segunda-feira, novembro 30, 2015

VAI POR INÉRCIA, POIS O "HOMEM É ASSIM"

- Rui Barros resumiu perfeitamente o quanto ,até eles, estão fartos da "barata tonta". O "homem é assim". "Tem a maneira de ser". E nós que o aturemos.

- O ano passado em Outubro de 2014, disse aqui ao José que não voltaria a escrever pois não gostava nada do que via e para não me estar a repetir, desistia de escrever. Passado mais de um ano, parece que estamos pior. É obra. Só que desta vez, escrevo para manter o blog vivo, pois caso contrário também não falaria mais pois não vale a pena.

- É incrível como depois de uma exibição como a do jogo contra o D.Kiev e quando ficou mais claro, que as fichas têm que ser colocadas essencialmente no campeonato e o Lopetegui assim o corroborou logo a seguir na conferência a anteceder o jogo, se consegue fazer uma exibição pior. Inenarrável. Estamos quase em Dezembro e parece que piorámos ao longo da época.

- É incrível que se assista a um Tondela-FC Porto e se chegue claramente à conclusão, que o Tondela é que tem uma EQUIPA. Não mereceram de forma alguma terem perdido. Se nas ocasiões o FC Porto teve uns fogachos no fim da 1ª parte e outras duas na 2ª, ficou claro durante todo o jogo, que o FC Porto tinha um conjunto de jogadores, sem rumo, perdidos, sem confiança e o Tondela, pese toda a suas deficiências, demonstrava ser uma equipa que tinha alguém a comandá-la. Inadmissível.

- E mais inadmissível é que isto não foi só um jogo mau que acontece a todas as grandes equipas, mas repete-se jogo após jogo desde que o Lopetegui cá chegou. Alguém me dizia que o treinador já leva para aí 70 ou 80 jogos pelo FC Porto e se houver uma mão-cheia deles em que as exibições foram dignas e satisfatórias é muito. Isto diz tudo.

- Mas o que interessa é que por incrível que pareça, ganhámos. Sim, todos os portistas que conheço, o sentimento que ficou foi que perdemos. Mas não. Como digo há muito, espero que lá cheguemos por inércia do fabuloso plantel, e a inspiração de um dos enormes talentos, desta vez foi Brahimi, pois pelo treinador estamos falados.

- E o pior de tudo é que o treinador é tão mau, que nos damos a criticar violentamente jogadores e o próprio plantel, onde já vemos lacunas graves e a achá-los banais quando são grandes jogadores em que o seu potencial não é "extraído" , mas muito mal orientados, com uma barata tonta que não sabe o que está a fazer. Chega a ser cómico. Como a sua arrogância e análises pós-jogo.

- O árbitro ainda nos tentou ajudar, expulsando-o, mas estas malditas tecnologias ainda permitem que contacte e continue a dar instruções.Pesadelo. Longe de qualquer contacto técnico com a equipa ia fazer um bem à equipa desgraçado. Há quem sugira um retiro à Petit ou Nuno Espírito Santo. Este último até teve a hombridade e falar espanhol na terra que o acolheu, já outra "barata tonta" que se vangloriava de falar Latin nem uma palavra em português. Sim, talvez ninguém do plantel o entendesse se assim o fizesse, mas pelos vistos em espanhol também ninguém o percebe.

- Há os que dizem que o que interessa é ganhar, jogando bem ou mal. Tudo bem. E até dão como exemplo o Sporting do Jorge Jesus que não joga grande coisa, vitórias atrás de vitórias pelas margem mínima, com penaltis inventados e fora de horas, no mesmo jogo contra o Tondela ganhou aos 97 minutos com um penalty(corrijo, foi com um lançamento irregular um metro dentro de campo, mas os casos de penaltys, expulsões, irregularidades são tantos que até se confundem) , que dizem inventado e mesmo assim toda a gente elogia a mediocridade das exibições do Jorge Jesus, achando eu, que isso se deve em muito por ter derrotado o Benfica 3 vezes.  Compreendo que numa equipa como o Sporting, que não está habituada a ganhar e qualquer migalha é motivo de festança isso seja tolerado, mas no FC Porto com o investimento que fez nestas últimas duas épocas, com a qualidade e quantidade do seu plantel exigia-se muito mais. Esta exigência não se coloca por fazer um jogo mau em dez. A questão é que faz-se um jogo bom ou razoável em 10 maus, com exibições confrangedoras.

- Já o José dizia aqui há tempos e eu corroboro, que satisfação dá, chegarmos ao nosso local de trabalho ou grupo de amigos e jornada após jornada o sentimento é de frustração jornada após jornada, mas no fim chegámos em primeiro e ganhámos o título. Isto dá prazer a alguém?  Não vejo o futebol dessa forma. Se tivéssemos a falar num  Paços de Ferreira, num Braga que cometesse esse feito, isso sim, agora uma esmagadora maioria de adeptos do FC Porto( e muitos abriram os olhos bastante tarde), já não pedem Ópera, mas suspiram pelo menos por exibições seguras, quando no fundo, a qualidade do plantel permitiria ou fazia sonhar com alguma Ópera, ainda para mais olhando para o nível dos nossos adversários directos que até noutros campos obscuros do futebol nacional estão a trabalhar melhor do que nós.

- Agora é evidente que a demissão do Lopetegui, como muitos pedem,etc não faz sentido, porque em primeiro lugar, o Pinto da Costa, Antero ou a Doyen, seja lá quem manda no FC Porto não se iam humilhar a esse ponto e depois porque ele(Lopetegui) tem arrogância a mais para reconhecer que a culpa é dele e demitir-se por sua iniciativa e também porque acho que um treinador por norma deve cumprir contrato até ao fim (o que fizeram ao Paulo Fonseca foi vergonhoso ao não permitirem nem uma época inteira, mesmo que ele diga que foi por sua iniciativa, mesmo que diga que tinha o apoio da direcção mas a pressão dos adeptos foi decisiva e no caso do Lopetegui até já seria "menos vergonhoso" pois já tem uma época de estragos) , já para não falar que está em todas as provas e dependendo só de si, daí que alguma contenção seja precisa. 

Na Liga dos Campeões, está tudo em aberto. Pode ter que ganhar ao Chelsea ou não. Se descer à Liga Europa, as probabilidades de fazer uma gracinha até são maiores;

No campeonato, e acreditando numa vitória na quarta-feira, mesmo que por inércia, ainda são só 2 pontos de desvantagem para o primeiro e ainda não os defrontamos;

Na Taça de Portugal, o sorteio vai de vento em popa. Mais uma equipa secundária, enquanto os nossos directos adversários à conquista do troféu vão-se aniquilando: depois de Sporting/Benfica e eliminação deste último candidato, vamos ter Braga/Sporting. Ou seja, só um dos candidatos sobreviverá.

Na Taça da Liga, aspas aspas. Tivemos o melhor grupo de todos. Dentro da normalidade ainda recebemos no Dragão um dos outros candidatos à vitória, provavelmente o Sporting.

No pós-Paulo Fonseca não veio o óasis nessa época, pois aí todos víamos que haviam mais culpados, já nesta era, duvido muito que "outro qualquer" não fizesse melhor com a matéria-prima que tem em mãos, mas agora só por iniciativa Lopeteguiana para ir embora, nunca por iniciativa da direcção. Essa devia ter sido feita há 6 meses.   

- As exibições rascas também não são motivo para que a direcção do FC Porto demitisse alguém, pois se essa fosse uma prioridade e preocupação já o teriam feito no fim da época passada, época que não ganhou nada. Aliás, ganharam. Comissões e mais outras regalias dos milhões da Champions e transferências e os "fretes" e a bajulação da imprensa espanhola e até estrangeira pela contratação de jogadores "marketeiros". No fundo, quando Pinto da Costa, perante o que vê a equipa produzir diz que quer o treinador por muitos anos, é um pequeno insulto para quem gosta de ver bom futebol. Mas no fundo ele e os seus estão a olhar pela vidinha, que pode não ser coincidente com a que nós esperávamos.

- Ironia das ironias, numa jornada em que fizemos uma exibição pífia na sequência de outras, até pode acontecer que acabemos por encurtar distâncias ou aumentar para os concorrentes no fim da mesma jornada. Seria só o constatar da mediocridade do nosso campeonato, e a vergonha que é estar nesta situação.

- Já aqui disse, mais que uma vez, pese todo o desprezo que tenho pelo Lopetegui como treinador, tenho muito maior pela "xungaria".  Espero que o Lopetegui no fim da época passe o testemunho mas não de mãos vazias, com vitórias rascas ou menos rascas, por inércia ou pela sorte dos deuses. Mas não estou seguro de nenhum dos cenários.