quinta-feira, junho 21, 2007

Oficial nº 5 : KAZMIERCZAK

21-06-2007 FUTEBOL
Kaz «feliz» num «clube fantástico»

Três anos de contrato ligam, a partir de hoje, FC Porto e Kazmierczak. Depois de superada a bateria de testes, o médio polaco que na época passada representou o Boavista, cedido pelo Pogon, oficializou o vínculo que reserva à SAD azul e branca o direito de opção por mais duas temporadas.

Inquestionavelmente «feliz», Kaz confessou-se «simultaneamente ansioso», pouco depois de formalizada a ligação aos Dragões. «Acabo de assinar contrato e vou começar uma nova vida», justificou-se o internacional polaco no preâmbulo de um breve diálogo com o www.fcporto.pt, ainda antes do regresso à Polónia, onde gozará um curto período de férias.

Visivelmente agitado, o internacional polaco assegurou que o nervoso era pontual, «positivo», decorrente da excitação e consequência directa do propósito de impressionar. «Quero trabalhar nos limites e treinar bem, porque o meu objectivo é jogar», disse, preferindo o recurso a um inglês minimamente fluente ao uso de um português ainda em fase de aprendizagem.

Autor de cinco golos na última edição da Liga, Kaz já traçou planos para o regresso das férias. «Procuro sempre melhorar e o passo imediato para o conseguir é aproveitar o estágio para aperfeiçoar o meu jogo», argumentou o médio de 25 anos e 1,92 metros. Sobre remates fulminantes, uma das suas imagens de marca, prefere não falar por enquanto. «Para poder marcar, primeiro devo jogar, e essa decisão só o treinador pode tomar», defendeu-se.

Habituado a espreitar o Estádio do Dragão do Centro Comercial Dolce Vita, apesar de ter pisado o relvado em Dezembro do ano passado, altura em que o F.C. Porto venceu o Boavista por 2-0, Kazmierczak despediu-se com a certeza de ter passado a integrar um «clube fantástico, ao qual não pensava chegar tão depressa».


DADOS PESSOAIS
NomePrzemyslaw Kazmierczak
NacionalidadePolónia Polónia
Nascimento1982-05-05 (25 anos)
NaturalidadeŁódź - Polónia Polónia
PosiçãoMédio
Altura192 cm
Peso80 kg


ÉpocaEquipa
2007/08PortugalFC Porto
2006/07PortugalBoavista (E)
2005/06PolóniaPogoń
2004/05PolóniaPogoń
2003/04PolóniaPogoń

in zerozero.pt

Jaime Pacheco:
"O melhor reforço do campeonato"

"Tem nota dez em tudo: profissionalismo, dedicação, honestidade, concentração, é um jogador muito completo".

"Ao jogar numa equipa que luta pelo título, não terá de se sacrificar tanto em termos defensivos. Havendo mais posse de bola, o que lhe permitirá jogar mais no meio-campo do adversário, vai valorizar-se e fazer valer as qualidades que tem. Pode, por exemplo, aplicar mais vezes o forte remate".

"Em termos profissionais, porta-se tão bem e é tão aplicado que esquecemo-nos de o elogiar as vezes que ele merece. Disse-lhe isso nalgumas conversas. Gosta de treinar e ainda vai para o ginásio com a mesma aplicação; cada treino é como se fosse o último jogo da vida dele".

"Um grande trunfo para o FC Porto e uma perda enorme para o Boavista.

E o que há a melhorar?

"Pedia-lhe para ser mais dono dos terrenos que pisasse. Onde estivesse, tinha de ser tudo dele. Devia ter mais auto-estima no seu jogo; dizia-lhe que tinha de ter mais iniciativa para aplicar o remate e para arriscar nos lances individuais, embora essa não seja uma das suas características fortes. Dizia-lhe que ele devia arriscar, mesmo que perdesse a bola; não havia problema".