sábado, outubro 25, 2008

A IMPORTÂNCIA DE SER CAMPEÃO

http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


De volta aos jogos caseiros. Depois de vermos as insuficiências da equipa a nível europeu, nada melhor do que virarmo-nos para as competições caseiras , nomeadamente o campeonato onde a conquista do primeiro lugar este ano é importantíssimo , visto que com a nova reforma da Liga dos Campeões já para o ano , e com a descida de Portugal no ranking da UEFA, só o primeiro lugar dará acesso directo à fase de grupos e o 2ºlugar do campeonato terá muito mais dificuldades em marcar presença na fase de grupos, ao contrário do que acontecia até agora.


Até agora chegava-se à Fase de Grupos da seguinte forma:


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Mas a partir da próxima época tudo isto vai mudar:

http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Nas 10 equipas que falta qualificar é que há grandes mudanças. Vão-se criar duas grandes qualificações: A dos Campeões e a dos Não-Campeões.


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Visto que Portugal para a época 2009/10 ficou em 8º lugar , a qualificação que nos interessa é a do "Não-Campeões dos países classificados do 1º ao 15º lugar do ranking da UEFA" , que é para onde vai o segundo classificado do campeonato português.

Tanto a 2ªEliminatória como a 3ªEliminatória vai ser muito mais difícil.

Para verem as diferenças, se actualmente nas 2ºs e 3ºs pré-eliminatórias ainda se poderia encontrar equipas do Azerbeijão, Eslovénia, Moldávia, Lituania, etc,etc, como podem ver nas pré-eliminatórias desta época:

http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


No novo formato, esses países mais fáceis disputam uma qualificação à parte e assim não os poderemos encontrar.


Vamos fazer um teste. Se o novo sistema se aplicasse já este ano, e de acordo com o ranking de países de 2009/10(figura no topo do post), e como obviamente ainda não sabemos como vai ser a classificação dos campeonatos nos vários países, tomemos como exemplo a classificação com que acederam este ano às provas da UEFA, o segundo classificado português, iria defrontar:


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/


Apuravam-se 5 equipas, que iriam ter mais uma eliminatória:


Image and video hosting by TinyPic

Daqui é que saíriam os 5 apurados para a fase de grupos.


Estão a ver a dificuldade? É o que espera o SEGUNDO classificado do nosso campeonato.


Nunca como agora é importante ser campeão, para ter entrada directa na fase de grupos, com os benefícios económicos e de prestígio que esse prova traz e evitar passar pelo dificuldades crescentes das qualificações.

Vamos lá contribuir para isso ganhando ao Leixões.