quarta-feira, dezembro 19, 2007

Dramático de Sintra

JOSÉ MANUEL RIBEIRO no OJOGO


É o drama. Fernando Seara, presidente da Câmara de Sintra e comentador televisivo na RTP, chamou anteontem a atenção para os prejuízos, até materiais, que o actual desequilíbrio na Liga acabará por trazer. São as camisolas que o Benfica e o Sporting venderão a menos e os lugares no estádio que ninguém terá vontade de ocupar.

Acrescento à minha conta as quebras nas audiências e por via delas a rarefacção da publicidade; as solas dos sapatos que não gastarão a seguir as equipas pelo país fora; os anti-histamínicos que não hão-de comprar porque vão ficar em casa nos dias molhados de Inverno; os KIT Novo Sócio, apinhados no armazém, ameaçando tornar-se KIT Velho Sócio a todo o momento; e o zénite da tragédia: a depressão do primeiro-ministro, que é do Benfica e precisa de estar bem disposto para avançar com a revolução tecnológica e a paz em África. Mas há a hipótese de compensações naturais. Os benfiquistas e sportinguistas que não vão ao estádio hão-de ir ao cinema, ao teatro, ao Oceanário ou comer queijadas a Sintra; não comprarão camisolas, mas de certeza que não os veremos a cirandar por aí em tronco nu; não vão gastar solas, mas em contrapartida, ficando a inchar no sofá, rapidamente valerão o peso em ouro para as grandes farmacêuticas. Podem crer que não se arranja melhor para dinamizar o comércio. E ter uma depressão até seria cavalheiresco da parte do primeiro-ministro. Há um ou dois eleitores deprimidos por razões ligeiramente menos frívolas do que as derrotas do Benfica.

BOSINGWA E LISANDRO
Qualquer Clube FC


Os jornais ingleses descobriram Bosingwa e Lisandro. Aston Villa para o primeiro; Bolton para o segundo. O interesse faz sentido: para usar um clichê, ambos provaram e voltaram a provar que podem jogar em qualquer clube do Mundo. Parece é que se está a levar demasiado à letra a parte do "qualquer clube".