sábado, maio 05, 2012

UMA QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO...


Os responsáveis do U. Leiria voltam a ameaçar desistir da Liga. O que acontecerá se isso suceder? Que implicações terá na tabela classificativa?

Segundo Ricardo Costa, antigo presidente da Comissão disciplinar da Liga, em declarações à TVI, tudo «depende da interpretação que for feita pelo órgãos disciplinares e jurisdicionais»: «Temos duas hipóteses possíveis, na minha opinião: ou se anula tudo e se faz uma tabela classificativa nova, como só houvesse 15 clubes, ou só se podem anular os jogos que ainda não foram homologados.»

Ricardo Costa explica que o regulamento abre a porta a duas possibilidades. Assim, as consequências dependerão da forma como as regras forem interpretadas: «Uma das penas para abandono é a desclassificação da prova. Isso tem como consequência, no regulamento disciplinar da Liga, que o clube não poderá prosseguir na competição, todos os jogos feitos são desconsiderados, nomeadamente para efeitos da sua computação na tabela classificativa, e o clube é colocado em último lugar com zero pontos. No entanto, há uma regra especial no mesmo regulamento disciplinar relativamente à homologação dos resultados e das suas consequências na tabela, após 30 dias da sua realização. Não estou a dizer que essa é a única solução. Estou a dizer que é uma das soluções com que os órgãos disciplinares terão de se confrontar. Se entendermos que não se pode mexer nessa regra de homologação e que essa regra é especial relativamente à consequência de anular tudo, então todos os resultados que estão para trás dos 30 dias teriam de ser conservados e consolidados em definitivo. Só seriam mexidos os jogos que ainda não tinham sido homologados.»

in maisfutebol

Parece que o Leiria vai-se aguentar e não desistir da Liga que poderia provocar alterações na tabela classificativa...ainda bem...pois ao ler o "nosso amigo" Ricardinho lampião da Costa fiquei a saber que os regulamentos dão para tudo...é um questão de interpretação... é por estas e por outras que que eu "adoro" Direito...:-))  Ou seja, tanto pode ser uma coisa como outra , depende da vontade do freguês que vai decidir...assim do género do que o Ricardinho fez quando lá estava...como os regulamentos dão para tudo, neste mundo cão do direito, bastou interpretar à sua maneira para agradar à clientela que o colocou lá...e nesta situação da desistência do U.Leiria , caso se confirmasse, aí teríamos novela...esta gente das leis não sabem fazer regulamentos simples e claros? Parece que não...pois vivem das "interpretações"...haja paciência...