quarta-feira, dezembro 30, 2015

A ASSOBIADELA MONUMENTAL ERA PARA O PINTO DA COSTA



- Não, não era para a equipa nem para Lopetegui, pois não vale a pena bater mais no ceguinho, era mesmo para o Pinto da Costa depois destas inacreditáveis declarações.

" Se Lopetegui cedesse a pressões não me servia"

Leram bem? O autor e responsável por uma época  de zero títulos, com um plantel de milhões, com aquisições de emprestados dos grandes espanhóis, que contrariava toda uma politica desportiva do FC Porto até então, para a obtenção de resultados imediatos, que devia ganhar de olhos fechados dada a diferença para os concorrentes directos, que foi o responsável com as suas rotações e diarreias cerebrais em quase todas as desgraças da época, que nunca conseguiu superar os rivais quando era obrigado a o fazer e que praticava e pratica um futebol medíocre, chato, desorganizado e que deu continuidade esta época, para muito pior, eliminado da Liga dos Campeões quando parecia impossível, até com um Chelsea do piorio dos últimos anos  e que teve sempre sorteios favoráveis em todas as competições em que entrou: o grupo da Champions o ano passado era fraco com adversários em grave crise interna, nos oitavos teve o adversário mais acessível e caiu humilhado quando encontrou um mais poderoso; na Taça de Portugal saiu um grande, é certo, o Sporting, mas o jogo era no Dragão e foi humilhado em casa por um plantel de tostões de Marco Silva; na Taça da Liga caiu com o Marítimo, o adversário mais acessível numa meia-final, enquanto a lógica daria que a outra meia-final seria entre Benfica e Sporting, não se desse ao caso destes últimos a desprezarem completamente; já esta época, Liga dos Campeões foi o que sabemos, nem com o pior Chelsea de sempre; Na Taça de Portugal assiste de camarote a Sportings/Benficas e Bragas/Sportings e o caminho aberto para a final pois o sorteio ditou que os adversários mais fortes como Braga/Rio Aves  vão eliminar-se ; Na Taça da Liga teve o sorteio mais fácil dos 3 grandes com duas equipas dos escalões secundários e um adversário que está abaixo do meio da tabela  etc,etc,etc, e  isto agrada a Pinto da Costa. Uau!! Por não ceder a pressões e apostar sempre na sua mediocridade como treinador e uma "barata tonta" deixa o Pinto da Costa eufórico e só por isso lhe serve. É obra.

Eu compreendo que ao Pinto da Costa actual interessa-lhe pouco os zeros nas conquistas, mas os zeros na conta bancária e eles vieram quer através dos milhões da Liga dos Campeões do ano passado, quer das transferências records, quer nos negócios milionários dos direitos televisivos e acessórios. É isto que lhe serve, logo está bem servido com o Lopetegui.


" Espero que assobiem muito, que foi assim que chegámos ao primeiro lugar"

Leram bem? O Pinto da Costa actual diz isto dos sócios e adeptos que o alimentam.  O Pinto da Costa actual, que deu pela segunda época consecutiva mais um plantel de luxo ao técnico espanhol, está contente com a valente merda de futebol que o FC Porto pratica, jogo sim, jogo sim e tem o desplante de criticar aqueles que não pactuam com esta porcaria. Fazer um jogo mau de tempos em tempos, admite-se e devia ser a normalidade e foi durante muito anos no FC Porto mas actualmente faz-se um jogo bonzinho de tempos em tempos, num mar de mediocridade indescritível. E só num campeonato do mais fraco que pode haver é que um FC Porto deste nível consiga liderar o campeonato. Isso é que é incompreensível para alguém que está de fora e tenha visto os jogos do FC Porto. 

Alguma vez o Pinto da Costa à antiga admitia isto? Alguma vez o Pinto da Costa à antiga vinha lançar farpas aos adeptos que estão fartos desta mediocridade? O Pinto da Costa não tem olhos para ver o estado das coisas? Se vê mal vá ao oculista.

O Pinto da Costa à antiga, diria que não admitiria mais atitudes nem exibições constantemente indescritíveis de mediocridade e queria uma resposta em campo rápido e lançaria farpas no adversário, não os enjoativos elogios constantes ao Jorge Jesus, que já tresandam a paneleirice bacoca.


"Vamos dar atenção à Taça da Liga pelo esforço que o Proênça tem feito"


Isto é ponto alto da comédia. Portanto, o nosso interesse na prova, não é por uma mera questão desportiva, de um troféu que falta ao magnífico museu e que até ele próprio admitiu no início da época que queria pois é o único que falta, mas por solidariedade ao pau mandado que arranjou para colocar na presidência da Liga e que no pouco tempo que leva na presidência se transformou na coisa mais inútil que há memória, como comprova a sua bandeira da centralização dos direitos. Isto é patético.

Mas, até nisso não conseguiu ajudar o seu amigo Proênça, pois foi ultrapassado mais uma vez pela mediocridade que arranjou em Espanha ao ser humilhado em casa por um Marítimo de meio de tabela para baixo do campeonato português.

Já se sabe que a culpa é dos assobiadores, dizem alguns. A equipa não joga nada, há 70 e tal jogos , mas a pressão dos adeptos é a responsável. Percebem? Já o próprio Pinto da Costa,o actual, não o outro, diz para assobiarmos muito pois foi assim que chegou ao primeiro lugar. Estão a ver como FC Porto anda confuso?

Dizem que em Alvalade é que vai ser. Teremos um FC Porto atípico, daqueles que 1 em 20 faz um joguito que se veja, ou a normalidade?  Não se sabe. Nós sabemos o que o plantel vale. Mas também sabemos o resto.

A única coisa que se sabe, é que se a equipa do FC Porto não rende por causa dos assobios, como dizem alguns, então em Alvalade vão desfalecer com os assobios sportinguistas num dos estádios mais difíceis, com os adeptos mais calimeros do futebol nacional , mas por outro lado o Pinto da Costa diz para assobiarem muito, que foi assim  que chegou ao topo e sendo assim a vitória está no papo ou pelo menos o empate. Haja fé, nos assobiadores.

Já aqui disse que a mim dá-me pouco prazer ganhar títulos, só porque sim, não jogando futebol que se veja e que seja admissível para um clube como o FC Porto e com as condições que possui. Pelos vistos, muitos adeptos do FC Porto também acordaram para essa realidade. Talvez porque o comum do adepto financeiramente só perde, nunca ganha nada, coisa bem contrária aos atletas e dirigentes, com fabulosos prémios, daí cada vez se importarem menos com a qualidade do futebol, e às vezes até dos títulos desde que financeiramente compensados por outras vias.

Já aqui disse mais que uma vez, que se a preocupação do Pinto da Costa fosse a exigência e qualidade do futebol, teria que ter mandado embora o Lopetegui no fim da última época.

Agora, vir com este discurso de confronto para com os próprios adeptos é ridículo, fazendo afirmações patéticas mas talvez isso justifica muito o que passa no FC Porto actual.

Já agora, alguém vê o Pinto da Costa na hora das derrotas? Alguêm vê declarações dele depois de perder? Pois.

Também naquele primeira página gostei de ver um representante do clero a falar de inveja e perseguição em vez de paz, tolerância e compreensão. Tinha um espelho à frente.

O Lopetegui até pode ganhar o título com 20 pontos de vantagem, mas se o fizer jogando o que se tem visto até aqui não merecerá qualquer tipo de elogio. O FC Porto está sub-aproveitado há duas épocas a esta parte, quando deveríamos ter um domínio interno claríssimo, pois até esta época tínhamos opções para dar e vender nas várias competições sem perder qualidade, mas o que constatamos é que os jogadores parecem todos piores jogadores do que aquilo que são e até parece que o plantel é fraco e cheio de deficiências. É obra conseguir um feito destes. Agradeçamos ao tipo que "não cede a pressões". E é por isso, que num jogo da Taça da Liga se assista ao descontentamento de ontem. Numa época normal, com exibições normais, era só um jogo menos conseguido, com jogadores menos rodados e nunca haveria aquele coro monumental de assobios. O problema é que os adeptos constataram que a norma é aquilo que viram ontem e não a excepção: às vezes ganha-se por um, outras vezes surge um talento que resolve e branqueia a mediocridade , outra vez é o penalty (ou os penaltys) que se marca ou não, mas a desorganização, as invenções, os erros, a falta de evolução como equipa estão sempre lá quase jogo sim, jogo sim.

Mas repito o que já disse aqui, mais que uma vez, "pese todo o desprezo que tenho pelo Lopetegui como treinador, tenho muito maior pela "xungaria".  Espero que o Lopetegui no fim da época passe o testemunho mas não de mãos vazias, com vitórias rascas ou menos rascas, por inércia ou pela sorte dos deuses. Mas não estou seguro de nenhum dos cenários."

Olhem é isto. Saudades:

"Derrota? Qualquer onze do FCP tem e deve fazer mais"

Eurico Gomes, antigo futebolista do FC Porto, recorreu ontem, terça-feira, às redes sociais para mostrar o seu desagrado com a derrota do seu clube diante do Marítimo, em partida a contar para a Taça da Liga.


O ex-jogador portista referiu que não se sentia incomodado com o resultado, mas sim com o facto de alguns atletas, ou a totalidade, não terem respeitado a história do clube, pedindo mais responsabilidade aos jogadores.

"Desculpem mas não resisto. Eu vesti, eu suei, eu sangrei, eu sorri e orgulhei-me desta camisola. Eu vi o jogo e não há nenhum adepto que me diga que é taça não sei dos quantos, que é antes de Alvalade, etc. etc.. Para mim até nos matraquilhos é sempre Porto. Nem é tanto pelo resultado mas sim pela falta de respeito pela história, mesmo sabendo que estão no clube muitos que, como eu, também a fizeram”, começa por referir.

Ok, outros tempos, outros sentimentos, mas não sou obrigado a gostar. Qualquer onze do FCP tem e deve fazer mais", escreveu Eurico Gomes. "Muitos ainda não eram nascidos já eu honrava esta camisola, o que me dá o direito a este desabafo. Irra, assim também não!", concluiu.


- Para minha grande satisfação, parece que o José voltará para o ano aqui ao comando do blog, pois parece estar a correr tudo bem, ia ter um consulta final esta semana salvo erro, para voltar ao activo. Assim espero pois já estou farto disto , especialmente pelo que vejo em campo. Regressa depressa. Pode ser que o Lopetegui e o FC Porto melhore.