sábado, junho 05, 2004

"A Taça dos Campeões há-de voltar"



Pinto da Costa: "Recordo o dia 23 de Abril de 1982 com especial ênfase, porque foi nesse dia que disse que enquanto me sentisse útil ao FC Porto e tivesse o apoio dos sócios, continuaria a servir o clube", referiu. Apresentando "uma velha amiga" para uns e uma "nova amiga" para outros, referindo-se à Taça dos Campeões, exposta ao lado, o presidente portista mostrou-se confiante para os próximos anos: "Estamos todos aqui cheios de confiança, fé, vontade e com a certeza de que o futuro há-de ser tão brilhante como o passado".

"Esta taça vai estar um ano em exposição no FC Porto, mas há-de voltar a este estádio". A condição, segundo Pinto da Costa, é simples: "Basta continuarmos a ter adeptos como os que temos". Depois uma crítica com destinatário conhecido. "Foi com enorme vaidade que vimos um painel de felicitações na Câmara Municipal de Lisboa, e festas do Algarve ao Minho, ao mesmo tempo que outros tiveram a mediocridade de não abrir as portas da autarquia", referiu Pinto da Costa, recordando o feito recentemente alcançado pelo FC Porto: "Há muitos clubes que nunca foram campeões europeus e nós já conseguimos vencer a competição duas vezes".

Porquê Del Neri?
"Pela filosofia de jogo, pela ambição e pelo conhecimento que temos dele. Nos muitos contactos que tenho em Itália, todos me falaram bem de Del Neri. Já o conheci, conversámos durante várias horas, ele compreendeu a minha filosofia e eu compreendi a dele. Já conheceu o clube e o estádio. Del Neri esteve aqui nesta sala [tribuna VIP do Estádio do Dragão] a seguir ao jogo entre o FC Porto e o Paços de Ferreira"


Construção do plantel
"Ainda vou conversar com o treinador. Temos a certeza da saída de dois jogadores, o Paulo Ferreira e o Secretário. Terão de entrar outros dois. Aliás, terá de entrar uma cara nova por cada um que saia. Del Neri levou muitas cassetes e como está lesionado vai ter muito tempo para as ver. Entradas confirmadas só as de Ibarra, Areias, Pepe e Rossato. Não vem ninguém de Itália com o treinador".


Costinha e Deco
"São jogadores do FC Porto e espero que continuem a ser. O Paulo Ferreira é o único que tem a saída praticamente certa"


Seitaridis
"Não sei quem é o Seitaridis. É alto? Então é porque vem para o basquetebol. O que está certo é o regresso do Ibarra. Vai regressar e tem o aval de Del Neri, que já o conhecia. Aliás, o Ibarra provou no Mónaco que é um excelente jogador"


Luís Fabiano

"Não falei com Del Neri sobre isso. Só sei que vamos colmatar as saídas de jogadores com a vinda de outros"


Mourinho
"Ainda não falei com ele, porque continua em Londres. Acredito que vai ter muito sucesso no Chelsea e acredito que é o treinador ideal para aquele clube, construindo uma grande equipa. Gostava que o Chelsea fosse campeão de Inglaterra e que ganhe todos os jogos, menos aqueles que dispute com o FC Porto"


Alegada zanga com ex-treinador
"Li em vários sítios que estávamos zangados, mas na véspera de partirmos para a Alemanha o Mourinho veio ter comigo e perguntou-me que gravata ia usar. Disse-lhe que levava a oficial mas que no dia da final usaria a do ano passado, em Sevilha. Ele fez o mesmo. Mourinho não festejou? Têm de lhe perguntar a ele. Sei que teve uma alegria enorme por vencer a Liga dos Campeões, que era uma espécie de obsessão desde o jogo com o Manchester United"


Ameaças a Mourinho
"Soube que recebeu ameaças, mas não levei a sério. Há um ditado que diz que cão que ladra não morde. Se eu quiser fazer mal a alguém não o aviso primeiro"