quinta-feira, outubro 09, 2014

LIGA DOS CAMPEÕES - SORTEIO DOS CABEÇAS-DE-SÉRIE VAI SER ALTERADO

UEFA quer alterar sorteio dos cabeças-de-série da Liga dos Campeões


A UEFA poderá alterar a forma como as equipas serão colocadas no pote 1, na principal competição europeia de clubes, a Liga dos Campeões.

Desta forma, a idea passa por preencher o pote com as equipas com o atual vencedor da competição e os sete campeões da ligas europeias melhor classificadas, alterando o anterior formato, onde as equipas eram colocadas seguindo um coeficente europeu e segundo a sua prestação nas competições europeias.

Segundo o site Goal, a UEFA terá confirmado que esta nova classificação estará a ser considerada, visto que a antiga não tem em conta os feitos realizados nas ligas domésticas.

A ideia será para avançar na próxima época, apenas necessitando do aval da Comissão Executiva da EUFA. De acordo com a tabela atuais de coeficientes, este novo formato iria colocar no primeiro pote os campeões de Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, França e Rússia.

O secretário-geral da UEFA, Ginni Infatino, acredita que este plano vai agradar aos clubes campeões nos seus país, que são colocados em potes mais baixos do que as outras equipas do seu país. «Será ratificado mais tarde pelo comité executivo mas é uma recomendação clara do comité de competições de clubes para que o formato de sorteio se altere já na próxima época», revela Infatino ao Sky Sports.

«Aconteceu em França e em Inglaterra, com as pessoas a terem dificuldade em perceber como é que o clube campeão da liga era classificado num pote mais baixo do que o clube que ficou em terceiro lugar na liga. O futebol tem a ver com vencer, é sobre uma competição que valoriza o mérito desportivo. Penso que seja natural que quem ganha uma competição tenha um tratamento especial como este.


Isto já tinha sido falado há algum tempo e parece que vai ser realidade...ainda não pensei no assunto, mas já há quem tenha feito...