segunda-feira, dezembro 21, 2015

JORGE JESUS É O GRANDE TRIUNFO DO FC PORTO

- Há tempos escrevia o Miguel Sousa Tavares que o grande triunfo do Sporting chamava-se Lopetegui, pois com o plantel que tinha e teve o ano passado, e a diferença para os plantéis dos outros concorrentes directos até um Pateta ganhava este campeonato. Restava-nos acreditar que a ínércia da potência e qualidade do plantel fizesse por ela só o seu caminho, pois pelo timoneiro estávamos conversados e ele já deu provas disso.

" O grande triunfo do Sporting na sua candidatura ao título não se chama Jorge Jesus, mas sim Julen Lopetegui. Este diz que está no bom caminho e que vai ganhar o campeonato, e eu, como todos os portistas, faço por acreditar - porque, com os meios que tem ao seu dispor e olhando a concorrência, até o Pateta ganhava este campeonato." MST

As exibições nos últimos tempos também pareciam que o abismo era o nosso destino. Mas eis que surge o Jorge Jesus, para numa única semana nos dá uma injecção de moral inacreditável. Acabou-se a "vaca leiteira"?

Escrevi também nos últimos tempos que a qualidade da Liga Portuguesa tresanda a ridículo:

"O mais impressionante é que este FC Porto ridículo, sem fio de jogo, organização, que parece que piora ao longa da época, está a somente 2 pontos da líder do campeonato, também ele ridículo e alimentado por arbitragens vergonhosas. Isto é o nível da Liga Portuguesa."

"Fico a aguardar por novas núpcias, com a esperança que um milagre aconteça ou que alguém grite: "ACORDEM, PORRA" pois pese toda esta indescritível mediocridade, o descalabro da Liga dos Campeões e das inenarráveis exibições, os deuses da mediocridade e da sorte estão ao nosso lado ao permitir que ainda estejamos na luta por muita coisa e sem precisar de fazer nada transcendente."

Bingo. Este FC Porto chegou ao 1º lugar isolado ao fim 46/47 jornadas. Se o homem já era arrogante na mediocridade e a olhar para cima, imaginem o homem a liderar.

FC Porto-Académica: Dois golos de bola parada, um golo à Madjer e um golo contrário em fora-de-jogo. A entrada no jogo foi à Porto, depois de saberem o que estava em jogo. Já não era sem tempo. Na era Lopeteguiana nunca tinha aproveitado os deslizes alheios. É uma evolução.

Podiam ter marcado um, dois golos nesse bom período, mas dava para quase tudo, praticar aquele futebol chato, sonolento de mil e um passes, mas completamente tranquilos e com a Académica a não passar do meio-campo.

O jogo do FC Porto foi piorando ao longo da primeira parte. Quando a Académica resolveu ir lá à baliza do FC Porto quase marcou. Depois foi mais outra vez com perigo e acabou a primeira parte a reclamar dois penaltis a seu favor num único minuto: mais uma bola na mão e um empurrão. Sinceramente, desisto na minha tentativa de perceber o que é penalti, quando envolve mãos. Desisto.

Com o resultado curto e em aberto, a segunda parte começou a parecer pachorrenta e perigosa, mas aí surgiu mais um golo de livre e o jogo muito dificilmente fugiria. Ainda houve tempo para o melhor momento da noite com o golo artístico do Herrera. A Académica chegou ao seu golito, partindo de uma situação irregular, mas não veio mal nenhum ao mundo.

Pelo terceiro jogo consecutivo, um jogo jogador jovem que vem dando cartas na equipa B, é colocado a aquecer e com o jogo resolvido é preterido a estrear-se, isto quando deixou de ser convocado para um Benfica B - FC Porto B, que o FC Porto B brilhantemente goleou mesmo assim, por 0-3, só reforçou o carácter nojento do basco. E interpreto a assobiadela monumental da maioria do estádio, por esse histórico e não por uma situação isolada.

Também é bom relembrar que a Académica fruto das leis dos empréstimos jogou sem dois titulares ligados ao FC Porto: Gonçalo Paciência e Leandro Silva. Numa equipa como a Académica é muita coisa.

Destaco também que o mudo Pinto da Costa, acobardado nos fracassos e miseráveis exibições, depois de chegar ao primeiro lugar, já teve voz para dizer umas palermices jeitosas, como a que meteu José Mourinho e tudo. Este tipo de atitude tem um nome feio. Mas também cada vez espanta menos.

Com o 1º lugar e injecção de confiança é agora que entraremos nos eixos? Não faço a mínima ideia. No fundo também entramos assim contra o U.Madeira e vimos a qualidade exibicional a seguir. Pode ser que o 1º lugar faça milagres. Eu continuo a acreditar mais na inércia.


- Benfica-Rio Ave: Mais uma equipa que só num campeonato medíocre como o português reentra na luta pelo título, ainda para mais quando é das equipas que têm mais desculpas, ao ter uma série de jogadores fulcrais lesionados. A avaliação da mesma deve ser feita quando essas peças estiverem todas presentes.

"As equipas de verde" até que jogam muito bom futebol: Setúbal, Paços, Rio Ave e foi isso mesmo que o Rio Ave fez na Luz, discutindo o jogo na 1ª parte e com o Benfica com muitas dificuldades de criatividade.

Na segunda, o Rio Ave foi-se e o Benfica mesmo sem grande inspiração e dinâmica teve alma, especialmente o Jonas, que deu a Rui Vitória mais uma semana de descanso.

Sim, mais uma festival de casos, onde o Benfica reclama de 3 penaltis, dois por mão e um empurrão. O empurrão é evidente, já os outros, como não percebo o que é e o que não é, deixo ao critério dos adeptos. Sim, Samaris também devia ter sido expulso.


- U.Madeira-Sporting: E eis o jogo do nosso contentamento. Lá está, como o U.Madeira de 0-10 em duas jornadas, se transforma no tomba-gigantes dos clubes da Capital. Eu previ que poderiam causar estragos.

O Sporting mereceu perder? É evidente que não. Aliás, o Sporting fez muito mais para ganhar do que o Benfica. O empate seria justo se fosse para castigar a ineficácia, mas a derrota é pesadíssima. E diga-se que o U.Madeira fez mais anti-jogo contra o Benfica do que contra o Sporting, com excepção dos últimos 15 minutos. Lá está, o Sporting de Jorge Jesus ganhou jogos que não mereceu e ontem até merecia mais qualquer coisinha e veio de mãos a abanar. Talvez merecessem pela "vaca leiteira" que teve no outro jogo da Madeira com o Marítimo e a linguagem suja, provocatória do Bruno de Carvalho. Saiu-lhes caro.

Duas derrotas numa semana. Eliminação no acesso à Liga dos Campeões, eliminação da Taça de Portugal de que eram titulares com o título que o Marco Silva lhes deu contra o próprio presidente, perda do primeiro lugar para uma equipa que tem um plantel em quantidade e qualidade que não se compara. Bem, se o próximo jogo de Alvalade contra o FC Porto lhes corre mal, se os vizinhos do lado conseguem recuperar os lesionados, ainda vamos ver que a fanfarronice em todos os sectores sportinguistas foi muito precoce e exagerada. Ainda vão acabar por comemorar no fim da época só as vitórias contra os vizinhos. Mas, atenção, não desgostei do Sporting contra o Braga e U.Madeira.

- B. Dortmund: Perdeu e perdeu bem. Como se viu não é nenhum bicho papão nem é o B.Munique. É verdade que começou bem e parecia que tinha o jogo mais ou menos controlado, mas contra uma equipa que pelos vistos luta para não descer viu-se e desejou-se na segunda parte, que meteu intensidade , aproveitou as asneiras da defensiva do B.Dortmund, viu um penalty não ser assinalado, fez acreditar que mesmo os jogos europeus sejam diferentes, a própria eliminatória em si e não um campeonato, um bom FC Porto confiante tem condições. 


- Acontece de tudo ao Sporting:

(site:maisfutebol.iol.pt)

- Final da Taça de Portugal escancarado:

Quartos de final:
Gil Vicente-Nacional
Rio Ave-Estoril
Sp. Braga-Arouca
Boavista-FC Porto

Meias-finais(duas mãos):
Gil-Vicente/Nacional-Boavista/FC Porto
Sp. Braga/Arouca-Rio Ave/Estoril