quarta-feira, dezembro 28, 2005

PARABÉNS JORGE NUNO PINTO DA COSTA



Pinto da Costa está hoje de parabéns. Completa 68 anos de idade. Está aí para as curvas...

Nada melhor que um grande benfiquista a falar sobre Pinto da Costa:


Fernando Martins (ex-presidente do Benfica)

"Pinto da Costa é um dos meus maiores amigos"



P Como é que um ex-presidente do Benfica ficou tão amigo do presidente do FC Porto?
R Eu falo por mim. Fui presidente do Benfica e já era amigo de Jorge Nuno Pinto da Costa; deixei o cargo e continuei com essa amizade. Aliás, é um dos maiores amigos que tenho. Há um episódio que ilustra isso muito bem: parti a perna e nos primeiros quatro meses, em que fiquei de cama, ele telefonou-me todos os dias, quer se encontrasse em Portugal ou no estrangeiro, para saber como é que eu estava. Nunca houve nenhuma divergência entre nós e essa ligação acabou por beneficiar o futebol português, contribuindo para que, na altura, houvesse harmonia entre os clubes.


"Ele percebe muito de futebol"

P Encontra algum segredo para justificar o sucesso de Pinto da Costa?
R Quando estive no Benfica ainda lhe ganhei algumas vezes [risos]. Conquistei quatro campeonatos, em seis anos, e isso nunca atrapalhou a nossa amizade. Penso que o segredo é ele perceber muito de futebol. Só percebendo de futebol é que se pode ganhar. Ele percebe e, por isso, ganha tantas vezes. É como em qualquer negócio: é preciso saber do assunto de que se trata para se conseguir ser bem sucedido.


"Vitórias do FC Porto prestigiaram Portugal"

P Pinto da Costa é uma das figuras mais controversas. Como é que avalia a influência dele no futebol português ao longo destes anos?
R Teve uma influência muito positiva, conforme se nota pelo que conquistou no clube dele, um clube que faz parte do futebol português. Logo, todas as vitórias, sobretudo as que foram conseguidas a nível internacional, contribuíram para prestigiar o nome de Portugal e do futebol nacional.