quarta-feira, janeiro 07, 2015

IMAGINEM QUE ERA O CRISTIANO RONALDO...:-))


Já agora quantos artigos e capas não daria este tipo de comportamento dos nossos anti-patrioteiros, à MST, com excepção se fosse no Ténis:-) " a nossa Michelle Brito" lembram-se?? (aliás, ele está sempre a atirar-se aos tais patrioteiros, quando no fundo ele é que bajula mais os de fora do que os de cá, a não ser que seja no desporto dos betinhos, e depois acha que os outros é que são muito patrióticos:-))), mas enfim... dizia eu...e se isto se passasse com o Cristiano Ronaldo? Ui...ui..ui...era o ego para trás o ego para a frente...vaidade para cima...vaidade para baixo...o que diga-se não deixa de ser verdade...:-)...mas o outro menino já mereceu artigos atrás de artigos como um coitadinho...um pobre humilde...pois...pois...já o venho denunciando há muito...é como os outros...mas isso não invalida que continua a ser o tipo de jogador que mais aprecio a ver jogar...


De qualquer forma recentemente na revista do JN aos Domingos, a directora Catarina Carvalho colocou este artigo sobre o CR:


Cristiano Ronaldo tem uma figura de cera no museu Madame Tussauds. Tem uma estátua na Madeira. Tem um mu­seu em sua homenagem. Tem duas Bolas de Ouro e pode bem vir a conseguir mais uma este janeiro. Tem prémios e mais prémios, tem recordes pessoais, tem o maior número de fãs no Facebook e um mundo inteiro de gente que o adora fora das redes sociais – da Brandoa a Hangzou. Há muito muito tempo que nenhum por­tuguês chegara tão longe, ou fora tão grande. Essa é que é essa. Só não vê quem não quer ver.

Não vou continuar nas frases feitas e populares porque isso me poderia perigosamente fazer aproximar do comentador des­portivo Rui Santos. No passado fim de semana, naqueles intermi­náveis programas que dissecam a jornada futebolista, ele conven­ceu-me a escrever esta crónica sobre Ronaldo. Estava eu a fazer za­pping quando parei na SIC Notícias porque ouvi falar da estátua que tinha sido inaugurada na Madeira. Rui Santos estava sentado para trás, na cadeira, com um ar distanciado da situação e um sorriso iró­nico. E falava da anatomia da estátua. Que tinha lido nos jornais es­trangeiros. E continuava com ar irónico, afirmando que era naqui­lo que tudo se tinha tornado. Que era disso que os jornais falavam.

A imbecilidade desses jornais diz muito sobre eles, mas fica com eles – com a única desculpa que lhes podemos encontrar, a da inveja. Um comentador português, dos mais respeitados, referir esse facto num programa de televisão, de grande audiên­cia, diz também muito sobre ele, sim. Mas diz sobre nós, os portu­gueses. E é isso que me preocupa. Cheguei à redação na manhã seguinte e li um post no Facebook escrito pelo Luís Pedro Nunes. Ele que tem andando por lugares longe, nos últimos tempos, do Iraque ao Sri Lanka, Bangladesh e Guiné-Bissau, explicava que Ronaldo é «o português mais conhecido e amado de todos os tem­pos». «Não gostar de Ronaldo, “o Português”, uma estrela maior do que este planeta… ia dizer é “tão português” mas acho que é mesmo ser poucochinho.» Que ambas as coisas sejam tantas ve­zes quase equivalentes é assustador.

Se não houvesse mais nada na vida de Cristiano Ronaldo que pudesse inspirar-nos a todos, havia uma, pelo menos: o sorri­so. Desde sempre franco, desde sempre aberto. Não se pode men­tir com um sorriso assim. E quando se tem um sorriso destes não se pode ser menos do que ele. Ronaldo está à altura do seu sorri­so: mostra-o em campo, mostra-o na vida. Mostra-o sempre. E é por isso que é inspirador. Não se pode ser inspiração para nin­guém se não se for autêntico. E é o que ele é. Sempre.

Lembro-me dele, há 14 anos. De Ronaldo e o seu sorriso, nessa altura menos visível, pelo menos fora dos campos, nessa al­tura mais torto. Um aparelho e um trabalho dentário acertaram o sorriso, mantendo toda a sua força e toda a sua ingenuidade. É, como sempre foi, o sorriso de um menino amado. Hoje pelo mundo. Na altura… pelos seus. Todos conhecemos a história fa­miliar de Ronaldo, as dificuldades por que passou, e o que foi pre­ciso em força – sobretudo da sua mãe, Dolores – para o ultrapas­sar. Não foi só a força que a mãe passou para o filho. É sobretudo do seu carinho que hoje se vê a marca em Ronaldo.

Na semana em que publicamos a nossa lista de promessas pa­ra o ano que vem – achei que este era um bom tema. Ronaldo, co­mo inspiração. O melhor para os melhores. Ou, como ele disse no discurso de agradecimento pela estátua «em vida» com que o ho­menagearam na sua Madeira, um reconhecimento por «ter chegado onde chegou» e onde vai «continuar a chegar». Porque o su­cesso é um trabalho. Não um prémio.



Destaco: "Há muito muito tempo que nenhum por­tuguês chegara tão longe, ou fora tão grande. Essa é que é essa. Só não vê quem não quer ver."

" Cheguei à redação na manhã seguinte e li um post no Facebook escrito pelo Luís Pedro Nunes. Ele que tem andando por lugares longe, nos últimos tempos, do Iraque ao Sri Lanka, Bangladesh e Guiné-Bissau, explicava que Ronaldo é «o português mais conhecido e amado de todos os tem­pos». «Não gostar de Ronaldo, “o Português”, uma estrela maior do que este planeta… ia dizer é “tão português” mas acho que é mesmo ser poucochinho.» Que ambas as coisas sejam tantas ve­zes quase equivalentes é assustador."