sábado, novembro 27, 2004

Se as estatísticas ganhassem jogos...

Das quatro equipas do grupo, o FCPORTO campeão europeu tem:

- mais posse de bola
- efectuou mais remates
- conseguiu mais cantos
- foi apanhado menos vezes em fora-de-jogo do que o Chelsea.

O que está mal:

- falta de eficácia
- solidez defensiva.

«Quando mais é menos

O FC Porto lidera o Grupo H da Liga dos Campeões... em quase todos os aspectos da estatística. A pouca eficácia na hora do remate é que coloca a equipa a fazer contas à partida para a última jornada

CARLOS GOUVEIA


O Chelsea lidera isolado o Grupo H da Liga dos Campeões com 13 pontos, mas a estatística coloca o FC Porto à frente numa série de aspectos. O campeão europeu tem mais posse de bola, efectuou mais remates, conseguiu mais cantos e foi apanhado menos vezes em fora-de-jogo do que os londrinos. Porém, ocupa o terceiro lugar da tabela, com os mesmos pontos do PSG. O que é que se passa, então, para que este domínio não tenha merecido tradução na tabela? A resposta é simples: falta de eficácia e de solidez defensiva.

Os remates do campeão europeu não têm levado a melhor direcção: para marcar dois golos, o FC Porto precisou de tentar 74 vezes, o que dá uma eficácia de 2,7 por cento, um valor muito baixo para quem aspira a seguir em frente na competição. No plano defensivo, a diferença para a equipa de José Mourinho também é abismal. Enquanto o Chelsea ainda só sofreu um golo - precisamente contra o FC Porto - a equipa de Victor Fernandez já "encaixou" cinco.

Os números da UEFA são claros. O campeão europeu finaliza com fartura mas acerta pouco. Entre as 32 equipas que estão em prova, só cinco têm mais remates e os adversários do Grupo H estão bem longe dos seus números. E longe está também o FC Porto do Manchester United no que diz respeito a golos marcados. Os ingleses têm o melhor ataque da competição com 14 golos, "apenas" mais doze do que a equipa portuguesa. A Juventus ainda não sofreu qualquer golo, o que faz da "Vechia Signora" a melhor defesa. No que diz respeito à posse de bola, o FC Porto também lidera as contas do seu grupo. Após a partida de Londres, Victor Fernandez queixou-se precisamente da falta de correspondência entre domínio exercido pela sua equipa nos jogos europeus em termos de circulação e os resultados. Os portistas têm 56 por cento de posse de bola, contra 50 por cento do Chelsea e do CSKA e de apenas 44 do PSG.

O FC Porto ganha ainda ao adversário da última jornada nos números de pontapés de canto, 27 contra 22. Ou seja, em média conquista mais um canto do que os ingleses por jogo. Curiosamente, os dragões são a equipa do grupo que menos vezes foi apanhada em fora-de-jogo (8), o que se explica pelo facto de terem jogado sempre com a necessidade de vencer e de tomarem a iniciativa.

Os números valem o que valem e cabe à equipa de Victor Fernandez contrariar a falta de eficácia na última jornada frente ao Chelsea e manter a esperança num resultado que não passe pela vitória do PSG no outro jogo do grupo. Se for assim, estatística à parte, o campeão europeu seguirá em frente na prova, como é tradição.in Ojogo»