sem comentários.

Mas sei muito bem que este Juiz está comprado, é certo. Aliás, os juizes que arquivaram estes processos pela segunda vez são todos corruptos.

O único juiz que não é corrupto é aquele que levou o processo do Beira-Mar/FC Porto a julgamento, pois para esse as 4 contradições, as 4 versões do envelope que a puta Criolina deu , ainda foram poucas. Em tribunal ainda querem ouvir mais meia dúzia pelo menos.

Ainda bem que temos o salvador , o incorruptível Ricardinho Lampião Pavão da Liga, senão esta justiça estava de rastos, não é???!

Ai se o ridículo matasse!!!


O QUE DISSERAM OS JUIZES?

1- PROCESSO FC PORTO/ ESTRELA DA AMADORA

A acusação de corrupção desportiva activa contra Pinto da Costa relativa ao jogo FC Porto-Estrela da Amadora de 2003/2004 foi arquivada e o juíz concluiu que Carolina Salgado prestou falsas declarações.

Carolina Salgado não estava ao lado de Pinto da Costa quando este recebeu o telefonema do empresário António Araújo para combinar o encontro de árbitros com prostitutas.

O juíz de instrução Artur Ribeiro, após análise das escutas, concluiu que a ex-companheira do presidente do FC Porto mentiu porque, à hora do telefonema, não poderia estar ao lado de Pinto da Costa. O telefonema foi recebido às 13h00 e Carolina estaria, a essa hora, no cabeleireiro. Pinto da Costa estava a almoçar no restaurante D. Manuel.

O juíz ordenou que seja enviada ao DIAP certidão das declarações prestadas, em sede de instrução, pela testemunha Carolina Salgado, com vista a eventual procedimento criminal por testemunho agravado falso.

Carolina Salgado pode incorrer numa pena até cinco anos de prisão.

De acordo com o TIC, «só ficcionando ou conjecturando» se encontraia «nexo de causalidade» entre os factos.

Recorde-se que o caso tinha sido arquivado e posteriormente reaberto pela equipa liderada por Maria José Morgado, que vê agora o acórdão do TIC do Porto considerar que as escutas telefónicas não poderiam ser usadas tratando-se de tentativa de corrupção.



2- PROCESSO NACIONAL/BENFICA

Pedro Miguel Vieira disse, até, que Pinto da Costa nem deveria ter sido acusado.

"Não existem indícios suficientes agora, nem existiam já no final da fase de inquérito", disse o juiz, que considerou ainda "ridícula" a ideia de que Augusto Duarte poderia deixar-se comprar em troca de um bilhete para um jogo de futebol, F. C.- Porto-Manchester United.

O juiz, depois de analisado todo o processo, concluiu que houve dois erros de arbitragem, mas favorecendo o clube da Luz.



Ainda bem que temos a Morgadinha para nos fazer rir!!!