terça-feira, novembro 21, 2017

PROGRAMA NA INTEGRA : "O NOVO APITO DOURADO" :-)




AHAHAHAHAHAH!!!...Foi hilário...risota completa...aliás, o melhor resumo fazem-no os benfiquistas:






A notícia caiu que nem uma bomba num país sem jogos para o campeonato há duas semanas. Infelizmente não me refiro à polémica revelação feita por Bruno de Carvalho de que o Pai Natal é verde. Não. Vinha aí algo muito mais interessante. Não é todos os dias que recebemos uma notificação da aplicação oficial do clube como esta: “os nomes do novo Apito Dourado, às 18h00”.

O quê? Como assim? Onde? Porquê? A perplexidade foi tal que precisei de uns minutos para me recompor. Fui à procura de mais informação e parece que já se sabia desde ontem. Quando dei por mim reparei que a comunicação social já fervia a reboque de um comunicado oficial do clube lançado no dia anterior. MATA, dizia um desportivo. ESFOLA, dizia outro. Preparem-se que vem aí material do bom!

O conteúdo daria pelo nome de “Chama Imensa” e prometia apresentar a partir das 18h00, perdão, mais do que apresentar, prometia “denunciar os nomes da estrutura montada pelo FC Porto para ameaçar e controlar as entidades desportivas, em especial o setor da arbitragem”.

Não é pouco.

Foi por isso que também eu, como muitos benfiquistas, decidi que era hora de saber toda a verdade. Assim que cheguei a casa, rebobinei e sentei-me no sofá. Um apresentador explica que o propósito do programa é o de divulgar a forma como as competições profissionais de futebol estão a ser condicionadas em Portugal.

Ingenuamente, penso: será que é desta que vamos descobrir o que levou alguém a contratar o Douglas?

Ultrapassado o intróito do figurante Luis Costa Branco e uma reportagem sofrível com screenshots de coisas que já todos vimos, seguiu-se uma declaração de Luís Bernardo, diretor de comunicação, que explicou desde logo a real motivação do clube: “queremos marcar a diferença e não haverá nenhum julgamento público.”

É uma postura institucional que o adepto civilizado preza, ou prezaria, se essa mesma postura não fosse derrubada por uma entrada a pés juntos contida na premissa do próprio programa: divulgar “os nomes do novo Apito Dourado”.

Pior: fazer tudo isto por intermédio de José Marinho. E quem é José Marinho, perguntam vocês? Não vos vou maçar com um extensa nota biográfica. Dou-vos a versão curta e grossa. José Marinho é a resposta do Sport Lisboa e Benfica a Francisco J. Marques. José Marinho é a resposta do Sport Lisboa e Benfica a uma pessoa que não merece resposta, a não ser dentro de campo ou nos tribunais, sempre que tal se justificar (e talvez se justifique).

O espectáculo já leva meia hora, ou assim parece tal é a duração do monólogo. Tudo se mantém morno e desinspirado, um pouco como as exibições do Benfica esta época: lances mal gizados, falta de ligação entre os setores (da argumentação e da verdade), um desenho tático inconclusivo, uma vaga ideia de jogo.

Como se isto não bastasse, todo este formato de entretenimento televisivo parece-nos estranhamente familiar. Será que é um daqueles conteúdos da Endemol que foi transmitido em outros países e agora chegou cá?

Não. É só uma réplica embaraçosa do programa do Porto Canal: várias pessoas sentadas à mesma mesa cedem a palavra a Francisco Marques, perdão, José Marinho, que aproveita a gentileza e passa a hora seguinte a falar de tentáculos e de polvos. Spoiler alert: o espectador sai dali com uma mão cheia de nada. Pior: no final continuamos em terceiro lugar, sem jogar a ponta dum chavelho, e com quatro derrotas consecutivas na Champions. Rumo ao quê?

O momento alto deste primeiro episódio de “Polvo Azul” é um organograma. Neste, vemos os principais intérpretes do novo Apito Dourado que tantos estragos promete fazer esta época.

José Marinho começa pela cabeça do polvo e refere Pinto da Costa. É o início de um dos piores monólogos dos últimos anos no futebol português. José Marinho segue por ali fora, qual Salvio sem linhas de passe a correr na direcção de meia dúzia de adversários.

Prossegue indiferente ao sentimento de vergonha alheia que as suas palavras geram no espectador. Este dá por si a desejar o fim de mais uma exibição sofrível. A imagem permanece no ecrã e eu dou por mim a decifrar o tal organograma. A cabeça do polvo é José Sá, tem Ricardo Pereira na direita, Alex Telles na esquerda, Felipe e Marcano no centro da defesa e vai por ali fora com uma série de malfeitores técnico-táticos comandados pelo malfeitor-mor, o excelente treinador Sérgio Conceição. A PJ que ponha os olhos nisto!

José Marinho já perdeu a bola, mas continua a correr: o organograma é assim e assado, estas pessoas isto e aquilo, há um braço armado que faz e acontece. O espectador acaba por não perceber se todas estas manobras já aconteciam enquanto o Benfica conquistava o primeiro tetracampeonato da sua história. E convém que não perceba.

Estamos perante uma manobra de diversão, entretenimento do mais alto gabarito. No site oficial do clube, uma notícia remete para o vídeo com a versão completa do programa e a manchete anuncia em maiúsculas “A DENÚNCIA É NOSSO DEVER”. Ó diabo. Então não era E Pluribus Unum? Um pouco por toda a internet, os benfiquistas dividem-se. Ao fim de umas horas, a dúvida permanece: afinal quem é que nos anda a comer de cebolada? Os outros ou os nossos?

Não sei o que fazer para tornar este novo programa da BTV melhor do que é. Talvez se a malta tentasse falar sobre futebol, mas não tenho a certeza. Também não sei se é possível tornar o programa pior, mas acredito que José Marinho está a trabalhar afincadamente para cumprir esse desígnio. Talvez a minha única sugestão fosse mesmo mudar-se o nome da coisa: em vez de Chama, passaríamos a chamar-lhe “Vergonha Imensa”.

É que a única chama que eu vi hoje foi a de um clube inexplicavelmente em auto-imolação, meses após ter conquistado um tetracampeonato.

Resta-me desejar que a memória me traia daqui a alguns anos e eu só me consiga lembrar de contar aos meus filhos, sócios desde o dia em que nasceram, que se sagraram tetracampeões quando ainda não sabiam caminhar e que mais nada interessa acerca desses anos.

Por fim, saibam que existe uma linha telefónica e um email para onde devemos enviar quaisquer denúncias que considerarmos relevantes: chamaimensa@slbenfica.pt. Por isso mesmo, antes de publicar o texto aqui na Tribuna, fiz questão de o partilhar com a nova equipa de investigação do Sport Lisboa e Benfica. Espero que consigam encontrar e punir os responsáveis por aquilo que vi hoje. Pela verdade desportiva: não a dos outros, mas a nossa, com orgulho muito seu.

O Sport Lisboa e Benfica é infinitamente superior a isto. Toda a gente concordará que não sejamos anjinhos, mas não nos façam passar por parvos ao fazer disto o principal tema em vésperas de uma visita ao Porto. E depois, se a coisa der para o torto à chegada ao Dragão, também não digam que isto não foi um comportamento incendiário.

Quero lá saber se os outros são assim ou se são piores. Ah, e para que a tal memória não nos traia: hoje, pela primeira vez em muito tempo, posso dizer que um funcionário do meu clube superou o presidente do Sporting Clube de Portugal em matéria de rídiculo.

in tribunaexpresso


De partir a moca a rir...agora, imitação do Francisco J. Marques e Porto Canal???? Ó pá...até podem dizer muita merda de vez em quando...mas lá há factos...provas...estão na PJ...são verdade...ninguém consegue desmentir...outros órgãos da comunicação social até já lhe acrescentaram umas coisinhas no mesmo sentido...

...e só faltava o FC Porto ter um polvo...e andar 4 anos de seca...e mesmo esta época já foi roubado numa série de penáltis enquanto lampionagem e lagartagem eram levados ao colo...e só porque teve dois jogos em que foi beneficiado ai Jesus que já aí está o novo apito...ridículo...baratas tontas...estão à rasca...a única salvação que os espera...é que a teia que construíram em todos os sectores lhes continuem a fazer broxes...os mesmos que parou o AD em Leiria e não quis saber do Vieira a escolher árbitros etc e tal...não dava jeito...só assim é que se salvarão...pois se se provar o que o Francisco e Porto Canal denunciaram e se houver justiça...vamos sentir falta deles por uns tempos...:-)) Há coragem? Não me parece...mas...




O que esperemos que não seja hilário...mas heróico como já nos habituaram ... é o jogo de hoje na Turquia...

Como disse após o Besiktas-Mónaco...gostei da qualidade de jogo do Besiktas...mas também tem fragilidades...e o Mónaco até teve as melhores oportunidades...que haja inspiração geral...pode ser só nos descontos...:-))...e que a qualificação fique bem encaminhada...vai ser a sofrer sem saber o que está a acontecer...17:00?!??!  Devia haver um lei de dispensa para portistas...:-))

O Maisfutebol fez o cenário:


No caso da equipa de Sérgio Conceição, a primeira conclusão é óbvia: ganhar na Turquia simplifica muito as coisas e pode até ser sinónimo de apuramento imediato. Os dragões chegariam aos 9 pontos e, se o Leipzig não ganhar no Mónaco ficam logo apurados. Se os alemães vencerem, os dragões manteriam a vantagem de dois pontos e bastaria empatar em casa na última jornada, pois têm vantagem no confronto direto graças à diferença de golos, algo que só ficou estabelecido no pontapé de Maxi Pereira, ao cair do pano, no Dragão.

Agora, o cenário de um empate em Istambul. O FC Porto ficaria com sete pontos e o Besiktas, com 11 e já apurado. Nesse cenário, o emblema azul e branco ainda manteria lugar de apuramento à entrada para a última ronda, aconteça o que acontecer no Mónaco, pois mesmo uma vitória do Leipzig deixaria o FC Porto em vantagem face à referida vantagem no confronto direto. Nesse caso, e com a Liga Europa assegurada, restaria fazer o mesmo resultado do Leipzig, na última ronda. Caso seja o Mónaco a ganhar, então, empatando na Turquia, o FC Porto precisa não perder com os franceses em casa para segurar um lugar de apuramento.

Por fim, o cenário menos desejado, o da derrota. De qualquer forma, nunca será trágico para o FC Porto, embora fique dependente da última jornada.

Se o FC Porto perder e o Leipzig ganhar, os dragões estão obrigados a fazer um resultado melhor do que o conjunto alemão na última jornada; o mesmo resultado não chega. Se o FC Porto perder e no outro jogo houver empate, a ideia passa por ganhar ao Mónaco a fechar, para evitar ser igualado pelos franceses (teriam de ser feitas depois as contas do confronto direto e o FC Porto tem um 3-0 no Principado) e uma possível ultrapassagem do Leipzig, que recebe, recorde-se, o Besiktas, na última ronda. Se o FC Porto perder e o Mónaco ganhar, então o FC Porto precisa na última ronda fazer um resultado melhor do que o Leipzig, ou igual desde que não seja a derrota, porque, nesse caso, seriam os franceses a seguir em frente.

É ainda de sublinhar que se o Mónaco-Leipzig sorrir aos alemães, a Liga Europa está assegurada para os dragões, façam o que fizerem na Turquia, pois os campeões franceses ficam sem hipóteses de ultrapassar os azuis e brancos.







O Real Madrid ao ritmo dos últimos tempos ainda vai parar à Liga dos Coitadinhos...não se desse ao caso do Borussia estar a passar pelo mesmo que eles...:-))



* Reparei que quando o PORTO CANAL denunciou O POLVO LAMPIÃO CORRUPTO com provas...os cartilhados da imprensa assobiaram para o lado e durante várias semanas...

Hoje, após o programa de humor...já todos os cartilheiros dão destaque...é esta raça de FDP que também temos que lutar...não lhe demos razões no aspecto desportivo...força aí malta...




------------------------------------------------------------------------