segunda-feira, julho 21, 2008

F.C.PORTO : O MAIOR PAPA-TÍTULOS DO MUNDO










in Deloitte Football Money League 2008





Bayern e FC Porto: os maiores "papa-títulos" no mundo do futebol



A firma de consultoria Deloitte publicou, até agora, 11 edições anuais da "Football Money League" - a tabela dos 20 clubes de futebol com volumes mais altos de facturação em cada temporada.

Ao longo destas 11 épocas - 1996/97 a 2006/07 -, apenas 36 clubes integraram o ranking. Doze clubes (cinco ingleses, quatro italianos, dois espanhóis e um alemão) estiveram presentes em todas as edições da "Football Money League". O Chelsea falhou apenas uma. Oito clubes integraram a lista uma única vez.

Estes 36 clubes são provenientes de nove países diferentes. A esmagadora maioria, no entanto - mais de 86% -, integra uma das "Big Five", as cinco ligas mais importantes da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália). Os únicos "outsiders" foram, até agora, Rangers e Celtic (Escócia), Ajax (Holanda), Flamengo (Brasil) apesar de receitas totais de 110 milhões de euros no exercício de 2003/04, o FC Porto não conseguiu entrar na "Football Money League" porque a Deloitte não toma em consideração as receitas extraordinárias provenientes da venda de jogadores).

A firma começou por fazer um ranking de todos os clubes europeus que nos últimos 12 anos atingiram, pelo menos, os quartos-de-final da Liga dos Campeões . Entre as 13 posições cimeiras deste ranking da Champions contam-se - sem surpresas - os dez clubes de futebol mais ricos do mundo. Valência, FC Porto e Borússia Dortmund foram os únicos intrusos. Este facto demonstra a correlação estreita que existe entre "músculo financeiro" e êxito desportivo. "É a prova de que existe um círculo virtuoso entre a performance fora do campo (receitas) e dentro do campo (resultados na Champions)", lê-se no texto da Deloitte. Os clubes com níveis mais altos de receitas - e com maior capacidade, portanto, para contratar e remunerar os melhores jogadores - têm maiores probabilidades de êxito no terreno de jogo. FC Porto e Mónaco - clubes que nunca integraram a "Football Money League" - são notáveis excepções.

A Deloitte analisou igualmente todos os clubes das 11 nações futebolísticas mais importantes do planeta ("Big Five" mais Holanda, Portugal, Escócia, Brasil, Argentina e México) e contabilizou os troféus mais importantes conquistados por cada um nas 12 últimas temporadas . Por uma questão de simplificação, a firma considerou unicamente os títulos de campeão nacional, campeão europeu/sul-americano e vencedor da taça nacional. Neste ranking mundial de "papa-títulos", o FC Porto é batido unicamente pelo Bayern de Munique. O Sporting surge num inesperado 14º lugar, com o mesmo número de troféus (cinco) de Milan, Inter e Chelsea.


in OJOGO