quinta-feira, janeiro 29, 2004

António Tavares Teles no Ojogo

Em causa

1. Ainda a respeito de Fehér, da ausência de Pinto da Costa na delegação do FC Porto que se deslocou a Lisboa em missão de condolências pela morte do jogador, e das muitas críticas que, implícita e explicitamente, foram feitas a essa ausência (ao mesmo tempo que se punha em grande destaque a grandeza do gesto de Dias da Cunha, ao abraçar Luís Filipe Vieira perante o féretro do desafortunado moço): não pondo eu de forma alguma em causa que, quer o presidente portista, quer o presidente sportinguista, sofreram realmente com o trágico acontecimento, pergunto contudo onde acham que houve mais verdade ou, pelo menos, mais sinceridade - na ausência de Pinto da Costa ou no abraço de Dias da Cunha?

2. Porque o que está em causa não é a relação desses dois presidentes com Fehér, a morte de Fehér, o luto que se lhe seguiu. Mas sim com duas outras coisas: com a relação de ambos com o Benfica, e sobretudo com Luís Filipe Vieira, que são más e não deixaram de sê-lo só porque Fehér morreu; e com uma eventual vontade da parte de cada um deles de ultrapassar os conflitos entre grandes que existem no nosso futebol. Ora, não só não acredito que a relação de Dias da Cunha com o Benfica, mas sobretudo com Luís Filipe Vieira, se altere (por mais que haja quem, em Alvalade, não tenha ficado satisfeito quando ninguém da direcção leonina se deslocou à Luz, por ocasião do último Benfica-Sporting, e haja igualmente quem pugne por uma aliança leão-águia contra o dragão); como também os recentes desaguisados entre portistas e sportinguistas a respeito do clássico a disputar no próximo sábado em Alvalade mostram que alguém esteja disposto, só porque Fehér morreu, a deixar de lutar, seja em que terreno for, pela vitória das suas cores.

3. Por isso, acho que é melhor deixarmo-nos de votos pios, de análises hipócritas, de falsas esperanças (que de resto ninguém verdadeiramente tem). Porque Fehér morreu, mas a vida continua. E a vida não é sempre bonita, toda a gente o sabe.

4. A terminar, com outra pergunta: será que alguém acredita que Luís Filipe Vieira vai abandonar a direcção do Benfica?