domingo, outubro 03, 2004

António Tavares Teles

1. Li (em tempo de férias que hoje terminam) muitas análises sobre o FC Porto. E as opiniões dos analistas que as produziram, ou não fossem quase todos eles de Lisboa, em princípio pois antiportistas e anti-Pinto da Costa (embora alguns finjam fazer uma distinção entre essas duas antipatias), coincidem em muitos pontos, principalmente num: para eles o sucesso portista dos últimos dois anos ficou a dever-se a bem dizer por inteiro a José Mourinho.

2. Ora bem, é evidente que José Mourinho é um treinador de futebol notável, tal como o demonstrou nas Antas e depois no Dragão, e vai seguramente demonstrá-lo em Stamford Bridge, contra uma concorrência muito mais forte, de resto. E tem alguma razão Octávio Ribeiro quando escreve (no "Correio da Manhã) que ele (Mourinho) era "a alquimia que transformava o jogador em ouro", embora tal alquimia, por melhor que fosse, não tenha chegado para transformar nesse precioso metal nem Bruno, nem Tiago, nem Marco Ferreira, nem Ricardo Fernandes, nem Maciel, nem outros, entre os quais Jankauskas e até McCarthy, que raramente se exibiu à altura do valor, e do preço de custo que Mourinho lhe atribuiu. Isto, aliás, para só citar jogadores que o próprio Mourinho "comprou". Mas é verdade que fez de Paulo Ferreira, Nuno Valente e Derlei (também "comprados" por ele) craques muito acima do que deles se esperava, e construiu uma equipa que, a partir de certa altura, quer em 2002-2003, quer em 2003-2004, se tornou quase imbatível. E, para que isso ficasse bem claro, venceu a Taça UEFA e a Liga dos Campeões nessas duas épocas consecutivas...

2. De resto, para confirmar o que atrás digo - que ele é um treinador notável e que tornou a equipa portista praticamente imbatível - bastaria o seguinte: nunca em Lisboa e arredores (quase todo o país, como se sabe...) deve ter rezado tanto para que alguém deixasse o FC Porto como se rezou por Mourinho...

3. ...Com uma excepção porém, que se aplica, como é evidente, a Pinto da Costa. Com efeito, há quantos anos não andam os benfiquistas e sportinguistas a rezar para que o "homem" vá para a política, para os negócios, para o que quer que seja, mesmo para o raio que o parta, mas deixe o futebol?

Porque, por mais que muita gente - quatro ou cinco, mais dois ou três, farão entre seis a oito milhões... - afanosamente procure passar a imagem (dizem que a memória é curta...) de que o FC Porto só começou a ganhar há dois anos a esta parte, a verdade é que (por exemplo) só nos últimos dez anos os portistas foram... sete vezes campeões, conquistaram o "penta" (sem Mourinho, veja-se bem...) e, em vinte e dois anos de presidência, Pinto da Costa ganhou por quinze (15) vezes o título nacional, fora o resto, é claro, sendo que esse resto inclui uma Taça dos Campeões Europeus, uma Supertaça Europeia, uma Taça Intercontinental, etc., etc., etc. Enfim... Pelo que, apesar das aparências, o grande problema para os antiportistas continua a ser quem a gente sabe. Isto é, aquele de quem muitos desses milhões atrás citados dizem: "Não gosto nada dele, mas tomara vê-lo à frente do meu clube". Embora, como é óbvio, seja mais fácil recorrer a Mourinho, que está no mercado, e ele Pinto da Costa não...

4. Mas não comete erros, Pinto da Costa, como presidente do FC Porto? É claro que comete. Só que, querer acreditar que ele está "morto" e que sem Mourinho o FC Porto não ganha mais nada, é como tapar o sol com uma peneira: a peneira não esconde, nunca escondeu a realidade! E não é agora que iria começar a fazê-lo...

Pelo que, paciência, muita paciência, precisa-se - o "homem" ainda não morreu:

está vivo e, mesmo apesar de Del Neri, e até se calhar de Victor Fernandez, continua sem dúvida a recomendar-se.

5. A terminar: volto ao mesmo Octávio Ribeiro, desta vez citando por inteiro a frase donde extraí o trecho que há pouco transcrevi: "O que Pinto da Costa não perdoa é que, com Mourinho, foi-se a alquimia que transformava o jogador em ouro".

Mas também cito Alexandre Pais, que escreveu, ele, no "Record" o seguinte:

"Talvez Ricardo Carvalho faça falta ao FC Porto, afinal Pepe tem cometido alguns deslizes próprios de um central de 21 anos.

Talvez Deco faça falta ao FC Porto, afinal Diego ainda não tem a classe do mágico, aliás seria difícil que isso acontecesse aos 19 anos e logo após ter aterrado em Portugal.

Talvez Pedro Mendes faça falta ao FC Porto, afinal Carlos Alberto não tem nem as características nem a regularidade do médio do Tottenham. O que tem é 19 anos.

Talvez Paulo Ferreira faça falta ao FC Porto, afinal Seitaridis tarda em ambientar-se e voltar à velha forma. (...) Mas tem 23 anos, não falhará".

Para já não falar doutros: Postiga, Raul Meireles, até Luís Fabiano: quem sabe se em breve eles não estarão a cintilar por aí como ouro de lei e a render, em títulos, juros e mais-valias, o que os outros renderam, ou pelo menos coisa parecida?