sábado, agosto 20, 2005

Supertaça Olegário Benquerença

A lampionagem começou a época como acabou a última, ganhando com mais uma roubalheira, conquistando a Supertaça Olegário Benquerença...continua tudo na mesma...não precisam de contratar reforços...

O Tribunal de O JOGO
O caso do jogo: 51'


No lance que originou o golo do Benfica, da autoria de Nuno Gomes, Geovanni envolve-se a meio-campo com Ricardo Chaves, com o jogador do Vitória a ficar queixoso no chão. O árbitro Olegário Benquerença ajuizou bem ao deixar seguir a jogada?

JORGE COROADO
O lance é precedido de falta a meio-campo de Geovanni sobre Ricardo Chaves. Falta não assinalada que no seu desenvolvimento, permitiu a obtenção do golo do Benfica. Para além da falta técnica, não decidida pelo árbitro, à semelhança de outros lances, ficou também por proceder à acção disciplinar. Uma entrada daquelas não é por acaso. O cartão vermelho impunha-se. (mão para baixo)

SOARES DIAS
Não, porque efectivamente há falta de Geovanni sobre Ricardo Chaves. O jogador do Benfica pisa o pé do jogador do Vitória de Setúbal na disputa de bola. Teria, portanto, que haver lugar a um livre indirecto contra o Benfica, surgindo depois o golo encarnado numa jogada precedente de falta. Uma vez que o lance é casual penso que, neste caso, não haveria motivos para sanção disciplinar. (mão para baixo)

ROSA SANTOS
A jogada é precedida de falta do jogador do Benfica sobre Ricardo Chaves. O árbitro deveria ter assinalado a falta, interrompendo, por isso, o jogo. Uma vez que a entrada foi algo violenta, admitia-se que o árbitro sancionasse Geovanni disciplinarmente, com o cartão amarelo. (mão para baixo)

ANTÓNIO ROLA
Em face do que foi possível observar, o árbitro deveria ter assinalado falta contra o jogador do Benfica, já que Geovanni pisa o pé do seu adversário. Ficou assim por punir essa infracção. Dado que os jogadores se envolveram numa disputa de bola, aceitava-se somente a sanção técnica, não existindo, por isso, motivo para acção disciplinar. (mão para baixo)



P.S: Começou o Campeonato...do jogo de ontem há registar perus,um boa contratação do Sporting na arte de mergulhar, Deivid e Tello também evoluiu muito com o professor Liedson e um jogo mediocre, aquela melhor pressão da europa,segundo Peseiro, assusta!!!! e um cartão vermelho não mostrado a Rochemback aos 12 minutos de jogo. O Fífias não se queixou do árbitro?

Expulsão perdoada a Rochemback


O caso do jogo ocorreu logo aos 12', na sequência de uma entrada (bastante) dura de Rochemback sobre Meyong. O árbitro limitou-se a exibir um cartão amarelo, mas, por maioria (ainda que não absoluta), o painel de O JOGO defende que o sportinguista deveria ter sido expulso de imediato.

Sporting 2-1 Belenenses
Árbitro do jogo | Pedro Proença
Árbitros assistentes | Tiago Trigo e José Lima

O CASO


12' No meio campo do Sporting, Rochemback comete falta aparatosa sobre Meyong, decidindo-se o árbitro Pedro Proença pela exibição de um cartão amarelo. Foi esta a opção mais correcta que o juiz da partida poderia ter tomado?

JORGE COROADO (dedo para baixo)
Rochemback faz um "tackle" frontal, perigoso, atingindo Meyong nas pernas, ainda que jogando igualmente a bola. A jogada prefigura uma conduta violenta, que deveria ter sido punida com um cartão vermelho e não apenas com um amarelo, como se verificou.

SOARES DIAS (dedo para baixo)
Não foi correcta, porque o tipo de entrada do Rochemback sobre o Meyong era merecedora de cartão vermelho e não de amarelo. Isto face à alteração que houve nas leis de jogo, nas quais a FIFA determina que este tipo de entradas (violentas) têm de ser punidas com um cartão vermelho.

ROSA SANTOS (dedo para baixo)
O cartão exibido devia ter sido o vermelho, pois é uma entrada violenta à perna do adversário. Em lugar de ir à bola, o Rochemback entra à perna do adversário e, portanto, deveria ter abandonado o relvado com a exibição de um cartão vermelho directo.


BRUNO PAIXÃO nomeado para o Acacémica - Benfica. Está a começar em beleza...o FCPORTO para ganhar têm que ser esmagador,vencer e convencer ,como nos tempos de Mourinho, pois pelos indícios a arbitragem vai ser mais do mesmo...