quinta-feira, novembro 11, 2004

Deus nos livre do melhor

Ouçam. Ouviram? Nada, não é? Não se ouve nada. O FC Porto ganhou ao Sporting há três dias e ainda não se ouviu uma palavra sobre o sistema.

É muito raro um clássico acabar assim, tão depressa, logo que o árbitro apita para o final. Normalmente dura mais algum tempo. Normalmente as imagens televisivas são vistas e revistas, dissecadas e esmiuçadas até se conseguir espremer-lhes algum sangue para alimentar os apetites mais vorazes.

Exemplos? Há pouco mais de um ano o FC Porto recebeu o Sporting e dispensou-lhe um arraial de facho mais ou menos como o de segunda-feira, vencendo por 4-1. No final do jogo, Miguel Ribeiro Telles, administrador da SAD do Sporting até fez questão de dar "os parabéns à equipa do FC Porto" e Fernando Santos, o treinador, então ainda em estado de graça, até sublinhou que o adversário "jogou melhor" e teve "todo o mérito na vitória".

Mas essas foram as declarações a quente. A frio, depois de uma análise cuidada das imagens, descobriu-se uma agressão de McCarthy a Beto tão grave que foi possível reduzir o jogo a esse instante. Foi um alívio, imagino, perceber que o mais importante do jogo não tinha sido a clara superioridade do FC Porto, nem os quatro golos marcados, nem sequer a lição de táctica oferecida por José Mourinho. É sempre um alívio não ter que falar muito sobre futebol quando se perde de forma tão clara e durante semanas só se falou de McCarthy e Beto.

Ora, este ano, a arbitragem do FC Porto-Sporting não mereceu reparos.

António Costa não viu uma grande penalidade de Polga sobre Quaresma numa altura em que o jogo ainda não se tinha definido. E não viu outra, talvez menos clara, de Rui Jorge sobre Derlei instantes mais tarde. E também se esqueceu de expulsar Beto mas, que diabos, errar é humano e o benefício da dúvida existe para isso mesmo.

Pergunto-me durante quanto tempo se falaria de António Costa se os lances duvidosos tivessem sido ao contrário.

Imagino primeiras páginas inteiras a garantir "foi penálti", imagino estudos com físicos e matemáticos capazes de demonstrar através de fómulas infalíveis que a bola estava dentro, imagino treinadores estrangeiros a assegurar que o FC Porto foi
beneficiado.

Mas não foi, pois não? E como não foi, o melhor é não falar mais nisso ou ainda íamos ter que pensar que o sistema não conhece o dono e isso seria uma maçada. Ainda acabávamos por ter que acreditar que desta vez, pelo menos desta vez, ganhou mesmo o melhor. Deus nos livre. >


Jorge Maia no OJogo