terça-feira, fevereiro 17, 2004

Maus hábitos

JORGE MAIA no Ojogo

Imagine que a sua equipa está em primeiro lugar no campeonato com uma vantagem confortável sobre os principais rivais e ainda sem derrotas.
Imagine que está nas meias-finais da Taça de Portugal, com boas perspectivas de atingir a final. Imagine ainda, se for capaz, que está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, pronta para receber o Manchester United e já agora imagine que, este ano, já ganhou a Supertaça. Se conseguiu abstrair-se do barulho do café, dos problemas para esticar o ordenado até ao fim do mês, se fechou os olhos e conseguiu "viajar" para um lugar bonito, se imaginou isto tudo e mesmo
assim não ficou com um sorriso nos lábios, então, provavelmente você é portista e está mal habituado. Ou bem habituado. Depende da perspectiva de cada um.

A verdade é que o FC Porto, os seus jogadores e até o seu treinador são vítimas das expectativas que eles próprios criaram. Depois de uma temporada em que ganharam tudo o que podiam ganhar, incluindo os dois jogos realizados em casa dos dois rivais de Lisboa, os recentes empates
com o Sporting e o Benfica deixaram um sabor a pouco entre os adeptos.
Como se ganhar em Alvalade e na Luz fosse o pão nosso de cada dia. Não é. A verdade é que o FC Porto chega à 22ª jornada do campeonato em primeiro lugar, com cinco pontos de vantagem sobre o Sporting que valem seis e nove pontos a mais do que Benfica que valem dez. Chega até aqui com a certeza de que os dois rivais de Lisboa ainda têm que ajustar contas entre si lá mais para o fim do campeonato, o que significa que mesmo que ganhem todos os outros jogos, um ou ambos ainda vão perder pontos naquele que será o último (e decisivo?) clássico da temporada.
Chega até aqui com a certeza de que é a única equipa que só depende de si própria para vencer um campeonato que, sem menosprezar os adversários que se seguem, parece ser sempre a descer depois de duas contagens de montanha. E chega até aqui com mais o que fazer do que preocupar-se com a SuperLiga, o que nem todos podem dizer.

Talvez o FC Porto não esteja tão forte como na última temporada. Ou talvez os adversários não estejam tão fracos, o que seria uma boa notícia para o futebol português. Seja como for, só mesmo um portista seria capaz de torcer o nariz perante o cenário actual. Afinal, o FC Porto ainda pode ganhar tudo esta temporada. É difícil, mas não é impossível. Quem mais pode dizer o mesmo?


Relva ao tapete: Manchester em casa

O FC Porto decidiu finalmente fazer qualquer coisa em relação à relva do estádio do Dragão e optou por uma solução radical: a substituição integral do relvado. O trabalho deverá ser concluído em tempo recorde com resultados garantidos pela mesma empresa que instalou, entre outros, o relvado de Old Trafford, o estádio do Manchester United. Ora, tudo deve ficar pronto precisamente a tempo da recepção aos ingleses para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões o que coloca uma questão interessante: como os portistas não vão ter mais do que três ou quatro
dias para se habituarem ao novo relvado, será que o Manchester se vai sentir em casa?