sábado, julho 31, 2004

FCPORTO 1 - Liverpool 0




A crónica da ABola

Carlos Alberto marca golo da vitória sobre o Liverpool

O FC Porto estreou-se da melhor maneira na Champions World Séries, ao vencer o Liverpool por 1-0, no Skydome de Toronto, perante 40.078 espectadores. Carlos Alberto foi o autor do golo, aos 84 minutos, mas os portistas rubricaram excelente primeira parte e desperdiçaram quatro oportunidades de golo.



ASF
Primeiro grande teste da equipa de Lugi del Neri, e logo frente ao Liverpool, equipa que mantém a estrutura da época anterior, agora com Cisse e um novo treinador, Rafael Benitez, campeão espanhol pelo Valência. Bem pode afirmar-se que os azuis-e-brancos passaram o teste com distinção, não apenas pela vitória, mas muito mais pela exibição, em especial na primeira parte.

Depois do domínio inicial dos ingleses, a equipa de Del Neri tomou conta do jogo e bem merecia estar em vantagem ao intervalo. Mesmo sem os internacionais do Euro-2004 e uma equipa com muitas caras novas, o FC Porto dominou por completo o Liverpool. Sacudiu a pressão dos ingleses e depois só não marcou por manifesto azar: «tiro» de Ricardo Quaresma à barra, com o pé esquerdo e o guarda-redes Dudek fora do alcance da bola (11 m); grande jogada de Rossato pela esquerda e Derlei a falhar por um triz (18 m); confusão na área inglesa e mais uma vez Quaresma a rematar... à barra! (27 m); passe de Ricardo Costa para McCarthy e este a «estoirar» com perigo (34 m).

Ou seja, as melhores oportunidades de golo da primeira parte pertenceram ao FC Porto, que teve em Ricardo Quaresma o melhor elemento em campo, mas também Ricardo Costa, Pepe, Rossato, Raul Meireles, Bosingwa e McCarthy também estiveram em bom plano.

Na segunda metade, com a dança das substituições o jogo perdeu qualidade, mas ainda assim os portistas mantiveram-se seguros, aguentaram a pressão dos ingleses e também criaram oportunidades de golo. Logo nos primeiros minutos, Ricardo Quaresma obrigou Dudek a boa defesa, depois o jogo entrou em toada morna, de expectativa, até que Milan Baros, aos 62 minutos, rematou ao lado da baliza de Nuno. O Liverpool dava, finalmente, sinal de inconformismo, subiu no terreno e tentava o golo, mas entretanto Del Neri, com muita e boa «matéria-prima» no banco, refrescou a equipa e imprimiu maior velocidade ao jogo, equilibrando de novo as «operações». Aos 78 minutos, Hugo Almeida quase surpreendia Dudek, num claro sinal de que os azuis-e-brancos, agora com uma equipa muito diferente da que actuou na primeira parte, continuavam apostados em chegar ao golo.

... E este surgiu aos 84 minutos, quando Jorge Costa colocou a bola na área e Carlos Alberto, oportuno, aproveitou uma falha da defesa inglesa. Um tento mais que merecido e que só pecou por tardio. Na ponta final, o Liverpool pressionou na busca do golo do empate, mas o guarda-redes Nuno, numa excelente intervenção, evitou que o jogo se decidisse nas grandes penalidades.

Mesmo sem Deco, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira, o FC Porto deu provas de que continua muito forte e até com mais opções que na época passada. Pepe deu boa conta do «recado» no eixo da defesa, enquanto Ricardo Costa e Rossato rubricaram excelentes exibições nas laterais; Bosingwa confirmou o excelente início de época, tal como Raul Meirelos, no «miolo»; Ricardo Quaresma teve dois remates com selo de golo, um à barra e outro ao poste (na primeira parte) e mostrou que está com gana de «mostrar serviço»; McCarthy subiu de produção com o decorrer do jogo e também podia ter facturado.

Em suma: se este FC Porto já mostrou tão boas credenciais, o que sucederá quando Maniche, Postiga, Costinha, Nuno Valente e Seitaridis (os «europeus» recém-chegados) estiverem a cem por cento?

O próximo jogo do FC Porto é no domingo, frente aos turcos do Galatasaray.

Estádio Skydome, em Toronto

FC PORTO – Vítor Baía; Ricardo Costa, Pepe, Pedro Emanuel e Rossato; Quaresma, Raul Meireles, Bosingwa e César Peixoto; McCarthy e Derlei.
Jogaram ainda na segunda parte: Nuno, Carlos Alberto, Hugo Almeida, Marco Ferreira, Maciel, Jorge Costa e Areias.

Treinador: Del Neri

LIVERPOOL – Dudek; Carragher, Hyypia, Warnock e Whitbread; Gerrad, Hamann, Murphy e Riise; Cisse e Owen.

Jogaram ainda na segunda parte: Henchoz, Finnan, Milan Baros, Kewell, Diao, Sinama e Biscan.

Treinador: Rafael Benitez

Ao intervalo: 0-0

Golo: Carlos Alberto (84 m)

Resultado final: 1-0

Cartão amarelo a Ricardo Quaresma, Hamann, Pepe, Sinama e Hugo Almeida