domingo, novembro 05, 2017

Mais uma vitória comprada no supermercado



São vitórias quase todos parecidas, quase pré-estabelecidas. Há uma entrada com domínio óbvio e lógico. Depois há uma fase em que o adversário também mostra que não vem fazer figura de corpo presente e até tem a melhor oportunidade do jogo até essa altura em mais uma cratera da super elogiada defesa. Não sofre golos, logo é excelente. Obviamente, uma farsa completa. Os adversários têm tido mais oportunidades e jogadas de perigo em menos 1/3 da época do que quase a totalidade nas últimas épocas. Só que, em anos anteriores normalmente resultavam em golo. Uma descida em 90 minutos e era quase sempre fatal. Este ano, como já disse, temos um contrato com os deuses e o Armando Nhaga está ao nosso serviço. Depois, lá aparece o golo.Ou quando não fizeram nada para isso, ou na lavagem dos cestos, aos repelões ou não. O filme é sempre o mesmo.

Na segunda parte, também o habitual. Começam a ser apertados pelo adversário, a vitória começa a ficar tremida, mas o golo aparece na baliza contrária. Justificação: cansaço. Exacto. Como aquela segunda parte em que o FC Porto estava mais fresco que o Sporting, mas fomos dominados por eles? Treta.

E o jogo termina como sempre. São implacáveis. Nunca se viu nada assim. E há de quem criticar isto.

Mas também podia falar na compra no supermercado do VAR, suprema ironia, o tal que tem dado jeito para criticar os adversários, que pelos vistos não viu dois penáltis contra o FC Porto(unanimidade do Tribunal Ojogo), do inevitável Felipe, que já tinha dado música no Bessa, para além de outros aspectos, como não vê a falta clara de Aboubakar mas já vê a seguinte, da mãozinha do golo, que já outras vezes foi assinalada. Quantos programas e análises de cartilheiros portistas não teria dado se fosse nos outros? E isto na sequência de uma semana em que na UEFA também existiram golos em fora-de-jogo, mais critérios disciplinares inacreditáveis.

Para verem que os canais de clubes são um tesourinho deprimente, vi através de um vídeo do youtube que o José tinha colocado aqui, um programa de salvo erro quinta-feira no Porto Canal. A ginástica intelectual desonesta para avaliarem quer a exibição, quer o golo em fora-de-jogo é digno mesmo de risada. Não há o mínimo de espírito crítico. Entra-se na ironia para disfarçar e depois vão acusar os outros do mesmo que eles fazem. O único que a muito custo falou, foi um tal especialista em arbitragem, que pelos vistos veio confessar o fora-de-jogo, quando pelos vistos, em algum momento também não viu, tal como aqueles que na Benfica TV fazem o mesmo e a quem estão sempre a apontar o dedo. As análises nos canais de clube são qualquer coisa de aberrante e deprimente.

A defesa que fazem às arbitragens da UEFA, que como sabemos, tem um historial vergonhoso nos últimos anos, com erros gravíssimos iguais ou mais graves do que no futebol nacional, são sobejamente conhecidos os imensos casos, desses árbitros de “alta categoria”, só para baterem no Benfica, isto quando nessa semana o FC Porto marcou um golo em fora-de-jogo, viu vários jogadores seus a não serem punidos por entradas por trás, mas o alemão viu amarelo a meio-campo por mão, quando o próprio Benfica não viu ser marcado um penálti a seu favor, idêntico aos que sofreu, aqui se vê, o lamaçal e o tipo de gente que frequenta esses antros. Clubite fanática. Não conseguem reconhecer os seus benefícios, não conseguem ter espírito crítico, cegos e toldados pelo seu fanatismo ainda para mais quando o andor vai vitorioso.

O mesmo se passa do que dizem de certa imprensa. A mesmo imprensa que é um "lixo" (e na minha opinião é) quando trás artigos insultuosos para o FC Porto, já passa a ser "credível" quando trás artigos sobre assuntos que nos convém.

No fundo, em termos de honestidade, imparcialidade tolerável, muito pouco separa estes dos outros que tanto criticam. É só o lugar na classificação. Como em anos vitoriosos, ainda vamos ver o Jorge Nuno Pinto da Costa a afirmar que a arbitragem é muito boa. Só passa a ser má, quando olha para cima. Não há dúvida que há muitos cartilheiros benfiquistas em todo o lado, e muitas das críticas são justas e necessárias, mas cartilheiros portistas que fazem o mesmo frete não faltam. Nos canais dos clubes então nem se fala. A bem da nossa higiene mental, especialmente aqueles que não comem tudo o que lhe dão, ou a quem dizem que se devem calar só porque se ganha, é melhor nem lhes prestar atenção. A cor é bem diferente, mas cheiro é o mesmo.