sexta-feira, dezembro 30, 2005

Opiniões

José Manuel Ribeiro no Ojogo:


Peso


1. A necessidade, no FC Porto, de um ponta-de-lança que dê troco a Quaresma e Lisandro dispensa confirmação. Podia ser McCarthy, mas não é. Podia ter sido Hugo Almeida, mas ainda lhe falta qualquer coisa e, para além de lhe faltar qualquer coisa, as características que tem entram em litígio com os pés voadores e os passes esperançosos da dupla de extremos. Pode ser Bruno Moraes, em quem algumas pessoas bem colocadas na SAD acreditam muito, mas não seria sensato - nem justo - esperar tanto, tendo em conta o joelho avariado. Não podia ser Sokota, porque a utilidade de Sokota não é essa. Pode ser Lisandro, porque sabe marcar golos, mas os golos que ele sabe marcar já tem marcado: não é razoável esperar que, passando a ponta-de-lança, marque esses e outros ainda. Ou seja, se Lisandro for chamado a marcar os golos do ponta-de-lança, quem marcará os golos de Lisandro? O FC Porto precisa de alguém que marque os golos que estão por marcar e não os que já são marcados.

2. O problema do lateral-direito já o definiu Co Adriaanse quando contratou Sonkaya: mediano não chega. Para esse lugar, o que o FC Porto procura é um que seja muito bom e os que são muito bons transferem-se para o Liverpool (página 14). Visto de fora, parece que o holandês tomou uma decisão: já que não conseguia pôr ali um jogador plenamente satisfatório, resolveu aproveitar a vaga para fornecer à equipa o peso que lhe fez falta, por exemplo, na Liga dos Campeões. Não é que ela se tenha notado mais na defesa, mas o sector que precisava de crescer e engordar não pode fazê-lo, porque seria criminoso. Quem aceitaria agora que ele tirasse o Paulo Assunção do onze para pôr uma bisarma à frente dos centrais?


Mas o centro da FIFA não

"Um clube investe num jogador, paga-lhe um salário, mas depois fica sem ele. É uma situação chata e que terá de ser alterada rapidamente, até porque o centro do futebol encontra-se na Europa"

Jorge Manuel Mendes, empresário




Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto ao Ojogo:


"McCarthy deve ser vendido"

O FC Porto deve vender McCarthy e contratar outro ponta-de-lança?
R Acho que sim. Até percebo as razões que a SAD teve para não o vender no Verão, mas agora não faz sentido mantê-lo no plantel. Acho que o FC Porto deve contratar outro ponta-de-lança, talvez explorando o filão argentino. Já que tem dado bom resultado, acho que podia apostar nesse mercado.


"FC Porto tem de apostar num lateral de qualidade"

Kromkamp foi para o Liverpool. É urgente reforçar o lado direito da defesa?
R Absolutamente. Acho que o lado direito da defesa é o grande drama da equipa. Não gosto de nenhuma das soluções testadas até agora, mas admito que há um jogador no plantel que pode ser aproveitado. É o Ibson, que no Brasil já jogou nessa posição. De qualquer maneira, o FC Porto deve ir ao mercado e apostar num jogador de qualidade. O Seitaridis foi um bom negócio e, apesar de não ter feito uma grande época, actualmente não há nenhum jogador com o mesmo nível para o lado direito da defesa. O Sonkaya foi uma falha.


"Helton é bom de mais para estar no banco"

Vê vantagens na contratação de Moretto e numa eventual cedência de Helton?
R Vejo, se isso representar uma redução de custos do plantel. O Helton é um bom guarda-redes, mas muito caro. É um crime ter um guarda-redes dessa qualidade no banco, um desperdício de qualidade. É bom de mais para ser o suplente, pelo que vejo benefícios na contratação do Moretto se for, efectivamente, para reduzir custos. Mas tirar o Baía está fora de causa, é o titular indiscutível. Aliás, também acho que o FC Porto deve renegociar o contrato de Bruno Vale.