sexta-feira, setembro 15, 2017

O ridículo da chacota feita ao Benfica na UEFA

Uns dos destaques da semana foi a chacota, a gozação que o Benfica sofreu dos seus inimigos depois da derrota europeia. Mas vimos um dia mais tarde, como sempre aconselha a precaução, que nossa humilhação ainda foi maior, só ficando um a rir-se, o Sporting.

A chacota girou em torno da arbitragem e os penáltis. Na UEFA é que era, gritaram muitos. Só gente com falta de memória não se lembra do historial vergonhoso que têm sido as arbitragens uefeiras nos últimos anos, desde logo as arbitragens vergonhosas que beneficiaram Real Madrid e Barcelona a época passada e mais uma série de gravíssimos erros em várias partidas nas últimas épocas. Mas compreendo o objectivo quando se ataca o Benfica: Lá fora não ganham porque não tem árbitros amigos. Muito bem. Vamos aos números da última década.




Onde está o motivo para gozo ou chacota?

Nos últimos 2 anos, com o ambiente mais assanhado internamente com as arbitragens, fizeram na UEFA tanto ou mais do que o FC Porto: Uns quartos e uns oitavos. O FC Porto ficou-se por uns oitavos e um 3º lugar no grupo sendo eliminado logo na primeira eliminatória na Liga Europa.

E nos últimos 5 anos (4 deles de seca interna do FC Porto), compensam dois 3º lugares na fase de grupos da Liga dos Campeões, com duas presenças na Final da Liga Europa, mesmo que perdidas, mas são finais. Por acaso o FC Porto teve uma que ganhou, mas o semi-finalista era o Benfica que perdeu por golos fora. Até aí, equilíbrio.

Ou seja, o FC Porto tem nos últimos 10 anos, 6 apuramentos para a fase seguinte da Liga dos Campeões e o Benfica só tem 3, mas compensam na Liga Europa com duas Finais e uma meia-final, enquanto o FC Porto obteve o troféu contra o Braga.

Concluindo: zero motivos de chacota.

Mas para terminar o ridículo desta situação, a UEFA anunciou esta semana, ao fim da 1ª jornada das provas europeias, o contributo de cada clube para o ranking:

imagem do maisfutebol

Não são precisas mais palavras.

Pode-se atingir o Benfica de muitas maneiras, e há comportamentos altamente condenáveis que devem continuar a ser denunciados, mas esta histeria patética, gratuita, muita dela também alimentada pelas cartilhas portistas presentes no porto canal e difundidas nas redes sociais, com a ânsia de criar casos em tudo e todos, tal como fazem aqueles que criticam e denunciam, o que tem a sua piada, só nos rebaixa e enfraquece. É lodo. Um lamaçal.