sexta-feira, novembro 19, 2004

Um dos Melhores do Mundo

Um campeão ainda mais forte
Barbedo Magalhães

O FC Porto deu ontem um passo importante para a consolidação de um universo - o das modalidades do clube - com uma importância indesmentível no plano nacional, conferida pelos sucessos desportivos em série que tem conseguido. Porque, imagino, não deixaria de existir um sentimento de vazio nos grupos de trabalho campeões nacionais de seniores do andebol, do basquetebol e do hóquei em patins, para só citar as modalidades colectivas, devido à falta de um espaço próprio onde treinar, jogar e sentir, a cada fim-de-semana, o calor dos adeptos na "verdadeira casa".

Anunciado o regresso de um pavilhão do FC Porto no magnífico complexo desportivo que tem hoje, creio que nada fica a faltar ao campeão europeu de futebol para ser considerado um dos maiores do Mundo. Um dos mais eclécticos será seguramente, competindo talvez apenas com o Barcelona. E isto numa altura em que a evolução estruturante e a profissionalização gradualmente mais acentuada dos clubes de futebol cada vez menos se compadece com o eclectismo, a não ser que também as secções das modalidades que não o futebol também elas se reestruturem e adquiram autonomia.

No caso específico do andebol, que o presidente do FC Porto não escusou abordar ontem, o anúncio da construção de um pavilhão polidesportivo será mesmo a melhor notícia que recebe nos últimos dois anos. Mas essas são outras guerras, a que o campeão tem sabido resistir estoicamente...