quinta-feira, dezembro 31, 2015

DOMINGOS PACIÊNCIA, JAIME MAGALHÃES, DIREITOS TELEVISIVOS

Domingos Paciência:

" Existe uma instabilidade emocional muito grande, ao nível do processo de jogo, que não é assimilado pelos jogadores. Isso tem repercussões para os adeptos que são exigentes e querem resultados imediatos. Em Alvalade a história pode ser outra, veremos o que acontece..."

Jaime Magalhães:

" Com este treinador não vamos a lado nenhum! Temos o melhor plantel, mas numa semana acabámos por ser nós próprios a injectar confiança no Sporting. Se fosse outro treinador já tinha ido embora. O Lopetegui pode passar de besta a bestial se ganhar em Alvalade, mas não tenho esperança."

(fonte:abola)


Fala não o comum do adepto, mas os ex-jogadores que sabem mais do que ninguém o que é um Porto à antiga e admissível.



- Não vale a pena falar nos supostos contratos milionários dos direitos televisivos e afins, pois enquanto não divulgarem as "letras pequeninas" (algumas nunca serão divulgadas) é uma discussão sem muito sentido.

A única coisa que me parece, e pese as durações dispares dos contratos e outros factores diferenciadores é que um clube que é uma nulidade internacionalmente e nacionalmente há anos, até décadas, consegue obter valores inacreditáveis para o que é e gera. Ou está tudo estúpido ou aquela malta das NOS e MEOs são uns génios. Como a banca e estas empresas estão muito ligadas, não surpreenderá se daqui até ao fim dos contratos(ou até início deles, já que muitos só daqui a 3 anos) elas não tenham desaparecido, mudado de nome ou envolvidas em escândalos inacreditáveis deixando o pobre cidadão de bolsos a abanar e pagar os seus devaneios.

O Luís Filipe Vieira dá hoje uma entrevista, que eu até aconselho que parece-me muito boa, e bem esclarecedora, em que diz que há quem tenha negociações com a Banca (Sporting) para terem juros zero provavelmente dos mesmos amigos corruptos do BES, dos Espiritos Santos e Ricciardis que todos estamos a pagar e onde muitos clientes viram arder grande parte das suas poupanças para alimentar estes vícios  , já para não falar na lavagem de dinheiro dos Sobrinhos desta vida.

Mas ainda sobre isto, onde me parece que quem perde somos nós, o cliente, que vamos pagar de uma maneira ou de outra, nada como ler parte do Bagão Felix na Abola:

"Com estes contratos quem sofre é a competitividade da nossa débil liga. Tanta discursata de solidariedade e, no fím, o fosso aumentará.

Como benfiquista, fico satisfeito. Como português, fico preocupado. O país onde há centenas de milhares de desempregados, onde o salário médio é dos mais baixos da Europa, onde 20% da população é pobre, vai olhar para este eldorado com espanto. Um pouco abaixo da rica Alemanha e da França (per capita, nem vale a pena falar...). Bem sei que este aumento o é, também, por boas razões: acabou o privilégio monopolista de uma entidade intermediária(para o que muito contribuiu a Benfica TV) e passámos a ter um cheirinho de mercado, ainda que imperfeito, através de um duopsónio das operadores de telecomunicações.

Falta saber a factura final: a do consumidor. Porque não há contratos fabulosos grátis. O que há é um terceiro pagador que não é ouvido ou achado. "


A única coisa que me resta dizer, e no que ao FC Porto diz respeito, é que ouvimos falar em tantos milhões e não há um quinhão deles para arranjar um treinador competente, com futebol atractivo e empolgue e emocione as massas.


- Há uns tempos disse que retiraria o Marco Silva da minha lista de um potencial treinador do FC Porto como tantas vezes foi falado, pelos simples facto de ter perdido a qualificação por um golo contra o Arsenal, ficando com os mesmos pontos que os ingleses. Penitencio-me. Arsenal lidera só a liga inglesa e o outro concorrente no grupo era só o B.Munique. Ter dado luta, ganho em Londres por 2-3 já foi um feito tremendo. Sim, mais uma prova que fez e continua a fazer melhor que o super elogiado Jorge Jesus nestas andanças, e com muitos menos recursos.

Na época passada, Marco Silva com o Sporting perdeu o apuramento para oitavos da Liga dos Campeões por 30 minutos, quando o Schalke 04 marcou no outro jogo e passou-o no grupo por um ponto, num grupo com aquele que viria a ser o campeão inglês, o Chelsea ( onde fez tanta ou melhor figura do que o FC Porto perdendo 3-1, sem Nani) e onde existiram decisões polémicas de arbitragem , especialmente com esse mesmo Schalke 04. Sporting de Jorge Jesus nem os playoffs conseguiu passar com russos, que não o Zenit. Mas o Jorge Jesus é fabuloso, e está a fazer uma época indescritível, dizem por aí.

Na época passada, Marco Silva ganhou a Taça de Portugal pelo Sporting, um feito já não visto há séculos. Sporting de Jorge Jesus já está fora, ainda nem tínhamos chegado aos quartos. Curiosamente foi graças a este feito do seu antecessor que Jorge Jesus teve a possibilidade de ganhar alguma coisa esta época, como a Supertaça. Mas o Jorge Jesus é fabuloso. Já perdeu duas provas em 4 das iniciais, mas ganhou uma fruto do mérito do antecessor.

Resta o campeonato que dizem fabuloso do Sporting de Jorge Jesus, onde um FC Porto do mais rasca que pode haver, com um treinador daqueles, consegue à 14ª jornada ultrapassá-lo. É obra. Que grande treinador é o Jorge Jesus. E o futebol "atacante" e "explosivo" das equipas de Jorge Jesus consegue ter menos golos marcados que o Marco Silva com uma manta de retalhos pela mesma altura. Fabuloso.

O ano passado a manta de retalhos do Marco Silva deu uma surra ao FC Porto em Alvalade, especialmente na primeira parte, onde podia ter espetado 3 ou 4 ao FC Porto de Lopetegui que até seria melhorzita equipa como 11 do que esta actual. Houve equilíbrio na segunda parte e acabaram empatados.

Com essa super estrela Jorge Jesus, que é sempre fabuloso mesmo quando já foi eliminado em duas provas de maior prestígio, que viu angolanos a lavar dinheiro em jogadores, e perdões de dívidas ou adiamentos dos BES desta vida para pagar ao grande mestre os 5 milhões, com o FC Porto no estado em que está, só pode dar num passeio do Jesus. Mas já se sabe, que se perder, é fabuloso na mesma. O cabelo não cai e haverá sempre uma calimerice pela quadrilha do mau-perder e dizer.


Quase que faz lembrar o medíocre Chelsea do José Mourinho, que nunca é culpado de nada. São os jogadores. Queriam-lhe fazer a folha,dizem. Curiosamente, esqueceram-se de fazer a folha na Liga dos Campeões. Malandros e tanto jeito nos tinham dado.

Ganharam o primeiro jogo pós-Mourinho, e as vozes foram claras: coitado do Mourinho. Eram os jogadores. Nos jogos seguintes o Chelsea voltou aos resultados "mourianos". Qual a desculpa agora? Já estão a fazer a folha ao novo?


Um Bom ano para todos.