sexta-feira, setembro 01, 2017

Agora lembraram-se do Duarte Gomes

Em Fevereiro de 2016 escrevi aqui um artigo com o título: UM PINTO DA COSTA BIPOLAR NUMA DÉCADA DE VÍTOR PEREIRA À FRENTE DA ARBITRAGEM

Vem isto a propósito daqueles programas de cartilheiros queixinhas que o FC Porto também tem e que passou a bi-semanal ou uma coisa assim, onde Duarte Gomes foi chamado à baila.

Eu recomendava a esses cartilheiros portistas que estando no canal do clube primeiro fossem questionar o Presidente Pinto da Costa, pois tal como disse naquele artigo em Fevereiro 2016, temos lá um Pinto da Costa bipolar no que respeita ao Duarte Gomes e arbitragem portuguesa.

Relembrando o que lá escrevi, e o que o Pinto da Costa disse ao mesmo Porto Canal:

Recentemente foi curioso ouvir o Pinto da Costa a elogiar Duarte Gomes (!!!) e servir de arma de arremesso contra mais uma vez o Conselho de Arbitragem.

Pinto da Costa: «Duarte Gomes abandonou para não ser o novo Marco Ferreira»
Vi hoje que o Duarte Gomes vai abandonar, vai ter o pretexto de uma lesão ou afazeres profissionais. É um individuo de grande formação, percebeu como as coisas funcionam e, para não ser amanhã um novo Marco Ferreira, vai abandonar. Não me admiro que outros façam o mesmo", comentou ao Porto Canal.
Relembremos o bipolar Pinto da Costa algum tempo atrás:


Em Dezembro 2011 merecia até páginas na "Dragões" por não ter visto 2 grandes penalidades:


Pinto da Costa deixa críticas a Duarte Gomes

A arbitragem de Duarte Gomes na jornada inaugural da 1.ª Liga, no Gil Vicente-FC Porto, mereceu a atenção de Pinto da Costa na “Página do Presidente” da “Dragões”.

O líder azul e branco subscreveu as palavras de Vítor Pereira que, no final do encontro, disse terem ficado duas grandes penalidades por assinalar a favor da sua equipa.

Em Abril do mesmo ano, achava a nota a Duarte Gomes um escândalo:

Pinto da Costa: Nota de Duarte Gomes é um "escândalo"
"É um escândalo que os 15 erros que apresentámos tenham resultado na segunda melhor nota [4 para um máximo de 5] de um campeonato já com 200 jogos"

Até era multado e tudo:

Pinto da Costa multado por críticas a Duarte Gomes

Mas havia mais Duarte Gomes, o tal que "não tinha mais condições para apitar":

Pinto da Costa sugere análise aos penáltis de Duarte Gomes na Luz

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, insurgiu-se, sábado, no final do jogo com o Marítimo contra o árbitro Duarte Gomes, de Lisboa, questionando o facto de este não ter assinalado uma grande penalidade sobre Belluschi.

Pinto da Costa recordou ainda os três castigos máximos assinalados pelo mesmo árbitro no jogo Benfica-Vitória de Guimarães e na "grande penalidade fantasma marcada sobre Otamendi no jogo do apagão da última época".

"Peço apenas que passem as imagens e sem comentários", sustentou Pinto da Costa, acrescentando que, se Duarte Gomes, "que estava em cima da jogada, não viu o lance que envolveu Belluschi, então não tem condições para arbitrar, porque vê mal".

Mas mais tarde volta a ter um momento bipolar, que fica para a história, se acrescentarmos o momento presente:

Pinto da Costa insiste nas críticas a Duarte Gomes mas diz que arbitragem está "bem"

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, questionou o facto de o árbitro Duarte Gomes ter desvalorizado o penálti que ficou por assinalar a favor dos “dragões” no jogo com o Marítimo, da 13.ª jornada da Liga de futebol.

“Foi mais um a dizer que foi penálti. Ele disse que viu o que toda a gente já tinha visto. Mas não lamentou ter errado. Disse que a vida seguia em frente como se nada se tivesse passado”,

O “juiz” lisboeta admitiu no Facebook que falhou ao não assinalar uma grande penalidade a favor do FC Porto, por empurrão a Belluschi, quando o resultado estava em 0-0.

Mas o sumo da bipolaridade está aqui:


Apesar das queixas, Pinto da Costa defende que a arbitragem portuguesa está “bem”: “Ainda hoje, nos 12 árbitros para o Europeu, foi escolhido um português, Pedro Proença. Notável, pois quase 40 países ficaram de fora. É sinal de que a arbitragem está bem e temos bons árbitros. Pedro Proença está ao nível de Vítor Pereira e António Garrido, grandes árbitros que tivemos noutros Mundiais e Europeus”.

Não quero dizer que pelo facto de haver uma má arbitragem de um árbitro, que por infelicidade tem tido más exibições, que a arbitragem esteja mal. O nível é bom”, reforçou.

Leram bem. A arbitragem portuguesa estava bem e tínhamos bons árbitros. Havia era infelicidade!!! O nível era bom.!!! Dizia Pinto da Costa. Exemplo disso mesmo, grandes árbitros como...Vítor Pereira.!!!!

Mas isto era no tempo em que se ganhava campeonatos. Em que os treinadores eram competentes e pese as arbitragens aqui e ali nefastas, ganhava-se na mesma. Com um bocadinho de sorte, o bipolar Pinto da Costa até descobre quem se tornou incompetente.

O Duarte Gomes "sem condições para arbitrar", que "não via penaltis a favor do FC Porto mas marcava na Luz", que tinha notas que eram "um escândalo", transformou-se à boca de Pinto da Costa 2016 "um individuo de grande formação, percebeu como as coisas funcionam, e por isso vai abandonar", coisa que o próprio na hora do abandono contrariou/desmentiu estas conclusões.

escrito aqui em Fevereiro de 2016


Eu recomendaria que os cartilheiros queixinhas do FC Porto, em vez desta ânsia mediática de lançar "coisas" cá para fora, conversassem com o Presidente do FC Porto para saber qual a sua opinião actual sobre os Duartes Gomes. É que eu estou todo confuso. Mas compreendo que não seja o melhor momento. O FC Porto não fez nenhuma contratação. Compreendo que naquela SAD também estejam a subir pelas paredes ao que a UEFA os obrigou. Será melhor assim? Bem, nem 8 nem 80. Não era isso o que o Sérgio Conceição dizia ainda esta semana. Já tem um álibi, se as coisas correrem mal. Veremos. Mas têm dois novos guarda-redes. Ainda dizem que a força do FCP do Sérgio está no ataque. Para já está tudo eufórico por andarmos a derrotar equipas que estavam para descer e a mediocridade actual das equipas medianas. Faz lembrar as vitórias e goleadas às Ilhas Faroé. Mas como no FCP é tudo bipolar ou até com mais distúrbios, tudo pode acontecer. Esperemos o melhor.