terça-feira, outubro 26, 2004

Lá fora é que é bom...

"Em Old Trafford, o Manchester United pôs fim à invencibilidade de 50 jogos do Arsenal, cuja rivalidade com os "Red Devils" desde há uns anos vem marcando a agenda da Premier League. Reclamam os londrinos pois consideram que o penálti que deu o primeiro golo não existiu; pode queixar-se o Manchester de uma sarrafada de Ashley Cole a Ronaldo dentro da área que deveria dar direito a penálti, vermelho e uma ida ao tribunal de polícia, por atentado à integridade física do adversário; Van Nistelrooy, que na época passada quase foi espancado em campo por jogadores do Arsenal após falhar um penálti no último minuto de jogo, arrisca agora três jogos de castigo por agressão impune a Ashley Cole (imagens televisivas); no final da partida, Alex Ferguson, treinador da equipa da casa, foi atingido no túnel de acesso ao balneário com restos de comida e sopa de tomate; o cavalheiro Arsène Wenger disse que o Arsenal foi roubado. Está de rastos a SuperLiga..."

Carlos Machado no Ojogo

_____________________________________________________________________________________

"O futebol português viveu momentos agitados na semana passada. O clássico entre o FC Porto e o Benfica deu "pano para mangas". A imagem da bola que Vítor Baía não defendeu e que daria o empate aos lisboetas passou mais vezes nas televisões do que o grande golo que McCarthy marcou na Luz. Os jornais encheram páginas. O jogo foi relegado para segundo plano, valorizado-se mais as cenas ocorridas na sala de Imprensa. O futebol português estava novamente na lama. Nos diversos debates, apareceram comentadores a confessar que estavam envergonhados com aquilo que se passava no nosso futebol. "Lá fora é que é bom, não se passa nada disto". Azar. Não foi preciso esperar muito tempo. Este fim-de-semana, na pátria do futebol, os ingleses devem ter corado de vergonha. Em Old Trafford, o Teatro dos Sonhos, Manchester United e Arsenal - um dos maiores clássicos do futebol mundial - proporcionaram cenas lamentáveis Dentro do campo, a exemplo do que já havia acontecido na época passada, precisamente entre estas mesmas equipas. Rooney, um britânico de gema, deixou-se cair para provocar um penálti que resultaria no primeiro golo dos "red devils". O que teriam dito se fosse Cristiano Ronaldo a cair na grande área do Arsenal? Certamente chamar-lhe-iam "piscineiro". Curiosamente, minutos depois do golo de Van Nistelrooy, o craque português foi mesmo derrubado em falta por Ashley Cole, mas o árbitro decidiu pela famigerada lei da compensação. Afinal, os árbitros ingleses também erram.

Além daquilo que se viu no relvado, pelos vistos o pior aconteceu no túnel de acesso aos balneários. Nós, por cá, teríamos resolvido os problemas com uns estalos e uns pontapés, mas em Inglaterra são mais originais. Atiram sopa uns aos outros. São uns valentes. "

Manuel Casaca no Ojogo