quinta-feira, janeiro 25, 2007

RENTERIA ....aí vem ele...





No OJogo:


NEGÓCIO:

O colombiano é o segundo reforço de Inverno dos portistas
Rentería garantido


Tal como O JOGO avançou ontem, Wason Rentería vai reforçar o lote de opções de Jesualdo Ferreira para o ataque do FC Porto. O ponta-de-lança deverá assinar por quatro anos com os portistas, viajando para Portugal nas próximas horas.

Está fechado. O FC Porto chegou ontem a acordo com o Internacional de Porto Alegre para a contratação do avançado Rentería que já deixou a concentração da equipa em Bento Gonçalves, onde se encontrava a estagiar, e que deverá chegar ao Porto até sexta-feira, sendo possível que ainda marque presença nas bancadas do Estádio Magalhães Pessoa para assistir ao primeiro jogo dos portistas na segunda volta do campeonato, contra a União de Leiria. Rentería deverá assinar por quatro temporadas com o FC Porto que terá investido cerca de um milhão e meio de euros para assegurar a contratação de um dos mais promissores avançados da América do Sul, com o valor a ser dividido entre o Internacional e o seu empresário, detentor de 50 por cento do passe do ponta-de-lança. Aliás, foi o próprio empresário do jogador, Jorge Machado, a confirmar o sucesso do negócio. Fica assim assegurado o segundo reforço de Inverno dos portistas depois do lateral-esquerdo argentino Lucas Mareque. Rentería, um avançado de 21 anos de idade, fisicamente possante e técnicamente versátil, vai aumentar o leque de opções ofensivas dos portistas, colocando-se como alternativa a Hélder Postiga, Bruno Moraes e Sokota, garantindo maior capacidade de choque, altura e à vontade suficientes para rematar com qualquer dos pés. Em contrapartida, a integração do colombiano no plantel dos campeões nacionais vai tornar ainda mais limitado o espaço disponível para Adriano, que poderá inclusivamente ser sacrificado na lista a apresentar a 1 de Fevereiro na UEFA para a próxima fase da Liga dos Campeões. Com a integração de Rentería no plantel, o FC Porto poderá fechar a porta a mais reforços, embora vários jogadores estejam referenciados para diversas posições, com o meio-campo a ser o único sector que ainda não foi alvo de melhorias...



JOGADOR:

Jogador feliz com a mudança
"Bom para a minha carreira"


Renteria deixou ontem Bento Gonçalves, localidade nos arredores de Porto Alegre, despedindo-se dos companheiros do Internacional que por aí continuarão a cumprir a pré-temporada dos actuais campeões do Mundo. Com ordens para não falar à Comunicação Social, o internacional regressou a Porto Alegre para preparar a viagem para o Porto, onde poderá chegar ainda esta semana. De manhã, ainda fez fez breves comentários à notícia do interesse dos portistas, avançado por O JOGO, mas apenas para expressar o desejo de "vir a descobrir tudo" o que desconhecia do seu novo clube e para dar conta do interesse em assinar pelos campeões nacionais, até porque "será muito bom para a carreira e para a família".


Treinador do Internacional, Abel Braga, dá o aval:

"Tem um potencial muito grande"
O colombiano é forte e rápido mas precisa de melhorar o cabeceamento, avisa o técnico


Abel Braga, treinador do Internacional de Porto Alegre estava ontem preparado para perder o avançado. "A vida é assim. Já perdi quatro jogadores desde que vencemos o Mundial e ainda agora vendemos o Fabiano Eller ao Atlético de Madrid. Temos de reconstruir a equipa quase todos os meses, mas no futebol o negócio é assim mesmo", desabafou em declarações a O JOGO antes do segundo treino de ontem do campeão mundial de clubes. "Lamento que ele saia com apenas 21 anos porque tem um potencial muito grande".

Convidado a traçar um breve perfil do jogador, o técnico que passou por Portugal nos anos 90, não poupou nos elogios mas deixou um aviso: "Ele tem todas as características para se adaptar ao futebol europeu, mas tem que evoluir a nível técnico. Não teve uma preparação muito boa nas camadas jovens no seu país e há partes técnicas que precisa melhorar. Com a altura que tem e velocidade, precisa melhorar o cabeceamento", sublinhou antes de enumerar as qualidades do colombiano. "É um jogador novo, muito rápido, forte fisicamente e que contratamos depois do Mundial de sub-20 em 2005. É um avançado que não fica parado no interior da área. Movimenta-se bem nas demarcações. Ajudou muito a equipa no ano passado e merecia ter estado no Mundial de Clubes, mas infelizmente magoou-se na semana anterior", concluiu.


Quem é ele?

Renteria para suceder a Asprilla

O cara que joga muito

Com origens na província mais pobre da Colômbia, chegou aos seniores ainda com idade de juvenil e foi considerado um dos melhores do Mundial de Sub-20. Chega em breve ao FC Porto para cumprir o sonho de jogar na Europa


Wason Renteria é esperança. É esperança para a renovação de uma selecção da Colômbia em busca da reabilitação na Copa América'2007, e era esperança dos adeptos do Internacional de Porto Alegre naqueles jogos que o "Colorado" parecia incapaz de vencer. Aos 21 anos cumprirá o sonho tornado público em 2005, quando soube que ia para o estrangeiro, mas desconhecia que era uma curta viagem até ao Brasil. "Ainda não sei para onde vou, mas o que quero é jogar na Europa". O FC Porto acaba-lhe de abrir as portas a essa aventura. "Quero é jogar e aqui não tenho tido essa oportunidade", disse há poucas semanas, ciente de que a lesão sofrida no tornozelo em finais de 2006 tirou-lhe algo mais do que a presença no Mundial de Clubes. Fez com perdesse mais terreno na corrida pela titularidade. Mas, nem sempre foi assim. Renteria é um ídolo para as claques do clube de Porto Alegre - "Renteria é nóis, tipo Colômbia, tipo Colômbia", gritam - porque os primeiros meses foram como os primeiros tempos de um casamento feliz. "Esse cara joga muito bem. Tem uma força impressionante e é habilidoso", disse o avançado Rafael Sóbis, adversário do colombiano no Sul-Americano de Sub'20 em 2005, poucos dias antes de o ver chegar para envergar a mesma camisola do Internacional.

Ao óbvio, já que é de facto rápido, forte e tecnicista, juntam-se elogios recheados de esperança: na Colômbia esperam que ele seja o novo Faustino Asprilla. É o que lhe pedem, três anos depois de se ter tornado profissional. A verdade é que com idade de juvenil já jogava no principal campeonato colombiano, ajudando mesmo o Chicó FC a escapar à despromoção. Haveria então de despertar o interesse do River Plate e aguçar o apetite voraz de grandes clubes mundiais como o Real Madrid e Milan, espantados com os feitos do Wason Renteria no Sul-Americano e Mundial de Sub-20. Aliás, na competição realizada em 2005 na Holanda haveria de ser votado para a equipa ideal. Pode parecer distante, mas ainda há poucos anos Renteria era apenas um de cinco irmãos a morarem na mais pobre província da Colômbia. Se Chocó fosse um país estaria classificado em 114º lugar no ranking do desenvolvimento humano. Negro, como 90 por cento da população do estado encravado na floresta tropical, Renteria conseguiu escapar ao destino de um região onde um quinto dos 500 mil habitantes são deslocados da guerra civil. Apesar de existir apenas uma estrada para a vila Quibdó, Renteria escapou à guerra e ao narcotráfico fintando o destino. Hoje joga à bola e festeja os golos de duas formas: dançando ruque-raque, uma variação colombiana de regatón, ou imitando um Saci, o símbolo do Internacional. Festejava, porque está prestes a chegar ao FC Porto.