quarta-feira, novembro 30, 2005

FC Porto reduz prejuízos e passivo no 1º trimestre da época

Reabertura do mercado em Janeiro traz novas oportunidades

FC Porto reduz prejuízos e passivo no 1º trimestre da época

O FC Porto reduziu o seu passivo no primeiro trimestre fiscal, que findou a 30 de Setembro. A redução foi de 8,3%, ou 11 milhões de euros, e deixa o passivo nos 122,4 milhões de euros, anunciou a SAD do clube em comunicado.

A SAD portista manteve prejuízos, mas estes foram agora menores, passando de 8,2 para 5,7 milhões.

As vendas e prestação de serviços subiram 11% para 8,4 milhões.

Os proveitos operacionais da empresa aumentaram 4% face ao homólogo, e os custos operacionais diminuíram 13%, ou 2,3 milhões.

As despesas com salários também recuaram 19%, ou 1,8 milhões de euros, face ao homólogo, situando-se nos 7,4 milhões de euros no trimestre em causa. O rácio de salários sobre proveitos operacionais diminuiu de 90% para 70%.

Já os resultados relativos a passes dos jogadores atingiram os 3,2 milhões negativos, acima dos 2,2 milhões do homólogo.

Contenção nas despesas e investimentos para esta época

«No exercício 2005/6 a sociedade perspectiva o sucesso desportivo num enquadramento orçamental rígido. O orçamento aprovado pelos accionistas prevê uma estratégia de contenção nas despesas e nos investimentos. As contas divulgadas neste primeiro trimestre estão em perfeita sintonia com a estratégia definida e com o orçamento aprovado», refere a SAD no comunicado.

O plantel 2005/6 foi reforçado com os investimentos realizados nos jogadores Marek Cech, Helton, Fatih Sonkaya, Sokota, Alan e Jorginho. Recorde-se que os argentinos Lucho González e Lisandro López, apesar de terem sido contratados em Abril de 2005, apenas iniciaram a sua prestação desportiva na época em curso.

«Este grupo constitui o plantel mais jovem da Liga Portuguesa (média de idades de 24 anos) o que revela que o esforço de investimento tem sido direccionado para jovens com elevado potencial desportivo e de valorização», diz ainda a SAD.

De resto, há ainda a ter em conta que «as mais valias com transferências ocorrem nas janelas de transferências (Janeiro ou fim de época), permitindo dessa forma corrigir deficits de exploração apresentados em períodos de prestação de contas intermédios. Ainda assim, neste período está contabilizada a mais valia líquida decorrente da transferência de Nuno Valente para o Tottenham Hotspurs».

A queda de 19% nos custos com pessoal «é em parte explicada pelas despesas contabilizadas no 1º trimestre de 2004/5 relativas a rescisões contratuais acordadas com alguns jogadores e com a equipa técnica», especifica a empresa.

Parceria com PT garante proveitos globais fixos de 21,2 milhões

Na estrutura de proveitos, a SAD destaca o facto dos proveitos operacionais excluindo proveitos decorrentes de transferências terem crescido 9% face ao 1º trimestre 2004/5. «Este crescimento é em parte explicado pela renegociação do acordo de patrocínio com a Portugal Telecom, que agora se estende até 30 de Junho de 2011». Esta parceria comercial permite à SAD garantir, nos próximos 6 anos, «proveitos globais fixos de 21,2 milhões de euros que poderão crescer em função da performance desportiva durante a vigência do contrato».

O crescimento de receitas está também relacionado com o aumento dos espectadores no Estádio do Dragão. «De facto neste início de época as assistências aos jogos, nomeadamente as receitas decorrentes da venda de bilhetes jogo a jogo, registaram um crescimento considerável que demonstra uma maior confiança na equipa», conclui.