quarta-feira, fevereiro 06, 2008

BUNDAS

FERNANDO SANTOS no OJOGO



"Bundas grandes" não são nada recomendáveis ao bom desempenho no futebol de alta competição. Haverá casos de imagem "traída" pela morfologia, mas raros. A regra aponta para desleixo, mau profissionalismo, do qual resulta um défice de eficácia em campo.

Em nome da aplicação e contra os lugares cativos na lista final de convocados da Selecção para o Euro'2008, Scolari denunciou há dias a existência de "bundas grandes" no futebol português. O seleccionador não deu nomes e deixou o campo aberto às especulações, umas mais identificáveis a olho nu do que outras.

O que se descodificava como mero aviso à navegação a algumas "primas-donas" deixou entretanto de o ser. Passou a um patamar de maior gravidade.

Ontem, na Suíça, ao matar a curiosidade sobre as consequências da sua denúncia, Scolari, sem querer, meteu novas achas na fogueira do mau profissionalismo.

Segundo o seleccionador, jogadores de "bunda grande" enviaram-lhe mensagens. "Se foi para mim não se preocupe que vou estar pronto" - ter-lhe-ão dito, mandado dizer, ou escrito em SMS. E eu pergunto: o que é isto?

Porque é que não estão prontos, ou seja, em boa forma, e prometem que "vão estar"?

Os clubes que lhes pagam merecem menos respeito do que a Selecção?

Ou só se preocupam com o tamanho das respectivas bundas nas vésperas das grandes competições, na expectativa de melhores contratos?


Nas reacções cabem também os treinadores. Segundo Scolari ter-lhe-ão dito que "foi importante e óptimo porque já tinham passado algumas coisas, algumas mensagens" que, é a única dedução possível, caíram em saco roto. Ou seja:

os jogadores "bundas grandes" (a gíria naturalmente alarga-se e identifica os profissionais desmazelados) fazem ouvidos de mercador aos seus treinadores e, pelos vistos, só o "cheiro" da Selecção e de quem nela manda (Scolari) os põe em sentido.


Treinadores contentes com as críticas de Scolari aos seus comandados só podem revelar um misto de falta de autoridade e de competência.

Quando os treinadores são incapazes e os "bundas grandes" só entram na ordem se lhes "cheirar" a prestígio e (mais) dinheiro não há razões para rir. Só para chorar.


Muito bom o texto...e o mais curioso é que eu acredito piamente que os bundas vão lá estar todos, pois por muito que lance estas bojardas , o Escorrali é o maior lobbista que há memória...Mas também como eu quero que a selecção se f$%&! estou-me borrifando!!!